Uma intensa revolução nos formatos de atendimento que as empresas estão dando a seus clientes envolve o uso de chatbots. O conceito, apesar de simples, produz incríveis resultados.
Gostaria de entender melhor o que são chatbots, os benefícios por trás de seu uso e como podemos produzir mini conteúdos para enviar através deles? Leia nosso post e descubra!
O que são chatbots?
É fácil entender o que são chatbots. A expressão, composta de chat (conversa, ou bate-papo) e bot (fragmento do inglês robot, ou robô) transmite a ideia de comunicação automatizada.
Sim, é possível programar a comunicação de uma empresa na web usando sistemas robotizados. Hoje em dia, esse tipo de inteligência artificial pode ser utilizada de maneira personalizada.
Assim, o contato B2B e B2C se torna mais acessível à maioria dos negócios virtuais e promete esquentar novas oportunidades para empresas e clientes. Mas existem benefícios reais de se utilizar chatbots?
Os benefícios de usar chatbots
Algumas pessoas pensam que a comunicação realizada através de chatbots são desumanizadas e, devido a isso, livres de qualquer possibilidade de interações reais.
Isso não reflete a verdade absoluta em relação a esse tipo de tecnologia. Porque podemos afirmar isso?
As mensagens enviadas por chatbots podem ser aprimoradas à medida que o público as responde. A ideia por trás do “aprendizado da máquina” (do inglês machine learning) é que, com o desenvolvimento mais aprimorado das equações usadas nos diversos mecanismos, se possa atingir melhor as necessidades do público.
Sendo assim, podemos ressaltar os principais benefícios de usar chatbots:
- Mais engajamento com o público.
- Nutrição de leads mais aprimorada.
- Contato mais próximo com as personas do negócio.
- Lembretes sobre eventos online nas redes sociais.
- Melhor comunicação com equipes de trabalho.
O maior benefício dos chatbots está relacionado à produção de conteúdo para uso nestas ferramentas de comunicação. Quais são as melhores dicas para produzir mini textos de chatbots?
Como preparar mini conteúdos para usar com esta ferramenta?
Produzir textos para blog posts, redes sociais, e-books e outras formas têm seu estilo próprio. Em geral, esses formatos de produção requerem uma dose relativa de profundidade, especialmente quando o conteúdo é publicado em sites ou blogs ou enviado por e-mail.
Por outro lado, os chatbots requerem características bem distintas de comunicação. E quais devem ser os pontos principais a se levar em conta ao produzir mini conteúdos para chatbots?
- Atender clientesQuando produzir textos para atender clientes com chatbots, pare e pense um pouco. Quem está lendo a informação normalmente precisa sentir que vai investir pouco tempo nisso. Afinal de contas, ela já entrou em contato porque deseja perguntar algo ou reclamar sobre um serviço ou produto.
Assim, use textos objetivos e altamente cativantes. Frases curtas, que dêem boas vindas e que tranquilizem o visitante são os melhores. Deixe claro o tempo mínimo que o atendimento levará e a maneira como este se sucederá.
- Relacionamento com leadsMini conteúdos para chatbots de relacionamento com leads precisam ser preparados de maneira diferente dos textos de atendimento.
Embora você precise mostrar como é bom estar se comunicando com seu lead com essa ferramenta, não dê a impressão de que prefere usá-la como uma substituição ao contato pessoal.
Para isso, informe na rede social ou no próprio texto seus dados de contato, como e-mail, WhatsApp e telefone.
Seu relacionamento com leads depende muito mais do sentimento colaborativo do que corporativo. Para fortalecer a relação, mostre que quer ajudar, oferecendo a mão para que seu lead resolva problemas específicos de sua rotina.
- Automatização de conversõesÉ preciso reconhecer que o maior uso dos chatbots no momento envolve conversões. Assim, preparar textos para entregar conteúdo, vender ou capturar informações de contato é um trabalho que exige observação, estudo e aplicação de técnicas específicas.
Não deixe de usar o chatbots para realizar conversões de atitude dos seus leads. Mas uma palavra de cautela é: só venda algo quando as escolhas do chatbots de fato apontarem para essa direção.
Para conseguir estes resultados, prepare textos honestos, assertivos e com o mínimo possível de palavras redundantes. Fazer isso garante ao usuário que o próximo passo é exatamente o que ele buscou. É como se o chabot assumisse um papel de Google zipado. A gôndola virtual para onde o visitante é levado precisa ser a exata!
O que achou de nossas dicas para preparar mini conteúdo para chatbots? Esperamos que nossos esclarecimentos o ajudem a entregar a seu cliente o texto certo para a ferramenta certa. Se ficou com dúvidas, use nossa seção de comentários logo abaixo para expressar suas impressões.
Os chatbots com certeza são o início de um grande processo de desenvolvimento da inteligência artificial nas redes sociais. Integre-se ao desenvolvimento desse processo e seja um dos redatores que andam ao lado das melhores tendências da web!
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