Você pensou em colocar seu carro “quase novo” para venda e, na hora de publicar o anúncio, ficou em dúvida se o certo seria descrevê-lo como seminovo ou semi-novo.
Ou até mesmo, você que sempre foi “gramatiqueiro” se deparou com um anúncio de carro seminovo e ficou se questionando se a escrita talvez estaria errada.
Pois é, ambos casos acontecem e são dúvidas bem fáceis de serem justificadas: a primeira, porque é difícil mesmo memorizar todas as regras ortográficas; a segunda, dá-se pelo fato de que algumas regras sofreram mudança há alguns anos e, mais do que se imagina, essa mudança ainda causa incertezas.
Quer entender como ficou a atualização do uso do hífen em relação ao prefixo semi?
Acompanhe a leitura, será rápida e esclarecedora!
Origem e significado da palavra
A palavra seminovo é formada pelo processo de justaposição, ou seja, quando duas (ou mais) palavras diferentes são unidas para formar uma nova palavra: semi + novo. A formação recebe este nome “justaposição” pois ao juntar as duas palavras nenhuma delas perde fonema, é o que também acontece na formação das palavras “passatempo” e “beija-flor”.
O termo seminovo é construído a partir da junção do prefixo latino “semi” ao adjetivo “novo”. Prefixos são “pedacinhos” (morfemas) acrescentados antes de uma outra palavra (radical) a fim de formar uma nova palavra ou até mesmo mudar o sentido da palavra já existente. Por exemplo, ao acrescentar o prefixo des ao adjetivo contente forma-se uma nova palavra: descontente.
Esse é o caso da formação da palavra seminovo, o prefixo “semi” tem valor de “quase”, “meio” e “metade”. Sendo assim, seminovo é um adjetivo que significa “quase novo” ou “meio novo” e é muito usado em anúncios de publicidade especialmente na área automobilística.
O que diz a regra?
O Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009, reduziu o uso do hífen a poucas exigências, por isso algumas pessoas estranham quando leem “carros seminovos”.
De acordo com a regra, além de outros casos específicos, o hífen deve ser usado no processo de formação de palavras em que
- o prefixo termina com a mesma letra que inicia a segunda palavra, por exemplo: micro–ondas, anti–inflamatório, inter–racial, super–resistente;
- a segunda palavra começa com a letra h: anti-higiênico, super-herói.
Depois de ver essas regras…
Ficou claro que, desde a última reforma ortográfica, é considerada correta a escrita “seminovo” – junto e sem hífen.
Exemplos:
- Vendem-se carros seminovos.
- Minha irmã comprou uma moto seminova.
- Aquela concessionária trabalha somente com venda de carros seminovos.
Portanto, a escrita semi-novo deve ser evitada, pois não segue as exigências da norma padrão.
Para entender um pouco mais
Ainda sobre as regras do uso do hífen, se a segunda palavra começar com as letras r ou s, deve-se repeti-las e escrever sem o hífen, ou seja, a formação de “semi+racional” deve ser escrita assim: semirracional.
Abaixo você pode conferir uma tabela com diversas palavras formadas pelo prefixo semi, assim, caso uma dúvida apareça, você pode voltar aqui para conferir.
Exemplos com hífen:(iniciais repetidas ou H) | Exemplos sem hífen: | Exemplos sem hífen (dobrando as consoantes “r” ou “s”): |
semi-infantilsemi-integralsemi-internosemi-humanosemi-hospitalar | semiabertura semianalfabeto semiapagado semicírculo semiconsciência semimetal seminovo semioculto | semirracional semirreal semirreta semirrígido semissábio semissintético |
Gostou do texto?
Lembre-se de que uma boa dica para memorizar regras é praticá-las.
Caso tenha outras dúvidas você pode pesquisar e ler outros artigos do Manual de Ortografia da Meu Redator.