“Acima”, “abaixo”, “a cima”, “a baixo”: qual é o correto usar?
Algumas palavras com significados diferentes e até mesmo escritas com letras diferentes apresentam sons idênticos que, em determinados contextos, trazem ludicidade aos textos. Como exemplo, pode-se citar um poema que circula nas redes sociais “Às vezes eu versifico para ver se fico menos só”. Veja que nesse verso, o autor usa a sonoridade de uma palavra (versifico) para brincar com outras três (ver se fico).
No entanto, em contextos em que a intenção não é fazer jogo de palavras, a pronúncia semelhante nos causa confusão na hora de acertar a ortografia de alguns termos. Esse é o caso das palavras “acima”, “abaixo”, “a cima”, “a baixo”. A saber, todas elas existem em nossa língua, entretanto, cada uma delas apresenta um significado e contexto diferente, por isso é preciso cuidado na hora de escrevê-las.
Quer entender como funciona o uso dessas palavras? Continue lendo este artigo que certamente não restarão mais dúvidas para você!
Significado dos termos “acima”, “abaixo”, “a cima”, “a baixo”
De acordo com a gramática, os termos significam:
acima: é um advérbio de lugar que significa “em direção a lugar ou parte superior, ascensionalmente; em movimento ascendente, para cima; em lugar mais alto, mais elevado”.
abaixo: também é um advérbio de lugar que significa “em local menos elevado; embaixo; em posição inferior”.
a cima: é uma expressão, que também indica lugar, formada pela junção da preposição “a” com o substantivo “cima”, o que indica está “no alto” ou “no topo”, uma vez que o substantivo “cima” possui esse significado também: superior, alto, cume.
a baixo: o mesmo acontece com a formação dessa expressão, há a junção da preposição “a” com o adjetivo “baixo” cujo significado é “de pequena estatura” ou “de pequena extensão vertical”, sendo assim, a expressão “a baixo” possui o mesmo valor que “de baixo” e “para baixo”.
Como se aplicam esses conceitos à prática?
Conforme visto no tópico anterior, a palavra “acima” é o antônimo (sentido oposto) da palavra “abaixo”.
Já a palavra “a cima” – que possui o mesmo sentido de “de cima”, “para cima”, “em cima” – é o antônimo da palavra “a baixo”.
A forma mais prática de não se confundir quando precisar escrever essas palavras seria fazer o exercício de “troca mental” do termo para confirmar a ortografia adequada, lembrando que quando o termo for separado significa que há uma preposição, ou seja, na troca podemos colocar outras preposições (em, para, de) Assim:
Demorei duas horas para subir o morro de baixo acima/a cima.
Mentalmente faço a troca por Demorei duas horas para subir o morro de baixo para cima”, como na troca a frase continua tendo o mesmo sentido, a escrita separada é a correta.
Porém, veja este exemplo:
Os carros desceram ladeira abaixo/ a baixo.
Agora, se eu tento fazer a troca nessa frase: Os carros desceram ladeira para baixo, o sentido fica comprometido, isto é, a expressão não deve ser escrita separada e sim junta.
Faça o teste para ver se compreendeu:
- O elevador disparou do térreo __________________.
- A cidade fica _______________ do nível do mar.
- Este filme ficou _______________ de minha expectativa.
- Com sua bicicleta, desceu a rampa de cima ______________.
Gabarito: a cima; acima, abaixo, a baixo