5 técnicas de redação que você precisa conhecer para produzir conteúdo para internet
5 (100%) 3 votos

Textos para internet devem prender o leitor desde a sua primeira frase, do contrário, ele abandonará a leitura do artigo e sairá da sua página antes do que deveria. Essa saída pode ser entendida pelas ferramentas de análise, por exemplo o Google Analytics, como uma rejeição. O conteúdo do seu site deve ser ajustado para evitar que isso aconteça. Fazer com que o usuário permaneça na página e até mesmo interaja com outros conteúdos.

Não é tão simples incentivar o leitor a seguir para os próximos parágrafos e ler o texto até o final. Para ajudar você nessa tarefa, nosso artigo de hoje traz algumas técnicas de redação para você produzir conteúdo para internet.

1- Introdução chamativa

A introdução deve dizer a que veio seu artigo, sem entregar todo o conteúdo, de forma que o leitor se surpreenda e permaneça concentrado no seu texto.

É importante que você diga que a leitura pode trazer benefícios práticos, ou deixe o leitor intrigado inserindo alguma pergunta no texto. Você também pode criar controvérsias para instigá-lo a continuar lendo. Palavras fortes como “erros”, “pare”, “descubra” podem ser usadas.

2 – Linguagem de acordo com o público

Com a definição da persona antes de iniciar a produção de conteúdo para web, fica mais fácil escolher as palavras e expressões adequadas ao seu público e a maneira de abordar um assunto. Dessa forma, você saberá se o tom deve ser mais formal ou mais descontraído, se poderá usar palavras mais simples ou expressões mais técnicas.

Mesmo sendo específica para um público, a linguagem precisa ser dinâmica e humanizada. Na dúvida quanto à linguagem, tente perceber a reação dos clientes em relação ao texto, pois te ajudará a administrar o conteúdo.

3 – Objetividade e concisão

Frases muito longas dispersam o leitor. Se houver muitos apostos, por exemplo, a leitura pode se tornar confusa e o leitor irá abandonar o texto por não entender a informação. Edite as frases que tiverem mais de três linhas, corte palavras desnecessárias, como advérbios, adjetivos. Evite clichês, que podem empobrecer o texto.

Da mesma forma que frases longas, parágrafos muito grandes prejudicam a leitura e a escaneabilidade. Espaços vazios entre os blocos de texto são mais convidativos ao olhar do leitor.

4 – Coerência entre título e conteúdo

Um passo muito importante para produzir conteúdo para internet é manter no texto a promessa que você escreveu no título. Releia e revise o texto. Mude os intertítulos se necessário.

Outro fator a que você precisa se atentar é: não prometa milagres no título. Nem que você irá resolver todos os problemas de seu leitor, pois isso pode tirar sua credibilidade caso o objetivo não seja atingido.

5- Informações novas

Cuidado com repetições de ideias ao longo do texto, tente agrupar assuntos semelhantes para que o texto não fique monótono e não entedie seu leitor. Neste caso você pode usar intertítulos. Outra dica é fazer listas numeradas, que vão entregar o conteúdo do seu texto aos poucos e incentivar o leitor a ir até o fim.

Produzir conteúdo para internet exige também o conhecimento de técnicas de SEO. Você deve aliar às dicas de redação, como uso de link building, intertítulos e palavras-chave.  Para isso você deve sempre se atualizar quanto às ferramentas do Marketing de Conteúdo. Assine nossa newsletter e receba novas dicas para se tornar um freelancer de sucesso!