No começo dos anos 2000, os blogs eram escritos despretensiosamente por pessoas que queriam compartilhar um pouco da sua visão de mundo com os seus pares.

Muito associados aos adolescentes, os antigos weblogs eram tidos como espaço de expressão individual em meio a um universo tomado por chats e fóruns de discussão.

A produção de conteúdo era realizada de forma amadora, sem qualquer espécie de planejamento por parte dos autores.

No universo corporativo, a utilização de blogs “oficiais” por empresas demorou um bom tempo, pois a maioria delas não acreditava que aquele fosse um espaço para a atuação profissional de uma marca.

O cenário mudou bastante na última década.

 

A importância dos Blogs para as empresas

Com a introdução das redes sociais e a adesão em massa dos consumidores aos meios virtuais, a presença digital corporativa se tornou imprescindível ao mercado.

Empresas que não aderem aos meios de comunicação digital ou que o fazem de maneira impensada sofrem com as estratégias impostas pela concorrência estruturada.

Trata-se da adesão das marcas ao marketing digital.

O marketing digital é expressão onipresente nas discussões sobre aumento da base de consumidores, alavancagem das vendas e engajamento do público à marca.

Embora algumas empresas ainda se mostram reticentes, já é largamente aceito no universo corporativo que uma das estratégias mais eficientes de marketing digital ocorre através da produção de conteúdo de qualidade.

Essa é a maior utilidade dos blogs: oferecer um meio termo entre uma linguagem mais acessível e o conteúdo institucional relevante para os consumidores.

Porém, tudo deve ser realizado através de uma estratégia eficiente de planejamento de conteúdo!

Já sabe como fazer isso?

Venha com a gente e confira o guia completo do planejamento de conteúdo para blog!

 

O que é o planejamento de conteúdo?

O planejamento de conteúdo para blog inclui uma suíte de ferramentas que te auxiliam a delinear uma estratégia de postagem efetiva para atingir os objetivos da pessoa ou da marca.

Através da estratégia correta, qualquer blog consegue atingir resultados interessantes para a empresa, independentemente do tamanho do negócio.

 

Blogs sem planejamento de conteúdo

Postar conteúdo sem utilizar as estratégias corretas de marketing digital pode, inclusive, ser mais danoso à imagem da empresa do que deixar de postar algo.

É muito comum ver blogs corporativos jogados praticamente inativos, cujas características são quase sempre as mesmas:

  • Postagens que começam a todo vapor, mas vão diminuindo com o passar do tempo
  • Textos que não possuem uma linha temática clara
  • Layout confuso, mal distribuído ou não funcional
  • Ausência da utilização de técnicas de SEO

 

Ao observar que o blog não está gerando os resultados desejados com o público, alguns gestores culpam o meio comunicacional pelo fracasso. Porém, eles não poderiam estar mais longe da verdade.

 

Vantagens do planejamento de conteúdo para blog

O planejamento de conteúdo para blog traz diversas vantagens para a empresa interessada:

  • Postagem de conteúdo de qualidade atrai mais leitores
  • Imagem pública de empresa séria e atualizada com as tendências de mercado
  • Engajamento do público alvo
  • Criação de uma base de leitores interessados na marca
  • Incremento do base de consumidores
  • Aumento dos resultados financeiros
  • Ranqueamento alto no Google através das técnicas de SEO

 

Como pode ser observado, tudo funciona como um ciclo: conteúdo de qualidade gera interesse e atrai novos leitores e consumidores, o que aumenta a relevância do site da empresa e, por consequência natural, o aumento da receita do negócio.

Deu para entender que o planejamento de conteúdo para blog gera resultados concretos, certo? Chegou a hora de entender como fazê-lo!

Como fazer planejamento de conteúdo?

O planejamento de conteúdo para blog deve percorrer alguns tópicos:

 

Definição dos objetivos da marca

Qual é o objetivo da marca ao adotar a estratégia?

