33 dicas de mindset para produtores de conteúdo
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Produtivas dicas de mindset fazem grande diferença na vida de qualquer profissional. E com produtores de conteúdo, essa afirmação ganha ainda mais sentido.

A partir de agora, vamos sugerir a você algumas dicas de mindset. Leia-as com a máxima atenção. Elas são simples, mas podem conduzir sua mente de forma impactante quando a inspiração faltar.

Além disso, algumas delas podem estimular em você o senso profissional de melhoria. Independente da fase de sua profissão, o que você vai ler agora pode ser exatamente o que falta para seu conteúdo ser produzido com maestria. Vamos lá?

 

33 dicas de mindset para produtores de conteúdo

 

  1. Ensine

Todo produtor de conteúdo tem algo a ensinar. Assim, se seu cliente ou blog permite, insira seu aprendizado pessoal no seu conteúdo. Poderá fazer isso de duas maneiras:

  • Pessoal, mencionando seu nome e suas vivências.
  • Impessoal, contando seu aprendizado sem ‘dar nomes aos bois’.

 

  1. Construa

O melhor conteúdo é construtivo. Assim, a não ser que o briefing exija, não seja extremamente técnico, obrigando seu leitor a procurar a mesma informação em outro site ou blog.

 

  1. Emocione

Toque o coração de quem vai consumir o que você publicou. Faça isso com o entusiasmo adequado e calibrando a intensidade para atingir as metas do seu conteúdo.

 

  1. Inspire

Muitas vezes, o bom conteudista inspira leitores com sua experiência. Então, transforme situações em lições, contando apenas o que você ou alguém aprendeu de uma determinada situação da vida.

 

  1. Narre

Aprenda como transformar parte do seu conteúdo em uma narrativa empolgante. Não apenas descreva algo ou alguém, mas ‘converse’ usando o teclado.

 

  1. Compartilhe

Não esconda para si o que sabe, passando uma impressão errada de arrogância. Siga o caminho contrário: seja humilde, compartilhando o que sabe na preparação da informação que vai ser publicada.

 

  1. Descreva

Um elemento que aumenta as visualizações de um bom conteúdo envolve descrever como fazer isso ou como consertar aquilo. O Google às vezes recompensa conteúdos desta natureza com a chamada “posição zero”. Que tal tentar descrever mais, com números, os passos para efetivar certas decisões?

 

  1. Observe

Antes de preparar um bom conteúdo, tire tempo para analisar o que posts bem ranqueados já publicaram sobre o assunto. Entenda a sequência do post e aprenda porque ele foi tão bem sucedido.

 

  1. Facilite

Não pense que um conteúdo de sucesso precisa usar linguagem complicada. Na realidade, a grande sacada dos bons conteudistas é ‘converter montes em pedras’, ou seja, numa linguagem mais simples, facilite o entendimento de conceitos complexos.

 

  1. Relaxe

Agora a ideia é parar de escrever. Depois de conhecer seu período de criatividade, pause em intervalos regulares para ‘oxigenar’ suas ideias. Uma breve caminhada, tomar um suco ou ouvir uma música (apenas uma! rsrs) pode estimular a sua criatividade. Relaxe e, assim, produza ainda melhor!

 

  1. Comemore

O que fazer quando um post obtém mais sucesso do que o esperado? Depende de como você gosta de comemorar. Programar uma janta com os amigos, sair para assistir um novo filme ou apenas comprar algo que precisa pode servir para comemorar o bom momento!

 

  1. Aprimore

A sabedoria popular diz: “Conselhos são como dinheiro. Guarde-os. Se não precisa deles hoje, um dia eles serão necessários!” Quem aprimora seu modo de produzir conteúdo sempre terá novos clientes e encontrará novas oportunidades profissionais.

 

  1. Memorize

Tire tempo para usar as técnicas de memorização que mais funcionam no seu caso. Lembrar de dicas específicas no momento certo podem salvar o seu conteúdo, ainda mais se estiver com pressa.

 

  1. Solidarize-se

Uma das dicas de mindset que mais funcionam na produção de conteúdo envolve a solidariedade. Se você mostrar empatia, sentindo a dor de quem consome seu conteúdo, é mais fácil atrair novos leitores.

 

  1. Controle-se

Cuidado para não expressar sempre o que você acha ou pensa. Alguns conteúdos não se prestam a opinião pessoal. Na realidade, a maioria deles envolve expressar opiniões alheias, como no caso do copywriting.

 

  1. Selecione

Nunca é demais lembrar: nem toda informação representa a realidade. Cuidado na hora da pesquisa. Selecione o que lê. Só assim sua produção de conteúdo terá mais autoridade.

 

  1. Pergunte

Existem vários motivos para que você insira perguntas dentro dos seus conteúdos. Veja alguns deles:

  • Perguntas induzem a reflexão
  • Perguntas motivam
  • Perguntas consolam
  • Perguntas vendem
  • Perguntas estimulam a memorização

 

  1. Confie

Um conteudista de sucesso mostra confiança no leitor. Portanto, mostre em suas palavras que você ou a instituição que seu conteúdo representa realmente respeita o ponto de vista dos leitores.

