O post inclui 6 dicas para produzir textos que encantam o leitor. Ao aplicá-las, um conteudista pode atrair mais seguidores para suas plataformas virtuais.
Segundo a coach Patricia Antoniazi, “os primeiros 7 segundos cruciais podem determinar se ganhará ou não aquela nova conta, cliente ou triunfará naquela negociação tensa.”
Essa noção dos 7 segundos também se aplica ao marketing de conteúdo, seja com o objetivo de educar o leitor sobre determinado assunto, promover ou vender algum produto ou serviço.
Assim, para que você consiga atrair e manter mais visitantes ao seu site e blog, vamos explicar como encantar o leitor nos primeiros 7 segundos. Acompanhe atentamente os 6 pontos que vamos mencionar abaixo. Se aplicados em sua produção de conteúdo, sua lista de leitores aumentará exponencialmente nos próximos dias.
1 – Título convidativo
A primeira impressão que um post pode causar tem relação direta com o seu título. As pessoas reagem de formas bem diferentes, dependendo do que lêem no título do post que você publicou.
Não é por nada que muitos especialistas em neurolinguística têm sucesso ao apresentar os resultados positivos de seus testes com os chamados ‘gatilhos mentais’. Alguns gatilhos podem tornar seu título extremamente chamativo e “clicante”.
2- Subtítulos em ordem lógica
Cada um dos subtítulos (ou intertítulos) do seu post precisa apresentar uma sequência lógica, a fim de envolver o leitor na trama do texto e garantir que ele continue lendo até o final.
Lembra dos 7 segundos que falamos no início? É mais ou menos o tempo que o leitor vai gastar para ‘passar os olhos’ no título e subtítulos,e decidir se o texto lhe interessa ou não. Nesse sentido, eles são fundamentais para mostrar ao leitor que aquele texto traz as informações que ele procura, e até mais!
Uma dica muito importante é recompensar o leitor por ter chegado ‘até ali’; ou seja, construa o texto de um modo que faça valer a pena investir tempo lendo ele. Se está escrevendo, por exemplo, sobre como fazer chocolate, comece com a origem do chocolate, o desenvolvimento de técnicas, dicas do que fazer e o que não fazer na produção e, no final, mostre suas receitas. O leitor com certeza vai sentir que aqueles primeiros 7 segundos cumpriram o que prometiam!
3 – Negrito, itálico e destaques
Quando um texto não possui ressaltos, ele pode se tornar cansativo de ler. Por isso, inclua os seguintes elementos, para enfatizar algumas ideias:
- Negrito: letras ligeiramente reforçadas visualmente carregam o gatilho mental da importância. Por isso, negritar expressões chave do seu texto ajudam o leitor a identificar onde estão os argumentos de peso do seu post.
- Itálico: quando você utiliza o recurso itálico em partes do seu texto, o gatilho da informação e da descontração são acionados. Assim, o leitor poderá descobrir de onde vêm certa informação, quando ocorreu algo ou que expressões são usadas em outra cultura.
4 – O poder de imagens curiosas
Há alguns anos, antes do sucesso dos vídeos, usar imagens era a principal razão para que muitos acessassem algumas plataformas virtuais. Mas será que agora, com a grande quantidade de vídeos circulando, principalmente, pela plataforma Youtube, isso se perdeu?
De forma alguma! O sucesso gradativo com que o Pinterest vem ganhando terreno mostra algo interessante: as imagens ainda são um poderoso meio de comunicação.
Portanto, não deixe-as de lado em seu post. Mas escolha imagens curiosas e significativas, que vão além do óbvio, e que sejam tão expressivas quanto as palavras do seu post!
5 – Vídeos e texto precisam ter coerência
Para encantar seu leitor em 7 segundos, nunca embede vídeos em seu post que não se encaixem com o contexto do que está sendo tratado.
Um vídeo de viagens num post sobre decoração ou um vídeo com notícias num post sobre receitas, por exemplo, só afugentará o seu público. Seja sempre coerente e conquiste, assim, o respeito do seu público!
6 – A brevidade dos bullet points
Incluir bullet points no seu conteúdo possui um efeito altamente atrativo em termos de escaneabilidade.
Escaneabilidade: visualização prévia de um post com o objetivo de avaliar seu valor e organização visual.
Quando insere os famosos bullet points em seu texto, você ajuda o leitor a visualizar o seu conteúdo e a ter motivos adicionais para consumi-lo. Esse gatilho de brevidade acaba sendo incluído na sua estratégia de produção, e aumenta as chances de encantar o leitor nos 7 segundos iniciais dele em seu site ou blog.
Gostou das nossas dicas para encantar o leitor em 7 segundos? Comente o que achou e inclua alguns dos pontos que mais gostou na sua produção de conteúdo!