As melhores dicas para fazer textos incríveis na web
5 (100%) 5 votos

Trabalhar com conteúdo para a web não está relacionado apenas ao gosto pela escrita. Na verdade, é preciso ter técnica e desenvolver habilidades específicas para a área. Claro que gostar de escrever ajuda, e muito, mas produzir textos com qualidade, sem cometer erros, com a linguagem adequada, abordando temas assertivos e que despertem interesse no público exige muita atenção e dedicação. 

Como produtor de conteúdo web, você deve saber escrever e construir seus textos de acordo com os seus clientes e personas, garantindo que as informações contidas nele sejam corretas e coerentes. Também é importante que você escreva de modo a tornar o seu trabalho visível na rede, e melhor ainda, que haja interesse e participação do público, tão ativo na internet nos dias de hoje.

Saber escrever e ter segurança ao produzir para web são características essenciais para o profissional da área, seja produzindo artigos, e-books ou conteúdo para blogs. Mas quais detalhes devem ser levados em consideração para alavancar a carreira? Confira as dicas que preparamos para você e descubra como fazer textos ainda mais incríveis!

1ª Dica: Conheça o seu cliente.

Antes de mais nada, você precisa saber para quem está escrevendo. Pesquise sobre o seu cliente: quem ele é? O que ele gosta? Pelo que se interessa? Saiba tudo o que puder sobre ele. Esses conhecimentos definirão a linguagem, o tom e o vocabulário que será utilizado e também será definitivo para garantir que seu texto atinja os objetivos e resultados esperados. Lembre-se de que, muitas vezes, o conteúdo produzido será o resultado da solução de uma situação problema ou necessidade de seu cliente, por isso conhecê-lo bem fará com que sua produção seja mais pontual e objetiva.

 

2ª Dica: Defina o tema que será abordado e pesquise sobre ele.

Independente da situação problema proposta pelo seu cliente, defina o tema central e trabalhe em cima dele. Conheça bem sobre o assunto e pesquise o máximo que você puder sobre ele. Busque fontes confiáveis e informações atuais, certificando-se da legitimidade e confiabilidade delas. Defina, também, subtemas, que poderão lhe ajudar na construção e estruturação de seu texto no decorrer do processo de produção.

 

3ª Dica: Pesquise palavras-chave

Para garantir que o seu texto alcance resultados e tenha um bom rankeamento nos mecanismos de busca, é preciso que você utilize palavras-chave. De nada adianta produzir um bom conteúdo se ele não puder ser encontrado. Por isso, é essencial saber quais palavras trarão maior fluxo de visualizações para o seu conteúdo. Fazer uma pesquisa aprofundada, definir suas palavras-chave e otimizá-las para SEO irá garantir o fluxo e visibilidade de seu conteúdo e, consequentemente, de seu cliente.

 

4ª Dica: Estruture seu texto

Antes de começar a escrever, e depois de realizar todas as pesquisas citadas acima, você precisa criar o esboço do seu texto para estruturá-lo e entender como será a disposição do conteúdo. Defina os tópicos que serão abordados e crie seções e subtítulos para serem trabalhados no texto. Faça uma lista com mais opções de títulos, escreva todos os assuntos que serão abordados e coloque-os em ordem de desenvolvimento ou relevância em seu texto. Essa etapa serve exatamente para isso: a criação do esqueleto, da estrutura do seu material. Dedique tempo e atenção a esse momento.

 

5ª Dica: Fique atento a linguagem e clareza

Nesta etapa você já começa a produzir o texto em si, por isso é importante se manter atento à linguagem que será utilizada. É neste momento, também, que você deve verificar se as informações contidas no esqueleto são de fácil compreensão e assimilação pelo público. Preste atenção em erros de português e construções gramaticais inadequadas, afinal, você está escrevendo em nome de seu cliente. Lembre-se que o objetivo final e principal do conteúdo produzido é garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas.

 

6ª Dica: Utilize estratégias que prendam a atenção do leitor

Para prender a atenção do leitor ao conteúdo produzido, você precisa se certificar de que tomou algumas precauções na hora de escrever. Evite parágrafos longos e frases com pontuação inadequada. Muitos leitores perdem o interesse na leitura quando se deparam com blocos imensos de texto, sabia? É importante que seu texto seja escaneável pelo leitor, permitindo que ele capture os assuntos e tema principal com mais facilidade. Utilize tópicos ao longo de texto, crie subtítulos e dê destaque a eles com tamanhos de fonte diferentes. Faça listas, coloque imagens e gráficos, crie uma estrutura interessante para que o leitor se interesse pelo conteúdo e permaneça na página.

 

7ª Dica: Estimule o compartilhamento e gere tráfego

Para ter maior número de visualizações e melhorar os índices de rankeamento nos mecanismos de busca, faça com que seu leitor compartilhe seu conteúdo e navegue em sua página. Insira links internos e externos, fazendo com que o leitor navegue por outros conteúdos e permaneça mais tempo na página. Crie links de compartilhamento que sejam acessíveis nas redes sociais de maior visualização pelo público. Pergunte a opinião de seu leitor e interaja com ele respondendo aos comentários, sugestões e críticas. Desperte o interesse do leitor pelo conteúdo, mostrando a relevância e a importância da participação dele em sua página e/ou site.

 

8ª Dica: Faça a revisão do conteúdo

Nossa última, e talvez mais importante dica, é que você dedique tempo à revisão do conteúdo antes de enviá-lo ou publicá-lo em sua página. Esta é a hora de acertar os detalhes de sua produção e conferir se o texto está pronto para os leitores. Confira a grafia das palavras, pontuação, gramática, linguagem e a clareza do texto. Peça para alguém revisar para você ou faça você mesmo, após um período de descanso. Dedique atenção e tempo a essa etapa e não se preocupe se for necessário realizar mais de uma revisão no mesmo texto. Lembre-se de anotar e fazer as alterações assim que elas forem identificadas. Essa dica vale para qualquer tipo de produção de conteúdo, e ajudará muito a melhorar a qualidade de seus textos.

 

Pronto para deixar os seus textos incríveis? Coloque as nossas dicas em prática e conte para a gente os resultados!