O blog é uma área do site especializada em conteúdos informativos que pode fazer a diferença na hora de conseguir novos clientes. A razão disso é que os buscadores usam as informações contidas no blog para responder perguntas dos usuários do Google.

Se a sua empresa tiver um blog de qualidade, com material relevante e informativo, é provável que muitas pessoas cheguem até o seu site através das páginas de conteúdo do blog.

Vale lembrar que a quantidade de buscas diárias no Google está na casa de 1 bilhão. Ou seja, um texto bem ranqueado pode chamar muita atenção na internet.

No entanto, para que esse sucesso seja alcançado, é necessário um trabalho profissional na hora de criar essa área no seu portal eletrônico. Além dos templates e das configurações precisarem estar otimizadas, outros fatores precisam ser levados em conta nessa construção.

Ficou curioso? Então, veja como o Meu Redator realiza este trabalho!

 

Como o Meu Redator cria blogs para empresas?

No Meu Redator, o ponto mais importante é assegurar a qualidade do produto final entregue ao cliente. Isso vale para qualquer serviço prestado. No que tange aos blogs, seguimos 3 pilares fundamentais:

  1. Criação de templates;
  2. Ajustes de configuração e;
  3. Plataforma de gestão.

Continue a leitura para saber como se dá o trabalho em cada uma dessas etapas.

 

Templates

O template é o que dá a personalidade para o blog. Ou seja, é o design de todos os elementos da página, indo desde o plano de fundo até a animação dos botões.

Para que o blog fique profissional, ele precisa acompanhar as características de sua marca, imprimindo os valores do seu negócio através das cores, fontes, formato dos posts etc.

Além disso, há uma parte “técnica” nos templates, a qual faz referência a UX (User Experience). Em suma, é como os usuários vão agir em seu blog: em outras palavras, significa se eles vão ter facilidade ou não para encontrar o que querem e se o design está intuitivo o suficiente para fazer os usuários a satisfazerem suas necessidades – que pode ser um produto, um serviço ou mesmo uma dúvida simples.

Vale lembrar que o template acompanha todas as páginas de seu blog. Ou seja, é um design que será usado ao longo de todo o site, e que tem a função de contribuir para padronizar todas as publicações. É por isso que esse trabalho deve ser feito com cuidado e atenção, e o principal: por quem entende do assunto.

 

Configurações

As configurações estão relacionadas tanto ao aspecto técnico quanto à apresentação visual do blog. São elas quem vão determinar, por exemplo, qual será o domínio da página (o link que levará as pessoas a acharem sua empresa na web), onde cada elemento da página ficará alocado, entre outros variados detalhes dessa natureza.

Além disso, existem ferramentas que aprimoram seu blog, o que ajuda bastante na hora de ranquear seu conteúdo.

O Google também aprecia sites que carregam rápido, assim como aqueles que têm um design responsivo e que sejam intuitivos para o usuário. Esse ponto é algo a ser ajustado nas características de configuração.

No entanto, essa etapa não se restringe a isso. Em alguns casos, há a necessidade de ajustes técnicos, e um exemplo clássico disso é quando a compra de domínio e da hospedagem são feitas em provedores diferentes.

Quando isso acontece, é preciso “puxar” o domínio de um lugar ao outro da internet, o que é muito difícil para quem não entende da área. Desse modo, a equipe de TI é uma peça indispensável nesse processo.

 

Acompanhamento pelo cliente via plataforma

Um elemento muito importante em nosso trabalho é o acompanhamento do cliente. 

No caso, ao contratar um de nossos serviços — independente de qual seja —, o cliente recebe o acesso à nossa plataforma de trabalho. Através desse ambiente, ele pode acompanhar o andamento das pautas encomendadas.

Em resumo, a plataforma se trata de um software de gestão. As tarefas estão dispostas em cards, e há colunas que representam cada etapa da produção. 

A tarefa se inicia em “Disponível” e, quando os profissionais são selecionados, ela passa para a coluna “Em produção”. Por vezes, há também colunas relacionadas com criação de artes, SEO, revisão etc., mas elas dependem do serviço contratado.

Nós também estamos sempre abertos para ouvir o feedback dos clientes. Se o contratante quiser fazer alguma alteração do conteúdo produzido, ele pode se comunicar diretamente com a equipe responsável pelo serviço. Isso permite a máxima satisfação de nossos usuários.

 

Mas, afinal: Por que sua empresa precisa ter um blog?

Os blogs trazem 3 grandes benefícios para as empresas:

  1. Produzem tráfego orgânico qualificado;
  2. Ampliam a autoridade da marca e;
  3. Complementam as estratégias digitais.

Vamos ver cada uma dessas vantagens com mais detalhes nos tópicos seguintes. Confere só.

 

Tráfego orgânico qualificado

O blog é um espaço destinado à publicação de conteúdo relacionado ao seu nicho de atuação. Assim, ele atrai pessoas interessadas nesse nicho, as quais podem se tornar seus clientes.

Quando os textos são bem trabalhados em SEO, eles ficam bem ranqueados no Google. Dessa forma, usuários que procuram por informações de seu nicho tendem a “cair” em seu blog.

Todo esse movimento ocorre de forma natural, sem a necessidade de pagar por anúncios patrocinados. 

É o chamado tráfego qualificado, um elemento que aumenta de forma cumulativa e que, se utilizado de forma estratégica, pode gerar um efeito exponencial, fazendo sua marca virar um verdadeiro sucesso na internet!

 

Autoridade de marca

Se sua marca oferece muitas respostas e informações relevantes, os consumidores vão dar autoridade para ela. Nesse caso, o blog funciona como uma página segura e confiável, na qual os usuários confiam quando procuram por uma determinada resposta.

Da mesma forma, se os mecanismos de busca usam seu blog para responder perguntas de maneira frequente — e têm resultados satisfatórios —, eles enxergam seu site como uma referência em um dado nicho de mercado.

Portanto, a autoridade de sua marca aumenta de forma geral, e isso a torna mais reconhecida e citada pelo público-alvo interessado.

 

Complementar estratégias digitais

Por fim, o blog é um ótimo aliado para complementar estratégias digitais. Afinal de contas, ele, por si só, já impacta na receita da empresa; e quando aliado a estratégias de e-mail marketing, por exemplo, esse impacto tende a ser muito maior.

 

Percebeu como o blog pode dar um upgrade da sua marca na internet? O Meu Redator é especialista na criação desse recurso. Faça um orçamento sem compromisso e saiba mais!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator