Se você sabe inglês, provavelmente ficou confuso ao traduzir a expressão content pruning como “poda de conteúdo”, não é mesmo? Porém, a verdade é que a expressão significa literalmente isso: uma “poda” dos conteúdos que não estão dando o retorno esperado no seu blog.
E foi exatamente para isso que preparamos esse conteúdo completo sobre o que é o content pruning e a importância de se fazer essa poda de conteúdos no seu blog. Além disso, vamos explicar também como você pode criar conteúdos de forma a evitar ter que fazer uma poda desses conteúdos no futuro.
Quer saber mais sobre o que é o content pruning e como fazer a poda de conteúdos no seu blog? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos com todo carinho para você!
Content pruning
Content pruning, ou poda de conteúdos, é uma técnica que consiste em remover todos os conteúdos que não agregam valor ao seu blog. Porém, é preciso entender quais são os conteúdos que não estão agregando valor, que estão se tornando verdadeiros pesos mortos no seu blog.
Por exemplo, sabe aqueles conteúdos que foram criados com o único propósito de divulgar uma determinada promoção, ou até mesmo uma notícia? Então, esses conteúdos são conhecidos como “conteúdos sazonais”, que só serão considerados úteis para seus clientes durante um certo tempo.
Depois desse período, esses conteúdos vão perder visualizações e até mesmo afetar o rankeamento do seu blog nos buscadores, justamente por serem sazonais. São esses conteúdos que se tornam pesos mortos no seu blog, prejudicando tanto o seu rankeamento nos buscadores quanto a experiência dos usuários.
Ou seja, todos os conteúdos que perdem valor no seu blog devem ser removidos, ou, de acordo com o content pruning, podados. Dessa forma, você evita conteúdos sem utilidade ou que estão datados, como um conteúdo sobre decoração que era tendência em 2018.
Porém, a técnica de content pruning vai além de apenas remover esses conteúdos do seu blog. Eles podem também ser atualizados de forma a serem mais completos e úteis.
Então, podemos resumir o content pruning em:
- Remover conteúdos datados, como de promoções passadas ou de eventos que já aconteceram;
- Atualizar conteúdos de forma que eles voltem a ter relevância para os usuários;
- Remover conteúdos que não tiveram o resultado esperado ou que não possuem a qualidade necessária para serem atrativos.
A importância de fazer o content pruning no seu blog
Agora que você já sabe o que é a técnica conhecida como content pruning, vamos explicar também sobre a importância de utilizar essa poda de conteúdos no seu blog. Você pode estar se perguntando: não é mais simples “abandonar” esses conteúdos e criar novos?
Mas a verdade é: não, não é mais simples. Por isso, vamos explicar os motivos pelos quais fazer o content pruning é tão importante, considerando vários pontos, como: o tempo de rastreio, a experiência do usuários e até a autoridade da sua marca.
Melhora no tempo de rastreio
Os navegadores levam um determinado tempo para rastrear os conteúdos do seu blog, antes de recomendarem os conteúdos em uma pesquisa. Ou seja, quanto mais conteúdos no seu blog, maior vai ser o tempo de rastreio.
E mais: mesmo os conteúdos inúteis no seu blog vão passar por esse rastreamento, o que pode até mesmo prejudicar o seu rankeamento nas pesquisas. Isso porque, ao ter vários conteúdos que são considerados inúteis pela IA dos navegadores, seu blog deixa de ser recomendado em buscas.
Ou seja, é melhor ter menos conteúdos que sejam relevantes do que ter vários conteúdos apenas para fazer volume no seu blog.
Melhora na experiência dos usuários
Com o content pruning é possível até mesmo melhorar a experiência dos usuários com o seu blog. Por exemplo: imagine conteúdos que foram criados apenas para fazer o ranqueamento de uma determinada palavra-chave, que são conteúdos sem profundidade e que não ajudam em nada o usuário.
Esses conteúdos fazem com que os usuários não se sintam motivados a procurar outros conteúdos no seu blog, diminuindo o tempo de permanência e aumentando a taxa de rejeição.
Vale lembrar que, com a diminuição do tempo de permanência no seu blog e o aumento da taxa de rejeição, os buscadores deixam de recomendar seus conteúdos, diminuindo o aparecimento do seu blog nas buscas.
Ou seja, remover conteúdos incompletos ou que não sejam de boa qualidade evita esse tipo de problema e melhora a experiência dos usuários como um todo.
Aumenta a sua autoridade
A autoridade de marca nada mais é do que a imagem que a sua empresa tem para os clientes. Ou seja, a autoridade da sua marca representa o nível de confiança que seus clientes têm com a sua empresa.
