O marketing digital revolucionou a maneira de vender produtos e a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes. Apesar de a estratégia já fazer parte do planejamento da grande maioria das instituições, as ferramentas para que ela obtenha bons resultados estão sempre evoluindo e se modificando.

Sendo assim, os profissionais precisam estar atentos às novidades do mercado e ao comportamento de seus consumidores a todo o momento, para que a empresa deles não fique para trás.

Para que você permaneça antenado e não tenha problemas com a sua estratégia, vamos mostrar aqui quais serão as 7 maiores tendências do marketing digital em 2020 e como colocar cada uma delas em prática. Continue lendo o nosso post e confira!

1. Otimizar páginas para a procura por voz

Cada vez mais, a interação por voz aumenta no mundo digital e uma prova disso são os dispositivos inteligentes, como a Siri e a Alexa, que foi lançada recentemente no Brasil. O ser humano gosta desse tipo de interação, porque é mais prático.

Afinal, apertar um botão e falar para o dispositivo o que você busca é bem mais simples que digitar o que está em seu pensamento. O problema aqui é que quando um usuário faz uma busca dessa forma no Google, por exemplo, poucos resultados aparecem, o que não acontece quando a procura é feita por digitação.

Apesar dessa dificuldade, a taxa de conversão dos usuários que fazem a procura por voz é maior quando comparada à taxa das pesquisas digitadas. Por isso, é tão importante que o marketing digital de sua empresa se atualize e consiga estar entre os poucos resultados que aparecem nesse tipo de busca.

Dessa maneira, as pessoas que fazem buscas pelo comando de voz – estima-se que elas serão metade de todas as pesquisas em 2020 – vão ser levadas para o seu site ou blog. Como a concorrência é maior nesse modelo de busca, em 2020 será preciso investir na otimização de suas páginas para que os usuários encontrem seu site com esse método e, assim, o seu fluxo e suas vendas aumentem.

2. Usar chatbots

O uso dos chatbots no atendimento ao consumidor não é exatamente uma novidade no ramo, porque a ação já é colocada em prática há alguns anos. Entretanto, ela está entre as tendências, porque tudo indica que essa inteligência artificial será ainda mais utilizada no ano de 2020.

Apesar de alguns robôs terem até personalidade própria, muitos profissionais argumentam que eles nunca vão ser capazes de interagir da mesma maneira que os humanos. Talvez a espontaneidade demore a ser igualada, porém, esses robôs possuem outras características que são bem mais benéficas para a empresa que a naturalidade da conversa.

Em primeiro lugar, eles são muito mais ágeis para responder às mensagens dos consumidores. Os chatbots podem auxiliar o usuário a completar uma tarefa em sua página, como comprar um produto, ou resolver as dúvidas mais frequentes dos clientes. Eles ainda conseguem armazenar dados sobre cada uma das pessoas que utiliza o serviço.

Além disso, a tendência é que a população prefira, gradualmente, esse tipo de atendimento em vez do tradicional, feito por telefone. Isso porque, atualmente, as pessoas usam chats praticamente o dia inteiro para conversar e resolver determinados problemas. Dois bons exemplos disso são o Whatsapp e o Messenger, do Facebook. Sendo assim, a maioria delas já está acostumada com a rapidez e a praticidade dessa forma de comunicação.

3. Fazer conteúdo em vídeo

Assim como os chatbots, o vídeo já é amplamente colocado em prática nas estratégias de marketing digital, porém ele vai continuar crescendo e evoluindo nesse meio. Os brasileiros adoram vídeos e essa é uma das razões pelas quais esse tipo de conteúdo funciona tão bem.

Ainda, o vídeo aproxima o público da marca, por exemplo, quando ele mostra os bastidores da empresa. Isso é muito positivo, porque o cliente comprova se a marca é o que diz ser e se cria uma boa relação entre ambos.  De acordo com essa pesquisa, 72% dos empresários que utilizam vídeos afirmam que essa técnica aumentou a taxa de conversão em seus sites.

