A língua portuguesa possui inúmeras pegadinhas e regras distintas, como é o caso das palavras ‘precursor’ e ‘percursor’.

Então, se você já ficou em dúvida na hora de escrever uma redação freelancer, porque não sabia qual o termo correto usar, saiba que é absolutamente normal. 

Como visto, esses dois termos possuem grafia e pronúncia muito semelhantes, o que acaba gerando confusão na hora de utilizar cada um.

Por isso, se você quer saber o significado de ‘precursor’ e ‘percursor’, bem como quando usar cada palavra, quais termos substituem essas expressões e muitas outras dicas de português, não deixe de ler o conteúdo de hoje!

Significado de cada uma das palavras

Precursor

O termo ‘Precursor’ é uma palavra que tem o intuito de indicar algo ou alguém que foi pioneiro, inovador, isto é, que se destacou perante aos demais. Originária do latim, ‘precursor’ vem de praecursore, isto é, aquele que vai antes de todos.

Tem relação com o preceder algo/alguém, assim como o ato de vir ou estar antes das outras pessoas ou coisas.

Percursor

Quando alguém faz um trajeto, caminho ou percurso, dizemos que ele é um ‘percursor’. Simples assim. 

Logo, esse termo se refere a alguém que está fazendo uma determinada trajetória, percorrendo um caminho e chegando a um destino, como é o caso dos maratonistas.

A formação de ‘percursor’ é uma junção sufixal, já que o termo ‘percurso’ é unido com o sufixo ‘-or’, formando então a palavra ‘percursor’.

Dessa forma, o sufixo ‘-or’ transforma o substantivo ‘percurso’ em uma nova palavra, na verdade, em um novo substantivo, que é ‘percursor’.

Afinal, quando usar ‘precursor’ e ‘percursor’?

Se você reparar bem, a palavra ‘precursor’ já oferece uma dica de como utilizá-la. Isso porque o prefixo ‘pré-’ tem o significado de algo que vem antes, anteriormente, previamente ou primeiro.

É o caso, por exemplo, de pré-histórico, indicando que algo veio antes de um dado período histórico. 

Assim, sempre que uma palavra tiver o prefixo ‘pré-’, isso quer dizer que ela se refere a algo que veio em primeiro lugar.

Agora quanto à ‘percursor’, esse uso é bem mais simples, visto que, além de não haver a presença do prefixo ‘pré-’, a palavra ‘percursor’ sempre vai referir-se a alguém que está numa caminhada, maratona, trajeto ou percurso.

Sinônimos de precursor e percursor

Precursor

Sabendo que a palavra ‘precursor’ se refere a algo que vai à frente e precede um tempo posterior, esse termo tem o mesmo sentido de:

  • O vanguardista previu tudo o que aconteceria na arte daquela cidade. (vanguardista)
  • Carlos José foi pioneiro no seu município, haja vista sua enorme contribuição para a cultura. (pioneiro)
  • Prógono em seu ramo de atuação, Anchieta Martins foi e é um grande incentivador das boas ações para com o próximo. (prógono)
  • Aquele pintor foi dianteiro na sua teoria, afinal, quem poderia pensar daquela maneira? (dianteiro)

Percursor

Uma vez que ‘percursor’ se refere a alguém que faz um percurso, esse termo pode ser facilmente substituído, por exemplo, pela palavra maratonista. Veja só:

  •  O maratonista venceu a corrida, o que surpreendeu a todos os presentes.

Teste seus conhecimentos!

Agora que você já está por dentro das diferenças e usos de cada expressão (‘precursor’ e ‘percursor’), chegou a hora de reforçar o que aprendeu até aqui. 

Que tal fazermos um exercício para testar seus conhecimentos? Aproveite então para responder às questões a seguir e, após o final deste texto, confira as respostas no gabarito.

Nas lacunas a seguir, substitua o espaço em branco por precursor ou percursor.

1) Galileu Galilei foi sem dúvidas, o ________ da astronomia.

2) Júlio foi treinado pelo maior ________ da cidade, especialista em corridas de campo.

3) Antônio foi o ________ de Eduardo na instituição.

4)  O maior _______ de São Paulo, aquele que participou da maratona de inverno, estava sem voz após tantas entrevistas. 

Bônus: saiba como utilizar outras palavras parecidas

Assim como ‘precursor’ e ‘precursor’, veja outros exemplos de palavras parônimas e quando usar cada uma delas!

Discriminar e descriminar

‘Discriminar’ é sinônimo de distinguir, quando separamos algo/alguém por diferenças. Exemplo: “Josué não soube discriminar os ingredientes doces dos salgados”.

Por outro lado, ‘descriminar’ tem a ver com descriminalizar. Exemplo: “Josué foi descriminalizado do assalto. 

Afim e a fim

‘Afim’ junto significa interesse em algo ou alguém. Exemplo: “Maria está afim de Paulo.”

Já ‘a fim’ separado tem o sentido de mostrar a finalidade de algo, podendo ser substituída pela palavra ‘para’. Exemplo: “Eu fui à loja a fim de comprar um calçado”.

Tem e têm

‘Tem’ sem acento se refere a 3ª pessoa do singular, enquanto ‘têm’ com acento é usada na 3ª pessoa do plural. 

Outras pegadinhas do Português: aprenda a falar e escrever corretamente

O Português é conhecido por abranger diversas palavras e expressões que confundem a nossa cabeça na hora da escrita. Por isso, trouxemos algumas dessas expressões. Vamos aprender qual delas é a correta?

1. “Quatorze” ou “catorze”?

Apesar de pouco usada, ‘catorze’ é uma grafia correta, assim como ‘quatorze’.

2. “Menas” ou  “menos”?

A palavra ‘menas’ não existe na língua portuguesa, logo, a expressão ‘menos’ é  sempre a correta.

3. “É uma hora da tarde” ou “São uma hora da tarde”?

Uma vez que o verbo sempre tem que concordar com as horas, neste caso estamos falando de uma hora, ou seja, se trata do singular. Portanto, o correto é “É uma hora da tarde”.

4. “Para eu fazer” ou “Para mim fazer?”

Sendo bem simples ‘mim’ não faz nada, por isso, o certo é sempre empregar o ‘eu’. Assim, fica “Para eu fazer”.

E então, aprendeu quando usar precursor e percursor?

Como vimos, enquanto ‘precursor’ significa algo que vem à frente, ‘percursor’ se relaciona com quem está participando de uma corrida, trajetória, maratona, ou simplesmente, um percurso. 

Assim, esperamos que você tenha aprendido a usar esses dois termos. E agora que você aprendeu a escrever corretamente essas duas palavras, aproveite para continuar ligado no nosso Manual de Ortografia

Não deixe também de se cadastrar no nosso time de redatores, pois quem sabe, logo você estará colocando essas dicas em prática, não é mesmo? Até logo!

GABARITO

1) precursor; 2) percursor ; 3) precursor; 4) percursor.