 

  1. Motive

Se seu texto foi preparado para motivar, acrescente a ele coisas como:

  • Perguntas de reflexão
  • Afirmações de especialistas
  • Benefícios emocionais
  • Benefícios pessoais
  • A possibilidade de risco em não seguir o que é proposto

 

  1. Impulsione

Impulsionar o público pode estar entre os elementos de algumas estratégias de conteúdo. Se for o caso, faça isso com equilíbrio, moderação e bom senso.

 

  1. Programe-se

O bom redator precisa pensar em maneiras práticas de programar a sua produção de conteúdo. Como fazer isso? Dependendo do seu perfil profissional, escolha aplicativos e programas para isso. Alguns profissionais, no entanto, ainda usam quadros frontais à mesa para anotar o que precisa ser feito.

Qual o melhor? Aquele que funciona pra você!! Qualquer estratégia que te ajude a se organizar melhor e a tornar seu trabalho mais produtivo é válida.

Atrasos são anti-criatividade! Elimine o elemento procrastinador do seu perfil profissional o quanto antes!

 

  1. Empreenda

Sim, alguns conteúdos envolvem empreender. Por exemplo, se seu texto é de um empreendedor individual ou de uma nova empresa, a maneira como se escreve faz diferença no sucesso do negócio.

Portanto, se tiver que vender, venda!

 

  1. Invista

É sempre bom realizar cursos e efetivar certificações para qualificar ainda mais seu trabalho. Abra a mente e entenda que o mercado de conteúdo evolui. Evolua também! Constantemente!

 

  1. Equilibre

Seu conteúdo é um reflexo de sua rotina. Portanto, esforce-se em ser uma pessoa equilibrada no seu dia a dia. Aprimore seus relacionamentos pessoais. Isso pode fazer grande diferença na qualidade do conteúdo que você produz!

 

  1. Dedique-se

“Preguiça e sucesso profissional moram em planetas diferentes.” Abandone o quanto antes a ideia de deixar as coisas para amanhã. Seja equilibrado em programar a sua rotina e ao mesmo tempo responsável por fazê-la acontecer!

 

  1. Acredite

Cuidado com a baixa autoestima. Se você está lendo um texto com tantas dicas de mindset para produtores de conteúdo, é porque você sente que precisa de melhorias constantes. E isso é muito bom! Acredite na melhora e no crescimento contínuos. Isso só te ajudará. Mas não se cobre demais a ponto de se ver como o pior conteudista da Terra!

 

  1. Acelere

Se seus clientes pedirem mais agilidade, é bem provável que eles vejam algo que você não veja: a necessidade de acelerar sua produção.

Nesse ponto vai uma palavra de cautela: avalie o feedback, pois alguns clientes são bem impacientes. Se for o caso, peça ajuda aos seus amigos, ou converse francamente com quem contratou o conteúdo, explicando seus prazos. Tente deixar claro que mais importante que a rapidez com que se posta é a qualidade do post.

 

  1. Planeje

A primeira ‘canetada’ de um post deve ser para organizar o planejamento. Elenque o que vai dizer no início, meio e fim do post, para não ‘travar’ em determinados momentos, e também para poder calcular quanto tempo será necessário para produzi-lo.

Planejar seus textos é um dos melhores hábitos profissionais que você pode adquirir. Vai por mim!

 

  1. Aproveite

Aproveite sua produção de conteúdo ao máximo possível. A pesquisa para produção do post é um momento super importante, durante o qual você certamente aprende algo novo. Aproveite isso para fazer com que cada um de seus posts contenha algo novo, diferente de tudo o que você já produziu.

Acima de tudo, aproveite o que produz para aprender mais!

 

  1. Curta

Alguns conteúdos exigem assistir vídeos para produzir melhor. Se este for o caso, coloque o fone de ouvido, pegue sua xícara de café e curta o que vai assistir. Ria das cenas engraçadas, fique absorto no que vê, curta o momento! Depois, de volta ao trabalho!

 

  1. Aconselhe-se

Procure sempre o conselho de conteudistas mais experientes. às vezes, aquele problema que te faz sofrer já foi solucionado por alguém. Não custa perguntar, não é mesmo?

 

  1. Reinicie-se

Às vezes sua profissão poderá cansá-lo. O que fazer se isso acontecer? Reinicie-se profissionalmente reciclando hábitos, buscando novos jobs ou certificações de outras áreas.

Todo mundo precisa se renovar de vez em quando!

 

  1. Vença!

Se torne um produtor de conteúdo vencedor. Encare as críticas com equilíbrio, melhore seus hábitos de trabalho e continue dando o seu melhor. Isso é vencer!

À medida em que aplicar algumas de nossas dicas de mindset para produtores de conteúdo, você vai perceber melhorias consideráveis no seu dia a dia.

Entre em contato conosco e exponha suas maiores carências na produção de conteúdo. Será um prazer ajudar você a estruturar um plano de conteúdo que resolverá suas demandas mais urgentes!