E-mail marketing: funciona?
5 (100%) 6 votos

Quando se fala em e-mail marketing, muitas pessoas tendem a pensar que este tipo de estratégia se tornou antiquada. Mas será? Na verdade, o que as pesquisas mostram é exatamente o contrário.

Apesar de terem surgido uma série de estratégias mais interativas ao longo dos últimos anos, como as mídias sociais, diversos estudos comprovam que o e-mail marketing continua sendo uma das principais ferramentas de marketing digital. 

Para se ter dimensão da eficácia desse tipo de recurso, de acordo com um levantamento feito pela McKinsey&Company, as campanhas de e-mail marketing são 40 vezes mais eficazes que as do Twitter e Facebook! Isso mostra que, para atrair novos clientes, o e-mail marketing é, definitivamente, essencial nas estratégias de qualquer empresa.

Ainda não está utilizando esse poderoso recurso? Então confira 4 dos principais motivos para implantá-lo em suas estratégias de marketing digital.


Por que investir em e-mail marketing

1 – Praticamente todas as pessoas têm e-mail

Além de 92% dos usuários da web possuírem uma conta de e-mail, quase todos checam sua caixa de entrada pelo menos uma vez ao dia, o que torna o e-mail marketing uma ferramenta de amplo alcance.

2 – Permite conteúdos pessoais e personalizados

Além de ter um grande campo de visualização, o e-mail marketing permite que as empresas falem com o seu público-alvo de forma personalizada e de forma exclusiva.

3 – Contribui para relacionamentos duradouros com os clientes

A comunicação e o conteúdo de qualidade via e-mail fortalecem as relações e contribuem para a conquista de novos clientes. Por meio do e-mail marketing trabalhado corretamente há, inclusive, engajamento estendido para as mídias sociais.

4 – Baixo investimento

Quando utilizado da forma correta, o e-mail marketing se mostra como um excelente investimento. Além de seu baixo custo para implantação, o retorno para os negócios pode ser bastante positivo: ao ser bem trabalhado, atinge taxas de abertura de cerca de 60%.


Como se destacar entre os concorrentes

Por ser uma das melhores estratégias de marketing digital, a maioria das empresas dispara e-mails, mas nem sempre da forma correta. Alguns pontos são cruciais para destacar o seu e-mail marketing na caixa de entrada de seu cliente em potencial: você sabe quais?

Primeiramente, é imprescindível que você trabalhe com conteúdos relevantes, ou seja, que despertem o interesse do destinatário. Enviar e-mails sobre fast food para pessoas envolvidas com alimentação fitness pode não ser a melhor estratégia, concorda? Portanto, enviar a mensagem correta para o destinatário certo é o primeiro ponto.

Também é importante apostar na criatividade para atrair a abertura do e-mail. Utilizar vídeos, recursos dinâmicos e ter um design responsivo (que se adeque aos dispositivos móveis) pode fazer toda a diferença. Lembre-se sempre de usar o bom senso e de se colocar no lugar do cliente. Você gostaria de receber e-mails como os que você está enviando? Se a resposta for sim, você está no caminho certo.

São muitos os desafios para se destacar, claro, mas é completamente possível utilizar o e-mail marketing como uma das estratégias de sua empresa. Aliado a outras ferramentas, como mídias sociais e SEO, o e-mail pode ser um poderoso canal de comunicação e engajamento de clientes e público-alvo: Definitivamente o e-mail marketing está longe de se tornar antiquado.

Agora que você já sabe da importância do e-mail marketing para a sua empresa, você está mais perto de aumentar suas vendas para mais clientes em potencial e se tornar referência no seu setor. Para saber como começar, acesse a plataforma Meu Redator e seja destaque em conteúdos de qualidade! Produza seu conteúdo conosco.

 


Meu Redator

O Meu Redator foi criado por jornalistas e tecnólogos que buscam trabalhar de forma colaborativa. No site, o redator freelancer faz seu cadastro com informações pessoais e profissionais e passa por um teste de qualificação.

Caso aprovado na área de candidatura, o profissional passa a receber demandas de criação de conteúdo para blogs, empresas e outros pela plataforma do site.

Ficou interessado em encarar o desafio? Então aproveite para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos em redação, conferir dicas para o mercado e ficar por dentro do que os clientes buscam: tudo isso e mais um pouco você encontra no blog do Meu Redator!