Por isso, é tão importante investir nesse tipo de conteúdo. Contudo, lembre-se: não faça apenas vídeos gravados, aposte principalmente nas lives. Vídeos ao vivo respondendo perguntas frequentes enviadas pelo público e apresentando novidades da marca passam credibilidade e fortalecem a relação entre empresa e cliente.

Atualmente, o Youtube é a rede social mais utilizada no país. Mas, logo atrás dele, vem o Facebook e, não muito longe, está o Instagram. Então, você não deve fazer vídeos somente para o Youtube, mas sim para as redes sociais em que o seu público está presente.

Depois de conferir aonde se encontram os usuários que mais lhe interessam, veja qual é a melhor ferramenta para você usar em sua estratégia, por exemplo, o Youtube Live, Facebook ou Instagram Live e até plataformas, como o Twitch.

4. Aprimorar o uso das redes sociais

As redes sociais, como praticamente tudo no marketing digital, estão em constante evolução. Sendo assim, elas lançam novidades sempre e as empresas precisam se adaptar a essas novas realidades. O Instagram, por exemplo, lançou o IGTV em 2018 e impossibilitou os usuários de verem as curtidas de terceiros em 2019.

Ambas as mudanças alteraram a maneira de se fazer marketing na rede. A primeira, que possibilita a postagem de vídeos mais longos e que podem ser armazenados, forneceu para as empresas a oportunidade de produzir conteúdos mais completos e evergreen para as pessoas. Já o “fim” das curtidas mudou a maneira como se mede o engajamento de influenciadores digitais.

As marcas ainda estão se adaptando a tudo isso e, aos poucos, vão aprimorar o uso de suas redes. Ficar de olho nas atualizações das redes é essencial, mas para melhorar os resultados com essas mídias, é preciso certificar-se de que a sua empresa está no local certo.

Assim como no caso dos vídeos, não é porque o Youtube é a rede mais utilizada no Brasil que os conteúdos devem ser feitos para ele. Não é porque a maioria das marcas está no Facebook que as suas ações devem ser direcionadas para lá. Veja qual é a idade de suas personas, os seus comportamentos, em qual rede social elas se encontram majoritariamente e em qual mais gostam de estar.

Mesmo que você faça um trabalho incrível, seu bom serviço realizado não vai resultar em aumento de vendas se ele não atingir as pessoas corretas. Por isso, confira se o seu público migrou de rede social ou se ele ainda continua no mesmo lugar. Após essa tarefa, estude bem a mídia em questão para atualizar seus conteúdos de acordo com as novidades da rede.

5. Contrate influenciadores digitais especializados

Para aumentar sua visibilidade e número de vendas, procure influenciadores digitais especializados no seu nicho de mercado. Os consumidores atuais não se satisfazem mais somente com a propaganda da própria empresa. Dessa forma, é necessário investir em uma publicidade mais real, que transmita as verdadeiras vantagens de utilizar o produto e que tenha a opinião de uma pessoa reconhecida pelo público.

Antes de fechar com um influenciador, pesquise vários deles que atuam com o seu setor, o alcance de cada um, o engajamento de seus seguidores e até em que regiões eles são mais conhecidos e valorizados. Às vezes, é melhor contratar um influenciador com menos seguidores, mas que tem mais crédito com os usuários de sua localização, que um grande nome nacional, porque o primeiro vai atingir mais pessoas que são do seu interesse.

Outro benefício de contratar um influenciador digital é que é mais uma conta em redes sociais que o seu produto e sua marca vão aparecer. Esses profissionais estão acostumados a fazer vídeos ao vivo, então, são espontâneos e interagem com o público com naturalidade.

6. Adaptar e inovar o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo ainda é imprescindível para o sucesso do marketing digital. Entretanto, ele também está se adaptando às novas tendências do mercado. A qualidade continua sendo fundamental para essa estratégia, mas além dela, agora é necessário produzir conteúdos que sejam mais aprofundados, personalizados e criativos.

