Quando se fala em e-mail marketing, muitas pessoas tendem a pensar que este tipo de estratégia se tornou antiquada. Mas será? Na verdade, o que as pesquisas mostram é exatamente o contrário.
Apesar de terem surgido uma série de estratégias mais interativas ao longo dos últimos anos, como as mídias sociais, diversos estudos comprovam que o e-mail marketing continua sendo uma das principais ferramentas de marketing digital.
Para se ter dimensão da eficácia desse tipo de recurso, de acordo com um levantamento feito pela McKinsey&Company, as campanhas de e-mail marketing são 40 vezes mais eficazes que as do Twitter e Facebook! Isso mostra que, para atrair novos clientes, o e-mail marketing é, definitivamente, essencial nas estratégias de qualquer empresa.
Ainda não está utilizando esse poderoso recurso? Então confira 4 dos principais motivos para implantá-lo em suas estratégias de marketing digital.
Por que investir em e-mail marketing
1 – Praticamente todas as pessoas têm e-mail
Além de 92% dos usuários da web possuírem uma conta de e-mail, quase todos checam sua caixa de entrada pelo menos uma vez ao dia, o que torna o e-mail marketing uma ferramenta de amplo alcance.
2 – Permite conteúdos pessoais e personalizados
Além de ter um grande campo de visualização, o e-mail marketing permite que as empresas falem com o seu público-alvo de forma personalizada e de forma exclusiva.
3 – Contribui para relacionamentos duradouros com os clientes
A comunicação e o conteúdo de qualidade via e-mail fortalecem as relações e contribuem para a conquista de novos clientes. Por meio do e-mail marketing trabalhado corretamente há, inclusive, engajamento estendido para as mídias sociais.
4 – Baixo investimento
Quando utilizado da forma correta, o e-mail marketing se mostra como um excelente investimento. Além de seu baixo custo para implantação, o retorno para os negócios pode ser bastante positivo: ao ser bem trabalhado, atinge taxas de abertura de cerca de 60%.
Como se destacar entre os concorrentes
Por ser uma das melhores estratégias de marketing digital, a maioria das empresas dispara e-mails, mas nem sempre da forma correta. Alguns pontos são cruciais para destacar o seu e-mail marketing na caixa de entrada de seu cliente em potencial: você sabe quais?
Primeiramente, é imprescindível que você trabalhe com conteúdos relevantes, ou seja, que despertem o interesse do destinatário. Enviar e-mails sobre fast food para pessoas envolvidas com alimentação fitness pode não ser a melhor estratégia, concorda? Portanto, enviar a mensagem correta para o destinatário certo é o primeiro ponto.
Também é importante apostar na criatividade para atrair a abertura do e-mail. Utilizar vídeos, recursos dinâmicos e ter um design responsivo (que se adeque aos dispositivos móveis) pode fazer toda a diferença. Lembre-se sempre de usar o bom senso e de se colocar no lugar do cliente. Você gostaria de receber e-mails como os que você está enviando? Se a resposta for sim, você está no caminho certo.
São muitos os desafios para se destacar, claro, mas é completamente possível utilizar o e-mail marketing como uma das estratégias de sua empresa. Aliado a outras ferramentas, como mídias sociais e SEO, o e-mail pode ser um poderoso canal de comunicação e engajamento de clientes e público-alvo: Definitivamente o e-mail marketing está longe de se tornar antiquado.
Agora que você já sabe da importância do e-mail marketing para a sua empresa, você está mais perto de aumentar suas vendas para mais clientes em potencial e se tornar referência no seu setor. Para saber como começar, acesse a plataforma Meu Redator e seja destaque em conteúdos de qualidade! Produza seu conteúdo conosco.
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