Por isso, criar conteúdos de boa qualidade e fazer o content pruning em conteúdos desatualizados podem ajudá-lo a aumentar a sua autoridade. Pois, ao criar conteúdos relevantes, você mostra para seus clientes que entende mesmo do assunto, aumentando ainda mais a sua autoridade no segmento.
Então, fazer o content pruning o ajuda a manter seus conteúdos sempre “em dia”, aumentando a autoridade da sua marca e evitando conteúdos que servem apenas como pesos.
Links de qualidade
Com a técnica de content pruning, você também consegue melhorar a qualidade dos links, tanto internos quanto externos. Uma vez que você utilizará conteúdos de maior qualidade e relevância para colocar seus links, o que ajuda a melhorar a sua autoridade no assunto e também o retorno que você obterá com seus links.
Além disso, ao fazer links internos, você também garante que todos os conteúdos sejam relevantes, melhorando a experiência do usuário e o tempo de permanência no seu blog.
Por isso, fazer o content pruning nos seus conteúdos não só melhora a qualidade dos conteúdos, mas também evita a transferência para páginas que não são úteis para o seu público-alvo.
Como saber se é preciso fazer uma poda nos conteúdos do seu blog
Para saber se é preciso fazer uma poda nos conteúdos do seu blog utilizando a técnica do content pruning, você pode seguir as diretrizes do Google para conteúdos úteis, conhecida como Helpful Content Update.
Usar essas diretrizes em conjunto com as ferramentas de desempenho do Google, possibilita uma análise completa dos seus conteúdos e dos resultados obtidos com cada um. Ou seja, é possível identificar todos os conteúdos que estão tendo baixo rendimento e que estão afetando seu posicionamento nas buscas.
Dessa forma, você pode saber se é preciso fazer uma poda nos conteúdos do seu blog analisando o desempenho atual dos seus conteúdos. Com o resultado, você pode tanto atualizar quanto retirar os conteúdos que estão prejudicando o ranqueamento do seu blog.
Vale lembrar também que, ao fazer essa poda nos conteúdos, você dá prioridade aos conteúdos com maior qualidade e que possuem maior chance de obter resultados para o seu blog.
Como fazer o content pruning
Agora que já explicamos como você pode saber se o content pruning é necessário no seu blog, está na hora de explicarmos como você pode executá-lo. Para isso, fizemos um tutorial simplificado para ajudar a entender melhor sobre o assunto e a manter seus conteúdos sempre em dia.
Análise dos dados
O primeiro passo para fazer a poda dos conteúdos no seu blog é fazendo uma análise de todos os dados, com todas as URLs do seu blog. Para isso, você pode exportar as URLs da base de dados ou até mesmo utilizar ferramentas como o Google Search Console.
Além disso, é importante também analisar as palavras-chave em cada conteúdo, bem como o posicionamento de cada uma delas nos buscadores. Dessa forma, você tem dados completos de quais links estão performando corretamente e quais precisam ser removidos ou atualizados durante o content pruning.
Identifique conteúdos com resultados baixos
No Google Search Console, você consegue identificar todos os conteúdos do seu blog, seja os com melhores ou com os piores resultados. Os links com os piores resultados vão ser selecionados e passarão por uma seleção, na qual você vai escolher quais fazem parte da estrutura do seu site.
Esses conteúdos devem passar por atualizações para performar como deveriam, enquanto os outros podem ou passar por atualizações ou serem removidos do seu blog. Ou seja, antes de fazer a poda dos conteúdos com baixo rendimento, é essencial fazer uma análise para saber se os conteúdos podem mesmo ser removidos ou se apenas precisam de atualizações.
Como criar conteúdos de forma a evitar a necessidade de fazer content pruning
Se você quer saber como criar conteúdos para evitar a poda de conteúdos no futuro, fica aqui a nossa dica:
- Invista em planejamento para a produção de conteúdos relevantes e de ótima qualidade;
- Trabalhe os conteúdos do seu blog com objetivos bem claros;
- Mantenha um mesmo padrão de qualidade para todos os conteúdos;
- Organize seus conteúdos em grupos específicos, seguindo a estratégia de Topic Clusters.
Agora você já sabe tudo sobre o content pruning. Então, que tal contar com a ajuda da Meu Redator para criar os melhores conteúdos para o seu blog e evitar ter que fazer a poda dos seus conteúdos?
Escrito por:
Juliano Franco Duarte
CEO – Meu Redator