O público pede por informações mais especializadas em diversos assuntos e por um conteúdo personalizado. Sendo assim, as marcas têm que escutar e inovar nas produções. Algumas mudanças já estão sendo aplicadas, porque comprovaram que são eficientes.

Um exemplo é o aumento da importância do storytelling no marketing de conteúdo. Ele pode ser explicado como a capacidade de contar histórias relevantes que, nesse meio, tem o objetivo de envolver e engajar o público de uma empresa. O storytelling utiliza alguns elementos, como ambiente, personagem, conflito e mensagem, para contar o início, meio e fim de uma história.

Essa técnica não é nova, inclusive já foi bastante usada no cinema, porém ela funciona bem no marketing porque é feita de uma perspectiva pessoal e gera identificação por parte do público.

Outros modelos de conteúdo que podem ser criativos, aprofundados e personalizados são o e-mail marketing e o podcast. Como você pode perceber, nenhuma dessas ferramentas é uma novidade, mas elas estão sendo adaptadas para entregar o melhor conteúdo para a sua persona.

Para entregar o conteúdo mais adequado para o seu público, é preciso conhecer as suas personas e saber quais são os problemas delas, para assim ser capaz de apresentar soluções. Por isso, faça entrevistas com os seus clientes, analise dados e comportamentos para entender como fazer essa nova estratégia mais personalizada para eles.

 

7. Apostar na autenticidade do seu negócio

Todos os itens que foram citados até aqui vão ser fundamentais para que a sua estratégia de marketing digital obtenha sucesso. Contudo, se você não acreditar na autenticidade de sua empresa e não utilizá-la na estratégia, dificilmente você terá bons resultados.

Como foi dito, os usuários atuais querem conhecer as marcas que estão consumindo. E essa é uma postura que só tende a aumentar e se consolidar, porque quanto mais jovem é o público, mais eles têm interesse em saber quais são as missões e os valores de uma empresa para decidir se a apoiam ou não.

Os consumidores não querem apenas que a marca os conheça melhor, eles também desejam ter um entendimento maior sobre a empresa. Por essa razão, é essencial realizar uma gestão de marca do seu negócio, ou seja, fazer o branding dele para que ele tenha uma imagem positiva no mercado.

As empresas que conseguem obter essa característica ganham credibilidade, o que pode levar a um aumento de vendas. Você deve estar se perguntando: como eu faço para ser autêntico na internet? A resposta é: aposte nos seus diferenciais, mostre-os para o seu público e seja relevante.

Um exemplo, já dado aqui, foi o das marcas que colocaram vídeos em suas estratégias. Esse tipo de conteúdo é um jeito bacana e fácil de exibir a realidade da empresa, e do cliente comprovar que as propagandas da marca condizem com a realidade.

Além disso, tente incluir mais os usuários em seus conteúdos. Quando uma pessoa fala sobre uma empresa, as outras consideram mais essa opinião que a marca falando sobre si mesma. Isso já acontece com os influenciadores digitais, mas e quando a sugestão de um cosmético, por exemplo, vem de uma pessoa próxima? As chances de o conselho ser considerado são bem maiores.

Faça ações diferentes que incentivem o compartilhamento de seu serviço ou produto, como indicações para amigos ou uma postagem nas redes sociais em troca de descontos no site. Os consumidores gostam de dividir experiências atípicas ou que geram emoção, principalmente se eles ganharem uma recompensa. Sendo assim, pense no que combina mais com o seu negócio e faça um planejamento para colocar a ação em prática.

O marketing digital está em constante evolução e, sendo assim, as empresas devem acompanhar esse desenvolvimento para que as estratégias continuem trazendo bons resultados para a marca. As 7 maiores tendências de 2020 mostram que algumas ferramentas já conhecidas devem ser aprimoradas, e outras têm que ser implementadas para que o seu negócio caminhe tranquilamente.

Para fazer todas essas mudanças com especialistas no assunto e de maneira segura, que tal contratar o Meu Redator para fazer a criação de conteúdo da sua empresa?

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO Meu Redator