Naturalmente, todas as empresas desejam alcançar resultados financeiros através da divulgação de conteúdos online. Porém, existem outras questões para se preocupar ao traçar o plano:

  • Quais os valores da empresa que serão passados ao público?
  • Qual o tipo de conteúdo a ser postado: informativo? técnico? centrado em inovação?
  • Os textos do blog serão integrados e divulgados na redes sociais da empresa?
  • Haverá postagens específicas para as redes sociais?
  • Quais conceitos serão exaltados através das palavras-chave e das técnicas de SEO?

 

Para definir os objetivos da marca, é preciso fazer uma avaliação dos pontos positivos e negativos da empresa.

 

Plataforma a ser utilizada para o Blog

A escolha da plataforma que será utilizada para as publicações é importante, pois está ligada diretamente ao tom que será adotado pela empresa nas mídias digitais.

Existem redes sociais que pedem um tom um pouco mais despojado, enquanto outros meios pedem uma atuação mais sóbria.

Há, ainda, a possibilidade de utilizar o próprio site, programado por um especialista, ou fazer uso de uma das diversas plataformas de edição de conteúdo disponíveis na internet.

Vamos repassar cada uma destas opções na sequência!

 

Facebook, Instagram e Twitter

As maiores redes sociais da internet são o Facebook, o Instagram e o Twitter.

É obrigatória a presença das empresas nestas comunidades! O motivo é simples: elas permitem o feedback direto com do consumidor.

Porém, não é recomendável utilizar as redes sociais como fonte primária de entrega de conteúdo de qualidade.

As postagens de redes sociais seguem regras distintas daquelas para blogs. A atenção do leitor é dispersada por outros conteúdos, propagandas e comentários.

A melhor utilização das redes sociais é para postagens específicas voltadas a cada uma delas, bem como divulgação dos conteúdos do blog.

 

LinkedIn

O LinkedIn é a principal rede social corporativa da atualidade.

Algumas empresas conseguem resultados excelentes através da manutenção de uma conta relevante na plataforma.

Geralmente, o estilo adotado no LinkedIn é mais sério e técnico! Lá, é possível postar artigos diretamente no aplicativo.

Também é interessante manter um perfil ativo no LinkedIn, mas não se recomenda a sua utilização como o local principal de postagem dos textos.

 

Site próprio

A criação de um site próprio é a opção mais interessante para a empresa que deseja obter melhores resultados com as suas postagens por diversos motivos:

  • Layout único e distintivo
  • Utilização da propriedade intelectual da empresa, incluindo as cores, fontes e logos
  • Utilização de backlinks para gerar mais acessos e interesse em outros conteúdos do site
  • Direcionamento do consumidor direto para a vendagem de produtos e serviços
  • Possibilidade de desenvolver o site voltado ao SEO

 

De maneira geral, o site próprio possibilita à empresa ter maior controle sobre tudo o que é postado, o que garante uma maior autonomia na hora do planejamento de conteúdo para blog.

Quem opta por criar um site possui duas opções:

  • Escrever e programar um site do zero ou
  • Utilizar um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo disponíveis online

A criação do site por conta própria é muito custosa e complexa. Geralmente, as empresas que realizam esse tipo de ação são as gigantes do mercado, já que elas possuem o arsenal financeiro para lidar com a ocorrência de problemas, inconsistência de linguagem e bugs.

Por outro lado, a maioria das empresas que deseja obter um bom resultado a um custo baixo optam por plataformas como o WordPress, Wix, Blogger, HostGator, entre diversas outras.

Ao adotar uma destas plataformas, qualquer pessoa com um pouco de conhecimento de utilização da internet consegue montar o site sem a ajuda de especialistas.  A maioria das plataformas oferece opções gratuitas ou pagas.

A interface dos sistemas de gerenciamento de conteúdo é amigável! Você conseguirá:

  • Criar um domínio (“www.seunome.com.br”)
  • Montar a sua página e o seu blog por conta própria
  • Incluir uma loja de produtos e serviços
  • Receber pagamentos online
  • Fazer um site ajustado para SEO

 

Falando em SEO, é bom entrar num dos utensílios mais importantes do planejamento de conteúdo para blog: a estratégia de marketing digital!

 

O blog e o marketing digital

O planejamento de conteúdo para blog depende completamente da estratégia de marketing digital adotada pela empresa.

