Não dá para negligenciar o poder que a produção de conteúdo tem para as marcas. E isso ficou claro com a pesquisa do SemRush realizada em 2021.

Na pesquisa, 1.500 agências de marketing foram entrevistadas, assim como diversas empresas e instituições de todos os tipos. Somando tudo, mais de 17 mil colaboradores relacionados com produção de conteúdo digital participaram da pesquisa.

O relatório foi bastante impactante: 89% dos entrevistados disseram que a busca orgânica é de alto valor para suas marcas; 84% trabalham com marketing de conteúdo; 44% disseram que habilidades em SEO são extremamente valiosas para a marca.

Embora tendemos a pensar que criar conteúdo é algo simples, na verdade é uma tarefa que demanda mão de obra especializada. Neste post, vamos te explicar os principais problemas dos seus conteúdos que você ainda não sabia.

Leia atentamente!

Produção de conteúdo sem objetivo

É comum haver um consenso sobre a quantidade de conteúdo, no famoso estilo “quanto mais, melhor”. Isso leva à produção desenfreada de conteúdo, causando vários problemas para a marca.

Conteúdos com objetivo têm duas características principais:

  • Eles transmitem uma informação valiosa para o leitor do material.
  • Estão dentro de uma estratégia de marketing, de modo a guiar o leitor para a próxima etapa do funil de vendas.

Embora investir na produção de conteúdo sempre aumente o alcance orgânico de sua marca, nem sempre isso é convertido em resultados de interesse, como aumento de vendas.

Conteúdo com plágio

O plágio é um erro grave na hora de criar conteúdo, e às vezes pode passar de forma imperceptível aos olhos de quem o publica.

Em resumo, plágio é qualquer ctrl+c e ctrl+v feito de uma material original para seu conteúdo. E isso é bastante complexo de lidar, dado que citações, por exemplo, requerem copiar do conteúdo original — que nesses casos deve acompanhar um link de referência.

Fora os problemas legais que o plágio envolve, devemos nos atentar a outro empecilho: conteúdos plagiados não agregam mais valor que os materiais originais. Ou seja, seu conteúdo sempre estará atrás do conteúdo original que foi usado para o plagiado.

Falta de estratégia e alinhamento

Estratégias de marketing digital são bastante complexas, costumando envolver diversos canais de comunicação e ferramentas. Assim, você não pode trabalhar com cada canal de comunicação de forma independente, mas sim unir suas forças para atingir os objetivos de sua marca.

Só para exemplificar, você pode utilizar anúncios nas redes sociais para conseguir alguns e-mails. Em seguida e de forma automática, disparar uma estratégia de e-mail marketing, que pode levar o leitor a conhecer o site de sua marca. Lá ele será apresentado a um app e convidado a fazer seu download, sendo este o objetivo principal da campanha.

Apenas encher seu blog ou perfil não é suficiente para ter resultados.

Conteúdo que não dialoga com sua marca

O conteúdo de sua marca precisa estar alinhado ao estilo da mesma. Embora pareça apenas um pequeno detalhe, no fim das contas isso causa um impacto enorme em seus resultados, por causa da consistência.

Se sua marca diz ser “ecofriendly”, ela precisa carregar essa bandeira em tudo o que fizer. Um conteúdo que defenda o desmatamento, mesmo em um contexto coerente com a tese, ainda será visto com péssimos olhos pelos consumidores.

Ler um conteúdo dessa natureza no blog de sua empresa causará estranheza nos leitores, dado que tinham expectativas para com sua marca.

Baixo valor entregue

Produção de conteúdo e valor são palavras que sempre andam juntas. Em suma, valor é a qualidade da informação apresentada ao leitor e a capacidade que ela possui de solucionar um problema.

Imagine um conteúdo intitulado “como trocar um pneu”, mas que fala somente sobre marcas de pneus e não explica como realizar o procedimento de troca. Embora o valor das informações possa ser alto, o conteúdo não soluciona um problema.

Em um caso parecido, podemos pensar em um material de mesmo título, contendo apenas três linhas sobre trocar pneus. Está certo que o procedimento é simples, mas não é tão simples assim. Seriam necessárias pelo menos 200 palavras para realmente ajudar o leitor a trocar um pneu.

Produção de conteúdo sem constância

A constância é outro detalhe extremamente importante na produção de conteúdo. Se você publicou algo no YouTube, deve ter notado que publicar apenas um vídeo por mês simplesmente não traz resultados.

A constância é muito apreciada pelos algoritmos, sejam eles das redes sociais ou dos mecanismos de busca. 

É aqui que vemos o poder da produção de conteúdo terceirizada e especializada, dado que as empresas raramente têm tempo para criar seus próprios materiais.

Material não otimizado para buscadores

Outro ponto importante é o SEO, que nada mais é do que um conjunto de métodos para tornar conteúdos atrativos para os robôs de busca.

O Google, por exemplo, preza pela completeza dos conteúdos, assim como por links de valor e imagens que ajudam na hora de solucionar uma dúvida do usuário. É por isso que os primeiros colocados nas buscas são conteúdos grandes, cheios de infográficos e links externos e internos.

Se o seu conteúdo não estiver otimizado, ele facilmente cairá no esquecimento dos mecanismos de busca.

Estilo que não atende seu público-alvo

Quando pensamos em produção de conteúdo terceirizada, devemos ter em mente que o material tem um objetivo e também deverá parte de uma estratégia. No caso, a estratégia sempre visa um público-alvo, o qual tem particularidades que não devem ser negligenciadas.

Uma dessas particularidades é o estilo do conteúdo.

Se você tem um canal no YouTube que trata de jogos de Xbox, é importante que os elementos visuais sigam o padrão de cores dessa marca. Se seu canal usar as cores da Nintendo, por exemplo, gerará estranheza nos usuários e diminuirá o desempenho de seus vídeos.

Trabalhar com produção de conteúdo requer muitas habilidades e, via de regra, uma equipe treinada para otimizar a entrega de materiais. Nós da Meu Redator trabalhamos apenas com os melhores profissionais do mercado, e zelamos pela qualidade e prazos de entrega.

Quer conhecer nossas soluções? Entre em contato conosco!

Escrito por:

Juliano Franco Duarte