Como publicar e-books na Internet: dicas indispensáveis para você seguir
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Conquistar leads é o objetivo de qualquer pessoa que trabalha com marketing digital. E para tal, é preciso investir em materiais que deem ao visitante algo relevante, que o faça perceber o valor da marca.

Blog posts conseguem dar conta de boa parte do recado, mas é com e-books que você tem a possibilidade de aprofundar o conhecimento acerca da etapa do funil em que o leitor está e ainda ter acesso a dados para aperfeiçoar os detalhes da sua persona.

Com conteúdos mais densos que um post, o e-book precisa ter sua divulgação pensada de forma estratégica para que todo o investimento na sua elaboração não seja um trabalho em vão.

Então, continue a leitura e entenda como publicar e-books na Internet e suas vantagens.

Como publicar e-books na Internet: dicas indispensáveis para você seguir

Você já gastou um tempo pensando em um tema válido, escreveu o conteúdo e fez a diagramação, ou então contratou alguém que tivesse a capacidade de fazer essas etapas por você. Essas fases com certeza foram primordiais para que você chegasse a um resultado de qualidade. Todavia, o próximo passo é de grande importância também. Afinal, de que adianta ter um e-book fantástico, se as pessoas não sabem da sua existência, não é mesmo?

Faça um post com o tema relacionado

Você estará conversando com um público já formado e com interesse nos materiais que você costuma postar. Portanto, uma ideia é escrever um artigo no seu blog, resumindo o assunto do e-book, mas de forma a criar um interesse nas pessoas para lerem o conteúdo mais aprofundado, fazendo dessa forma uma leve propaganda.

Insira-o na CTA de outro texto

A call to action é uma chamada que tem por objetivo fazer o leitor tomar uma ação. Ao você fazer um outro post de assunto próximo e que caiba colocar a call para baixar o e-book, insira o link da sua landing page. Mas tente deixar a chamada de forma natural, para que os cliques e as conversões realmente aconteçam.

Invista na publicidade nativa e posts patrocinados

Sabe aqueles posts patrocinados no Facebook e Instagram, que aparecem entre as postagens de amigos nos nossos feeds? Ou então aquela propaganda que aparece em um site de notícias e é tão discreta que se confunde com o próprio conteúdo da página?

A publicidade nativa tem justamente o intuito de parecer um anúncio “nativo” do próprio site e esses dois modelos de propaganda se encaixam naturalmente nos contextos. Eles não interferem de forma significativa na experiência do usuário e por isso costumam ser bem aceitos.

Divulgue pelo email marketing

Se você já tem uma lista segmentada do seu público, aproveite o email marketing e faça uma chamada criativa e instigante para falar do seu e-book para as pessoas certas. O bom dessa prática é que além de você poder focar nas pessoas que estão na etapa do funil que corresponde ao tema do seu conteúdo (e com isso ter mais chances de conversão), as mensagens já vão diretamente para o email delas, facilitando para elas o caminho que teriam que percorrer para baixá-lo.

Entre em grupos de discussão

Nesses meios as pessoas que se interessam pelo assunto que você escreveu estão dispostas a trocar ideias, tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos. Então, é um ótimo lugar para você falar do seu material e entregar a quem se importar, não?

Mas tente fazer isso de forma espontânea e simpática, sem que pareça ser algum tipo de spam, para você não ser banido e ainda gerar uma aversão pela sua marca!

Peça para compartilharem

Incentive as pessoas a compartilharem seu e-book nas próprias redes sociais. Essas mídias podem gerar grande visibilidade e engajamento. Você pode aproveitar aqueles clientes já bem estimulados com a sua empresa ou até algum tipo de influenciadores digitais. Quando o conteúdo é compartilhado, mais pessoas entrarão em contato com a marca e os leads poderão aumentar.

Produção de conteúdo

Use a gamificação

Usar a imaginação para oferecer ao consumidor uma experiência significativa pode diferenciar você de seus concorrentes. A gamificação é um exemplo. Essa estratégia consegue, por meio de regras fixas, desafios, resultados mensuráveis e recompensas entreter o usuário e fazê-lo se manter engajado ao mesmo tempo. É uma forma lúdica de captar mais leads ao negócio. Insira o e-book no meio dessa interação para incrementar sua tática.

Coloque banners no site

Essa prática de marketing digital mais tradicional também fornece bons resultados. Tente encaixar o banner em algum espaço na lateral ou no topo, que não atrapalhe a navegação do leitor. Mas ao mesmo tempo, pense em cores e botões que o façam prestar atenção no material que pode ser baixado. Capriche no título e CTA para induzi-lo a entrar em ação.

Vantagens de publicar e-books

Variar o formato do conteúdo que você oferece ao seu público é vantajoso, pois isso alcança um público maior ainda, além de melhorar o relacionamento com os clientes já seguidores. Vamos ver o que mais você ganha publicando e-books?

  • você aumenta sua autoridade: por ser um conteúdo mais elaborado, você passa uma visão de ter maior autoridade sobre o assunto. Com isso as pessoas passam a confiar ainda mais nas suas próximas publicações e na sua empresa, aumentando a segurança nas compras;
  • você consegue mais dados do seu público: geralmente, as pessoas passam por uma landing page para poder baixar o material. Ao fazer isso, você pode pedir algumas informações que vão qualificá-las na jornada de compras e ainda melhorar as referências com relação a sua persona;
  • você educa o cliente: quando você consegue informações sobre seu público, você tem mais apoio para elaborar conteúdos que o faça permanecer em seu site. Com os conteúdos certos, você ajuda as pessoas a avançarem na jornada de compras;
  • você aumenta o tráfego orgânico: conquistando mais fãs que estejam engajados com a marca, você aumenta também o tráfego para seu site.

Ao colocar em ação as dicas citadas de como publicar e-books, não se esqueça de trabalhar com o poder dos gatilhos mentais para aumentar ainda mais as chances de um bom copywriting para seu e-book, pois a divulgação do conteúdo fará a diferença para engajar seus leads.

O Meu Redator é especialista na produção de e-books. Entre em contato conosco e escolha o melhor plano para você.