Para entender melhor sobre esse aspecto vital da postagem de conteúdos, é importante adotar alguns conceitos básicos de marketing digital no planejamento:

Persona

Entenda a persona como uma maneira de segmentação do mercado que você pretende atingir através das postagens.

Basicamente, a persona é uma simulação que representa o público-alvo a ser atingido.

Para que isso seja possível, é fundamental estudar a sua audiência! Algumas ferramentas são capazes de auxiliar neste processo, como o próprio Google Analytics e outros sites que fazem estudos de mercado.

Algumas características que compõem a persona são a idade, o nível de formação, a profissão, o nível de renda, entre outras informações relevantes.

 

Funil de Vendas

O funil de vendas mostra o caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato com a sua empresa até fechar uma compra.

A estratégia de linguagem depende do momento em que o cliente se “localiza” no ato da compra.

 

SEO e as palavras-chave

Qualquer pessoa que está interessada em alavancar o próprio site ou blog através do marketing digital irá ouvir falar muito de SEO!

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização dos mecanismos de buscas é um conjunto de ferramentas destinado a melhorar o posicionamento do blog nos principais sites de busca, com destaque para o Google!

Uma das estratégias mais eficazes de SEO – embora não seja a única – é a investigação e utilização das palavras-chave mais pesquisadas pelos internautas interessados no assunto que você está escrevendo.

O uso adequado das palavras-chave gera mais acessos aos seus textos.

Além disso, através da otimização contínua do site para SEO, incluindo todas as postagens do blog, ele começará a aparecer nos primeiros resultados do Google quando o seu tema for abordado.

O melhor de tudo: não é necessário pagar o Google para isso!

As estratégias SEO fazem com que o robozinho do Google acredite que o seu site é o melhor candidato para responder a dúvida de quem está perguntando.

Aparecer no topo dos sites de pesquisa gera diversas vantagens a sua empresa:

  • Primeiros resultados do Google inspiram confiança e credibilidade
  • Aumento do número de acessos diários
  • Mais interesse das pessoas em conhecer a sua marca
  • Mais consumidores e geração de receita

 

O SEO é uma estratégia de implementação continuada: não há como fazer uma vez e deixar de lado. Isso porque o sistema de indexação de sites do Google está sempre pesquisando a internet atrás de conteúdo que possa ser agregado ao buscador.

 

A importância de postar conteúdo de qualidade

Um bom planejamento de conteúdo para blog passa pela estratégia de SEO e, por consequência, em entender um pouco sobre o algoritmo do Google.

O robô do Google fica o tempo inteiro analisando e indexando páginas ao seu banco de dados. Assim, quando os termos de uma pesquisa coincidem com algo nos seus bancos de dados, ele vai lá e puxa a página para mostrar nos seus resultados de pesquisa.

O Google não só mantém a base de dados como também ranqueia os resultados de acordo com a sua relevância. Para isso, o algoritmo analisa as páginas por completo, incluindo a linguagem, o layout, os títulos e subtítulos dos textos e a qualidade do conteúdo postado.

Sim! Apenas páginas que postam conteúdo de qualidade com frequência conseguem atingir o topo do ranking criado pelo algoritmo.

 

Criação de conteúdo para o seu Blog

Criar conteúdo de qualidade com frequência não é fácil.

Geralmente, as empresas deixam as postagens a cargo de um “sortudo” que fica quebrando a cabeça para criar textos interessantes.

Mas… e se os textos viessem prontos para você postar?

Através do Meu Redator, é possível contratar o serviço de criação de conteúdo para o seu blog! Você receberá diversos textos com temas relevantes ao seu negócio, de acordo com o plano escolhido.

O texto será escrito por um profissional de redação que possua afinidade com o tema. A distribuição de pautas sempre segue o critério da especialidade dos escritores.

O melhor de tudo é que a autoria do texto fica para você!

Os redatores que trabalham para a plataforma não possuem os direitos sobre os textos.

Quem fica com eles é a sua empresa, que pode fazer o que bem entender com o conteúdo: postar nas redes sociais, no blog, no portal, entre outros.

Para saber mais sobre os planos, acesse o site! Se você tem interesse em ler mais artigos sobre produção de conteúdo e marketing digital, dê uma conferida no Blog do Meu Redator!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator