Criar conteúdo de qualidade para a persona do seu negócio é essencial se você deseja conquistá-la, ter um bom relacionamento com possíveis clientes e gerar mais vendas. Porém, fazer conteúdos relevantes para o seu público não é uma tarefa tão simples.

Para ter um bom material, você precisa criar uma pauta interessante para a sua persona e, ainda, escrever o texto da maneira mais adequada para ela. Ou seja, é necessário colocar informações que sejam realmente importantes no corpo do material.

Mas, como saber se alguém se importará com este conteúdo que você pretende inserir em seu material? Bom, existem algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para descobrir se ele é importante ou não.

A seguir, vamos explicar o que você deve fazer para se certificar de que está fornecendo um conteúdo relevante para a sua persona. Assim, você será bem-sucedido em sua estratégia de marketing digital!

Como descobrir qual conteúdo é essencial para o seu público

Quando vamos gerar um conteúdo sobre um assunto que temos vasto conhecimento é normal que várias informações venham a nossa mente. Porém, será que todas elas são realmente essenciais para o seu público?

De forma geral, o principal objetivo do conteúdo criado por sua marca deve ser educar seus possíveis clientes, ou seja, tirar dúvidas e resolver um problema que esteja causando uma dor neles.

Se o material criado for cheio de informações redundantes, por exemplo, ou que não são importantes para a resolução do problema, dificilmente as pessoas vão se interessar pelo seu conteúdo.

Por isso, é fundamental ter certeza de que você vai inserir dados relevantes em sua produção. Determinadas informações são tão significativas, que você sabe imediatamente que seu público vai se importar com elas. Mas, ao mesmo tempo, sempre existem aqueles dados que você não sabe muito bem onde encaixar em seu texto.

No momento em que você se deparar com esse tipo de informação, você deve fazer 4 perguntas a si mesmo:

  • O que esse elemento vai adicionar à experiência do meu público?
  • O que meus leitores perderiam se eles não tivessem acesso a essa informação?
  • Quem seria afetado se procurasse essa informação e não a encontrasse?
  • Se eu colocar esse dado, ele vai dificultar o entendimento de informações mais importantes?

Ao responder essas questões, ficará mais fácil saber o que deve estar presente em seu texto e o que pode ser deixado de fora. Se o fato em sua mente não acrescentar nada ao leitor e ninguém for afetado pela falta dele, por exemplo, significa que ele não precisa ser incluído nesse trabalho.

Afinal de contas, o seu trabalho não é fornecer todo o conhecimento sobre determinado assunto para o público. O seu objetivo é oferecer informações úteis que auxiliem a pessoa a resolver sua dor.

Se sua empresa for do ramo de tecnologia, por exemplo, você não precisa explicar exatamente como o seu software é capaz de realizar certas funcionalidades ou como os códigos funcionam.

Você só fornecerá esse tipo de dado se ele for essencial para o usuário utilizar o seu produto. Caso não seja e você disponibilize essas informações, você pode confundir o seu público em vez de ajudá-lo a entender sua mercadoria.

Contudo, se a falta da informação que está em sua mente prejudica

r a resolução do problema ou afetar uma parte de seu público, você precisa dar mais uma olhada em seu material e reorganizá-lo para compreender onde o dado se encaixa melhor.

 

conteudo e importante para empresa Pergunte a si mesmo: alguém se importará com este conteúdo?

Como fornecer informações importantes no local certo?

Pode ser que mesmo depois de analisar seu material, o conteúdo todo que você tinha imaginado não se encaixe completamente no texto. Talvez isso aconteça porque a informação é extensa e, consequentemente, deixará o material muito longo ou você fugirá do tema inicial ao tentar explicar esse único conteúdo.

Se isso acontecer, pergunte-se novamente se seu público vai perder algo se não tiver acesso a essa informação ou se uma parte dele será prejudicada se não a encontrar. Caso a resposta continue sendo sim, significa que a informação precisa ser fornecida para o público.

Porém, esse texto pode não ser o melhor canal para disponibilizá-la inteiramente. Nesse caso, você pode fazer o seu texto como tinha planejado inicialmente, apenas dar essa informação de forma superficial e sugerir um link que a explica de maneira mais detalhada.

Esse link pode ser tanto de seu próprio site quanto de outro. É bacana se ele também for feito por sua empresa, porque será mais um conteúdo de qualidade assinado pelo seu negócio e você pode aumentar o tráfego de seu site.

Mas, o importante é que você dê a oportunidade de o leitor se aprofundar no assunto. Afinal, pode ser que para uma parcela do seu público ter um conhecimento maior sobre essa informação não seja tão relevante, mas para outra parte esse dado pode ser essencial.

Por exemplo, se você fizer um texto especificamente sobre como conquistar mais clientes com o seu produto, você não vai conseguir explicar os demais benefícios da mercadoria sem se estender muito ou fugir do tema.

Para uma parte de seu público descobrir que seu produto auxilia na conquista de clientes pode ser o suficiente para adquiri-lo. Porém, para outros essa informação talvez não seja tão decisiva. Ou seja, as outras vantagens continuam sendo um conteúdo relevante para o seu público.

Então, você pode mencionar que existem outros benefícios e sugerir um link para que o leitor descubra quais são eles. Dessa forma, você não prejudicará ninguém e, ainda, terá chances de melhorar a imagem de sua empresa ao oferecer conteúdos importantes e claros para o público.

Conclusão

Lembre-se sempre de fazer essas 4 perguntas para ter certeza de que alguém se importará com este conteúdo antes de inseri-lo em sua criação. Caso você perceba que ele não faz falta nenhuma, é melhor não colocá-lo no material. Quando isso acontecer, não fique preocupado, pois nem todas as informações que você possui são realmente necessárias para a persona.

Ao tirá-las de seu texto, você torna a mensagem mais clara e ajuda seu público no processo de leitura do seu conteúdo. Se a informação for relevante, releia o conteúdo escrito e veja se ela se encaixa ali ou se a melhor opção é fazer outro material dedicado especialmente a ela. Dessa maneira, você melhorará a qualidade de seus conteúdos e fornecerá dados que realmente importam para sua persona!

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Escrito por:

juliano franco Pergunte a si mesmo: alguém se importará com este conteúdo?
Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator
Autor de ‘O livro proibido do marketing

 

 

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