Ainda que desafiadora, a tarefa de seguir escrevendo para o nicho gamer pode ser prazerosa, ainda mais considerando a tendência de crescimento desse tema.

É inegável que o mercado gamer é gigantesco, e para chegar a essa conclusão, basta entrar em poucos detalhes a respeito de quanto dinheiro o segmento movimenta.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da consultoria especializada do setor Newzoo, falamos de 200 bilhões de dólares em torno do nicho gamer, com projeções que superam esse valor até 2023.

Com uma rápida navegada pelas principais redes sociais e plataformas de compartilhamento de conteúdo, que logo percebemos que grande parte dos mais bem-sucedidos criadores estão ligados à indústria de jogos de alguma forma. 

Seja postando longos gameplays no YouTube ou transmitindo suas sessões de jogatina em sites dedicados como Twitch (além de sites e portais dedicados ao tema), o mercado de games está sempre ativo.

Por que escrever para o nicho de games é uma boa ideia?

Quem tem dúvidas se vale a pena continuar (ou começar) escrevendo para o nicho gamer, pode ter como motivação os vários vieses pelos quais o segmento de jogos pode ser abordado na produção de conteúdo.

Desde notícias, resenhas, análises em formato de texto por um lado, podcasts, assim como em canais inteiramente dedicados ao tema no YouTube e streaming, o tema pode ser lançado à discussão.

O mesmo se aplica à abordagem do assunto em plataformas criadas originalmente para gamers, como a Twitch, que hoje abrigam todo tipo de conteúdo.

Além disso, a ideia ultrapassada de que jogos eletrônicos são coisa de criança é cada vez mais deixada de lado. 

Isso porque, com a constante renovação do mercado, desenvolvimento de novos consoles (cada vez mais poderosos e também dispendiosos) e dos jogos que se aproximam cada vez mais do real. 

Assim, esse segmento deixa de ser um nicho com público específico para se integrar em níveis crescentes ao nosso cotidiano.

Dessa forma, o nicho de games tem se tornado um passatempo que pode ser aproveitado por todos, principalmente quando consideramos a variedade de títulos disponíveis ao longo de todos os dispositivos, pelos quais podemos de fato jogar alguma coisa.

Até porque, hoje já existem no mercado jogos para todos os gostos, como é o caso dos títulos casuais para quem gosta de jogar no celular.

Geralmente focados em quebra-cabeças simples, como jogos de guerra para PC, há também os títulos multiplayer para serem jogados com amigos.

Contudo, o que importa mesmo é o seguinte: há de tudo para todos quando o ‘problema’ é achar um jogo para cada tipo de pessoa e necessidade. 

E mais uma vez, temos os números que sustentam essa afirmação. Só no Brasil são cerca de 92,4 milhões de jogadores

Por isso, mostraremos como você pode começar a escrever sobre esse tema tendo este público em mente. Conheça as dicas para arrasar na escrita de textos do nicho gamer!

escrever conteudo 2 Escrevendo para o nicho gamer

Como ter sucesso na hora de escrever para o nicho gamer

Defina bem o seu público

Como mencionado anteriormente, o mercado de games é imenso e o seu público pode ser segmentado das mais diversas formas. 

Logo, há quem se interesse apenas por jogos multiplayer, como também existem aqueles que usam o jogo para satisfazer seu lado cooperativo ou competitivo com outros jogadores.

Igualmente, temos os subgêneros mais específicos, como multiplayer assimétrico, jogos do tipo battle royale, tiro em 1ª pessoa e por aí vai. Enfim, as possibilidades são infinitas. 

Sendo assim, uma forma eficaz de atingir o público-alvo do nicho gamer, é delimitar a quem você quer atingir, entendendo que cada tipo de jogo e seu respectivo subgênero detém um tipo específico de jogadores.

Inclusive,  muitas vezes o game possui uma faixa etária em particular a qual deve ser explorada no momento de criar um texto ou vídeo.

Agindo assim, você pode muito bem definir como você irá criar o conteúdo para estas pessoas, efetivamente moldando o material para cada situação.

Apresente conteúdo relevante

Quando o público busca por informações, ele busca algo de relevante. 

Portanto, focar em novidades e lançamentos de grandes empresas pode ser um atalho para conquistar uma parcela desse público, tal como pesquisar as tendências do mercado e a cobertura de grandes eventos do setor. 

Apostar em um caminho como esse tem tudo para ajudar seu site ou blog a se destacar em meio aos resultados de motores de busca. 

Por outro lado, focar em jogos e gêneros mais obscuros pode acabar atraindo um público menor, mas possivelmente mais fiel.

Afinal, você estará tratando de outros temas que não recebem tanto destaque em outros locais, o que pode acabar sendo um diferencial interessante para o seu conteúdo. 

Ou seja, tudo depende da sua estratégia e do objetivo por trás de cada produção.

A palavra de ordem é experimentar. Experimente e veja o que funciona melhor para você e para a sua persona.

Poste seus textos em plataformas gratuitas ou tente emplacar em grandes sites

Caso você tenha decidido escrever sobre games e ainda não tenha um portfólio muito impressionante, é possível criar uma boa impressão ao escrever sobre o tema em plataformas como o Medium.

Se você já tem algum material já publicado, outra boa técnica é tentar contribuir com sites de seu interesse dentro do segmento. 

O importante mesmo é começar –  mesmo que aos poucos –  a criar seu nome no ramo. Uma vez que seu material esteja publicado em outros sites, isso pode ser excelente para atrair a atenção dos leitores.

Imagine que alguém queira publicar seu texto em um site de renome… Provavelmente alguma coisa certa você deve estar fazendo, não?

recursos escrever Escrevendo para o nicho gamer

Não pare de escrever

Essa é uma dica que vale para qualquer escritor aspirante, independente do mercado que busca: nunca deixe de escrever. 

Treinar é essencial! Por isso, escreva, reescreva, publique, apague, leia, releia… 

Considere mostrar seu trabalho para colegas com experiência no setor e, após o feedback deles, preste atenção nas dicas que estas pessoas podem te dar. Busque aprender com seus erros, mas acima de tudo, não pare de escrever NUNCA.

E então, gostou do conteúdo que fizemos para aqueles que trabalham escrevendo para o nicho gamer? Se você é redator e adora escrever sobre esse tema, que tal gerar uma renda extra com sua habilidade?

Cadastre-se na plataforma do Meu Redator e ganhe a oportunidade de criar conteúdos sobre o mercado gamer!