Como incentivar um visitante a ler o seu post até o final?
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Fazer com que seu leitor chegue até o final do post é uma verdadeira vitória! Os melhores redatores do mundo guardam ‘na manga’ dicas preciosas que fazem diferença durante sua produção de conteúdo.

Hoje, viemos revelar alguns desses segredos a você. Os conselhos que daremos a seguir foram colhidos com base nos conceitos de redação mais ‘magnéticos’ que existem no marketing de conteúdo.

Prepare-se para entender melhor como incentivar um visitante a ler o seu post até o final.

1 – Recompense o leitor desde o início!

Isso mesmo! Faça com que ele mesmo sinta que valeu a pena chegar até ali. Diga o que provavelmente ele não sabia e mostre a diferença em sua vida por descobrir algo novo em seu texto.

2 – Combine pensamentos punitivos com soluções práticas

Estudos comprovam que a maioria das pessoas usa a internet para solucionar problemas pessoais, dores familiares ou dificuldades profissionais. Outras ‘agonias da vida’ são o motivo de muitos estarem lendo o seu post.

Quando escrever, monte situações de forma que suas personas sintam-se compreendidas. Mencione de forma direta possíveis problemas pelos quais elas passam e como seu texto entrega a solução.

3 – Deixe o melhor para o final

Técnicas como a do ‘funil invertido’ são muito boas. Mas em geral, muitas pessoas ficam curiosas para ler uma informação até o fim. Porque?

A mente humana é fortemente influenciada pelo gatilho da curiosidade. Assim, mesmo que você já explique sobre o que seu texto tratará, não deixe de lado a isca final.

Mostre ao leitor que grandes entregas de soluções ainda estão por vir, e faça reafirmações disso no decorrer do seu texto.

4 – Faça bom uso de perguntas para reflexão

A comunicação é uma arte e precisa ser dominada da maneira correta. Como se pode mostrar para o seu leitor que algo novo está por trás do seu texto?

Replicando o que acabamos de fazer: levante perguntas! Deixe seu leitor curioso. Subentenda em vez de entregar tudo de uma vez só.

A melhor forma de fazer isso é por levantar perguntas de retórica, de ponto de vista, de ênfase e de direcionamento introspectivo.

5 – Cuidado com o visual do texto!

Visual parece ter mais a ver com design do que com textos propriamente ditos, não é mesmo? Não. O visual do texto que você publica, ou seja, sua escaneabilidade, podem atrair ou afugentar seu leitor.

Como ter certeza de que a escaneabilidade do meu conteúdo está apurada? Observe os seguintes pontos:

O tamanho dos parágrafos os torna cansativos só de olhar?
Existem listas no conteúdo? Quantas?
Eu enumero os pontos-chave ou apenas ‘jogo’ a informação de forma desordenada?
Há bullet-points e palavras em negrito e itálico no meu conteúdo? Ou está tudo parecendo mais do mesmo?
Os subtítulos têm uma lógica coerente ou são apenas “quebradores de texto”?

Percebeu quantos pontos importantes você deve levar em conta ao escrever para a web? Aplique pelo menos 2 ou 3 deles da próxima vez que planejar e escrever seu conteúdo. Os resultados são impressionantes!

6 – Intervalos induzem à descontração

Quando alguém está lendo seus posts, pense: a sensação dessa pessoa é de que a informação escrita nunca acabará ou de que ela terá uma pausa revigorante?

Isso é essencial. A ideia de variar o formato de seus conteúdos pode torná-los extremamente prazerosos de serem consumidos.

Podemos comparar isso ao espetáculo gastronômico que os alimentos se tornam na mão de experts na cozinha. O fato de prepararem com cuidado o que vão oferecer para consumo torna-os desejados em qualquer mesa!

Faça o mesmo! Em vez de jogar toda a informação no formato escrito, faça quebras regulares com vídeos, infográficos, e-books etc.

Isso sim é o que se pode chamar de consumo de conteúdo. Que tempero hein?

E aí? Gostou das nossas 6 dicas para incentivar seus leitores a chegar até o final dos seus posts? Deixe seu comentário aqui embaixo. Vamos responder às suas dúvidas o mais rápido possível!