O Marketing é uma das disciplinas mais adaptáveis desenvolvidas pela humanidade. Ele existe desde os tempos antigos e tem como principal objetivo entender o comportamento do consumidor e as demandas do mercado.

Boa parte das pessoas acredita que o Marketing seja algo novo ou que tenha surgido com o advento da internet. No entanto, o Marketing sempre existiu, mas suas adaptações aos contextos históricos fizeram com que cada “nova versão” fosse muito diferente da anterior.

Quer entender a evolução do Marketing ao longo dos anos, ou séculos, para ser mais preciso? Continue lendo e surpreenda-se!

Idade antiga do Marketing

Os antigos comerciantes já praticavam o que chamamos de Inbound Marketing, a arte de chamar atenção dos consumidores para seu negócio, só que de forma muito mais simples que hoje.

Ao invés de usarem técnicas de anúncios e publicações na internet, os marqueteiros da Babilônia ou Grécia faziam uso de cartazes, entalhes e, naturalmente, o poderosíssimo boca a boca, a forma de divulgação mais eficiente de todos os tempos.

Note, porém, que essas técnicas eram centradas no produto, ou seja, a ideia era explicar as características dos produtos e expor mercadorias e serviços, ações que a publicidade engloba.

Período pré-internet

Dos antigos mercadores ao pré-guerra, duas grandes invenções surgiram: a prensa móvel e a comunicação via rádio. 

Elas permitiram uma comunicação massificada nas sociedades humanas, apresentando uma mesma peça publicitária a milhares, quando não milhões, de pessoas ao mesmo tempo.

Isso contribuiu muito para o refinamento de técnicas de Inbound Marketing, contudo as campanhas ainda tinham como foco apresentar produtos e serviços, diferindo muito pouco dos métodos antigos de Marketing que falamos na seção anterior.

Em resumo, houve um avanço na tecnologia, mas pouco (ou nada) de desenvolvimento na metodologia utilizada.

Há outro ponto que devemos mencionar: o Marketing sempre acompanhou os métodos de produção. Até meados de 1960, vivíamos sob o domínio da produção em massa. A partir daí, vimos o surgimento do Toyotismo, cuja característica é vender antes de produzir, na chamada “produção puxada”.

Marketing no mundo digital (1990)

Para a evolução do Marketing, talvez nada foi mais importante do que a tecnologia da informação e sua imensa capacidade de metrificar ações, permitindo calcular, com precisão, o retorno obtido pelo investimento realizado.

Além disso, a forma de produzir também sofreu alterações no mesmo período histórico. Passamos do Toyotismo para a produção enxuta, que tem como característica a busca do “produto perfeito” usando-se de métodos de desenvolvimento de produto em ciclos e análises de mercado.

Ou seja, foi neste momento que o Marketing deixou de ser somente publicidade e tomou a forma como conhecemos hoje, ajudando até mesmo a tomar decisões estratégicas.

O e-mail foi adotado em larga escala e os primeiros spams foram criados. As campanhas de e-mail marketing consistiam, basicamente, em comprar listas de e-mail e enviar ofertas. A eficácia era terrível!

Além disso, um dos profissionais mais importantes do Marketing Digital surgiu: o Redator Web. Essa profissão emergiu porque as empresas notaram que educar o público, além de aumentar a autoridade da marca, também era bom para as vendas.

Hoje, profissionais da área são extremamente valorizados pelas empresas, chegando a receber salários exorbitantes.

Primeiras redes sociais (2000)

As primeiras redes sociais fizeram muito sucesso logo nos primeiros anos de operação. Afinal, trouxemos o tradicional “bisbilhotar a vida do outro” para a internet e aumentamos a escala!

Em meio a tudo isso, as empresas buscaram destaque entre as publicações. Assim, surgiram os primeiros perfis comerciais, muito diferentes do que vemos hoje — mas que entregavam o que pretendiam.

Foi neste período que as primeiras publicações virais vieram à tona, assim como avanços importantes nos mecanismos por trás das redes sociais.

Além disso, os mecanismos de busca começaram a se consolidar neste contexto histórico. Eles vinham sendo desenvolvidos desde 1990, mas foi por volta de 2000 que começaram a parecer com os atuais.

Vale lembrar que foi uma época sem censura na internet. Ou seja, não existiam filtros inteligentes como temos hoje e tudo era automaticamente indexado e liberado ao público.

Devido ao grande sucesso, os mecanismos de busca avançaram muito nesta década, como veremos a seguir.

Mecanismos de busca sofisticados (2010)

É muito fácil para um ser humano entender a diferença entre manga de camisa, manga fruta e o estilo de arte mangá. Afinal, a frase “chupar uma mangá de camisa” não faz sentido nenhum!

Mas os mecanismos de busca sofrem com a falta de informação e contexto. 

Quando pesquisamos “manga” no Google, por que ele retorna a página que retorna? Hoje, os robôs tentam entender sua pesquisa com base no seu histórico e comportamento, além de serem capazes de interpretar conteúdos da internet e relacioná-los com sua demanda.

Como se trata de engenharia, existe uma forma de tornar o conteúdo do site interessante aos mecanismos de busca. Damos o nome de SEO ao conjunto de técnicas e métodos que buscam melhorar o ranqueamento de uma página em mecanismos de busca.

É neste período que o Marketing começa a se tornar uma ciência propriamente dita, pois os mecanismos de busca têm como serviço os anúncios patrocinados. Por outro lado, a distribuição orgânica é mais barata e duradoura que o Tráfego Pago, sendo a favorita das empresas.

Personalização e foco no cliente (2020)

Por fim, temos o último período do Marketing, sendo a personalização e o foco no cliente.

Hoje, ninguém aceita mais conteúdos e soluções genéricas. A personalização, mesmo que mínima, é obrigatória para qualquer empresa — e para todos os ramos de atuação.

Os clientes querem que as empresas entendam seus valores e amenizem suas dores. Temos que falar de um para um com os consumidores, e podemos fazer isso graças às ferramentas de automação de Marketing.

Note, porém, que boa parte dos avanços foram cumulativos. Ou seja, temos o uso do e-mail Marketing (sem spams!) ao passo que usufruímos das redes sociais e dos mecanismos de busca.

O que realmente mudou ao longo dos anos foram as abordagens usadas pelo Marketing, que passaram da publicidade simples para o estudo de mercado e metrificação de resultados.

E a cada ano que passa vemos mais e mais inovações no Marketing.

O que será que o futuro nos reserva?!

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CEO- Meu Redator