Se você pensa que elaborar um artigo estratégico, com um ótimo conteúdo e com as práticas de SEO, é suficiente para que alguém faça a leitura, está muito enganado.

Basta pensar na resposta para as seguintes perguntas: Qual é a primeira coisa que uma pessoa vê ao acessar uma matéria em um blog, ao dar enter após colocar uma palavra no buscador, ao receber um artigo por e-mail ou ao visualizar uma informação nas redes sociais? A resposta é simples: o título.

Portanto, considere que alguém só vai ler o que você postar se o título realmente chamar a atenção e tiver informações que persuadam a pessoa a iniciar a leitura. O seu artigo pode ser o melhor do mundo, mas sem um título atrativo e estratégico, dificilmente alguém chegará ao primeiro parágrafo.

Pensando nisso, listamos 3 estratégias infalíveis para escrever títulos impactantes. Quer saber quais são elas? Então descubra nesse texto!

 

1 – Utilize a técnica AIDA

Nessa técnica, cada letra tem um significado. A é atenção, I é interesse, D é desejo e A é ação. Ou seja, o seu título precisa ter esses 4 elementos para chamar a atenção do leitor.

Palavras como gratuito, economizar, resultados, descoberta, garantido, importante e rápido são muito estratégicas para você colocar no seu título e chamar a Atenção do leitor. Se ele estiver em busca de resultados, de economizar ou de fazer um curso gratuito, tenha certeza de que ele vai parar para ler o seu artigo.

Desperte o Interesse colocando no título algo que esteja relacionado ao benefício que o leitor terá ao ler o seu artigo. Já o Desejo é uma combinação do benefício com um senso de urgência.

Por fim, a Ação é um convite para que ele faça alguma coisa.

Veja um exemplo com todos os elementos: “Economize na sua pós graduação e aprenda tudo que precisa para crescer na sua carreira. Mas corra, pois as vagas são limitadas!

Economize é a atenção, crescer na sua carreira é o interesse, vagas limitadas junto com o crescer na carreira é o desejo e corra é a ação.

 

2 – Use o senso de urgência

Essa estratégia está relacionada com o psicológico do leitor. Talvez ele tenha um interesse pequeno em um produto, mas se souber que é a última peça, provavelmente vai comprar para não correr o risco de ficar sem.

Tenha certeza de que usar esse senso de urgência nos títulos vai te ajudar a receber muitos cliques no seu artigo.

Frases como: essa é a última peça do estoque ou a promoção vale só até hoje, ou ainda quem acessar hoje vai ganhar um brinde especial são bons exemplos de senso de urgência.

 

3 – Inclua listas

As listas proporcionam ao leitor maior facilidade para ler um artigo. 3 dicas, 5 estratégias ou 4 pontos importantes chamam a atenção não só no título, mas também no artigo, que fica muito mais simples de ler.

Alguns leitores, inclusive, chegam a ir direto para as listas e pulam a introdução. É uma forma de ir direto ao que interessa e agilizar a leitura.

 

Gostou desse texto? Aproveite essas 3 dicas na hora de elaborar títulos para os seus artigos. Eles vão impactar e persuadir os leitores a clicarem, a lerem os textos até o final e a se beneficiarem muito com os conteúdos!

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