Como aumentar as visitas de um site? Aplique as técnicas de SEO!
4 (80%) 5 votos

Os motores de busca são, sem sombras de dúvidas, o ponto chave para quem quer encontrar algo na web. Afinal, é por meio dos motores, como o Google, que você consegue realizar pesquisas, certo?

Sim, até porque os motores de busca contam com mais de 40 mil buscas por segundo.

Mas como ser destaque nas buscas? Como fazer para aumentar o tráfego do seu site? O que te torna relevante aos olhos dos motores de busca?

Você já sabe a resposta, é o SEO! Então, se você quer aumentar as visitas do seu site com técnicas de SEO, é importante continuar lendo o conteúdo e entender, de uma vez por todas, como o seu site pode ter a autoridade e visibilidade que você sempre sonhou.

Mas, afinal, o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization), ou melhor “Otimização para motores de busca”, é, como o próprio nome sugere, um conjunto de técnicas que possui como único objetivo aumentar o ranking do seu site/blog/página nos motores de busca, fazendo com que você ocupe as melhores posições na primeira página do Google, por exemplo.

Trabalhar o SEO é utilizar várias técnicas no seu site para que o Google ou outros motores de busca entenda que você é realmente relevante para determinada palavra-chave.

O que significa que, se você possui um site que vende bicicletas amarelas e trabalha o SEO, quando alguém interessado em bicicletas amarelas pesquisar sobre isso, você estará bem posicionado nos motores de busca, fazendo com que a possibilidade de venda seja maior.

Com o SEO você consegue aumentar o volume do tráfego orgânico, garantindo muito mais visibilidade para o seu site, mas, claro, como você deve imaginar, não é tão simples assim ocupar as melhores posições das pesquisas…

SEO é realmente importante?

A palavra de ordem, hoje em dia, é informação. Ou seja, existe uma enorme quantidade de conteúdo espalhado para web… Páginas, então? Nem se fale.

A internet, na grande realidade, é um emaranhado de conteúdos, então, tudo que você comenta nas redes sociais, publica em blogs e sites, são conteúdos sendo gerados.

E isso nos faz pensar: “Se a internet é composta, basicamente, por conteúdos, como fazer para o meu site estar em destaque?”.

Bom, essa é a pergunta de um milhão de reais! E a resposta é simples: o segredo é a relevância.

Usando o exemplo anterior, se você vende bicicletas amareladas e pessoas compram (ou, ao menos, se interessam), isso significa que o assunto é relevante para um determinado grupo de pessoas. Então, para que o seu site tenha destaque, é só você garantir que esse grupo encontre seu site.

E como essas pessoas podem tentar achar o seu site? Simples, no Google ou em qualquer outro motor de busca. Ele é como se fosse um intermediador, entre o seu site e o grupo interessado.

O SEO entra na história exatamente neste momento. Se o Google é o intermediador e existem diversos conteúdos do mesmo nicho que o seu planando pela web, você precisa contar com o SEO para que você receba a demanda no seu site, sem que precise pagar por anúncios.

Otimizar o seu site de forma que ele fique amigável para os motores de busca é fundamental, porque além de obter uma relevância maior, você consegue ocupar os primeiros resultados do Google para determinada palavra-chave que, no nosso caso, é “bicicletas amarelas”.

Mas, por qual motivo é importante ocupar os primeiros resultados da pesquisa?

Bom, porque 90% das pessoas que pesquisam por algo no Google clicam apenas nos primeiros resultados que ele apresenta. Na verdade, para ser ainda mais específico, veja abaixo como, de acordo com o número das posições, a taxa média de clique diminui:

  • 1º posição recebe 30% dos cliques;

  • 2º posição recebe 15% dos cliques;

  • 3º posição recebe 10% dos cliques;

  • 4º posição recebe 6% dos cliques;

  • 5º posição recebe 4% dos cliques.

Consegue enxergar agora o quanto é fundamental utilizar SEO para ter mais destaque nos motores de busca? A diferença entre a primeira e a quinta posição é cerca de 35 mil visitas, considerando uma palavra-chave com 100 mil buscas mensais.

Para utilizar o SEO, é fundamental entendê-lo

As técnicas de Otimização para motores de busca são dividas em dois grupos: on-page e off-page.

SEO On-Page

No caso do SEO on-page você aplica um conjunto de técnicas no seu próprio site, nos conteúdos, no tempo de carregamento, efetuando melhorias no código, entre outros. Essa prática é fundamental para que os motores de busca entendam que o seu conteúdo é a “resposta” para as palavras-chave buscada por usuários.

Para trabalhar o on-page, você precisa ter qualidade nos seus conteúdos, já que o Google, por exemplo, busca identificar conteúdos de alta qualidade para indicar para os seus usuários.

Além disso, também é importante trabalhar o tamanho do conteúdo, e para isso, é fundamental que você entenda a sua persona e quais são as preferências dela. Título interno, SEO title, Urls amigáveis, palavras-chaves e imagens são trabalhadas no On-page.

SEO Off-Page

Agora, no SEO off-page, você utiliza técnicas fora da sua página, como, por exemplo, com links de outros sites sendo direcionados para o seu site.

É como se fosse uma indicação, sabe? O Google valoriza bastante esse aspecto, pois isso significa que o seu site possui autoridade.

SEO Off page

Os principais fatores para um bom rankeamento do SEO Off-page são: Link building, sua localidade, engajamento de usuários com o conteúdo do seu site e até mesmo o tempo do seu domínio (quanto mais antigo, mais autoridade).

Conclusão: E então, como fazer SEO em 2018?

O SEO é o tipo de aprendizado que nunca vai terminar, até porque os motores de busca sempre estão sendo atualizados, fazendo com que o importante de hoje seja completamente irrelevante amanhã, e vice-versa.

Como os motores de busca dificilmente divulgam o que o site deve fazer para ter mais destaque e ocupar as primeiras posições, o SEO precisa ir sendo testado para que você entenda o que funciona melhor para o seu negócio.

Como eu disse, o aprendizado nunca vai acabar, então, busque dicas iniciantes e avançadas de SEO para implementar no seu site.

No Meu Redator, por exemplo, além de possuir vários conteúdos sobre o assunto, contamos com uma equipe qualificada com profundo conhecimento em SEO para o aumento de tráfego qualificado no seu site. Vale super a pena conferir os planos e escolher o que mais combinar com o seu objetivo!