O crescimento do uso da internet modificou por completo a relação entre as empresas e seus consumidores, e por isso cada vez mais ouvimos falar em Marketing Digital. 

Mesmo sem se dar conta, ao longo do dia, enquanto navega na web, você se depara com uma série de estratégias de Marketing Digital. Isto acontece porque esse conjunto de atividades das empresas tem se mostrado muito mais eficaz do que as ações do marketing tradicional.

Para alcançar e trabalhar de forma construtiva com o consumidor, uma das principais estratégias do novo marketing é a produção de conteúdo. Responsável por atrair, engajar e melhorar o posicionamento de um negócio, o Marketing de Conteúdo chegou para reinar.

O que é Marketing de Conteúdo?

Antes de falarmos sobre o assunto, gostaríamos de propor uma questão para você: Qual tipo de empresa atrai mais a sua atenção: as que apenas divulgam seus produtos e serviços ou as que lhe oferecem um relacionamento personalizado e que buscam, de fato, entender as suas necessidades?

Uma das grandes diferenças do marketing tradicional para o digital é a ampla possibilidade de estabelecer um relacionamento de confiança entre a empresa e o público. É exatamente aí que entra o Marketing de Conteúdo.conteudo-marketing

Hoje em dia as pessoas buscam mais que um produto. Buscam informação,
conteúdo. Dessa forma, é imprescindível que qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, ofereça conteúdos de valor para o seu público, como textos em blogs, infográficos, posts em redes sociais, dentre outros.

Essa necessidade se tornou tão clara nos últimos tempos que o Marketing de Conteúdo tem aberto, inclusive, grandes portas para o mercado freelancer. Os redatores vêm sendo cada vez mais requisitados para atender a demanda acelerada por produção de conteúdo, o grande chamariz para que o público conheça e se fidelize a uma empresa.

Marketing de Conteúdo é pra todos

Um ponto interessante quando se fala em Marketing de Conteúdo é que não importa o segmento do negócio: todo o mercado pode utilizar essa estratégia para atrair clientes. O Hospital Samaritano, por exemplo, vem trabalhando com Marketing de Conteúdo há algum tempo.

Logo na página inicial de seu site, o hospital disponibiliza ao leitor conteúdos diversos sobre saúde: dicas sobre exercícios físicos, alimentação, e até textos de apresentação dos profissionais. Todo esse trabalho gera engajamento do público, que passa a encarar o negócio como algo que vai além dos serviços prestados no ambiente físico. Eu, que não estava doente nem nada, passei um tempão lendo os textos mega informativos do site!

Quais são as vantagens do Marketing de Conteúdo?

Agora que você sabe a importância do Marketing de Conteúdo para os negócios, é necessário saber, na prática, quais são os seus benefícios, claro.

– Melhor posicionamento no Google (SEO)

Quem não aparece no Google tem grandes chances de acabar ficando para trás dos concorrentes. Hoje em dia, cerca de 90% das compras têm início na internet, com pesquisas nos motores de busca.

A questão é que para aparecer bem posicionado nas páginas de resultados do Google, o site deve ser abastecido de conteúdos, uma das estratégias de SEO (Search Engine Optimization). O tempo de permanência dos visitantes nos sites é um dos fatores que ajudam a melhorar esse posicionamento. Lembra que disse acima que passei um tempão no site do hospital Samaritano? Então, só em ficar lendo textos, eu com certeza ajudei o site a subir alguns pontinhos no rankeamento do Google.

– Motivação à tomada de decisão e captação de público

Ao disponibilizar conteúdos relevantes aos clientes em potencialpublico-alvo, a empresa está automaticamente contribuindo para a motivação do público em executar uma ação em relação ao produto ou serviço.

Não basta tentar convencer o consumidor de que um produto é bom. Deve-se dar as ferramentas para que ele mesmo chegue a esta conclusão, sendo ativo e participativo no processo.

– Estabelecimento de relação

Marketing de Conteúdo é texto, e para despertar e manter o interesse do cliente deve ser muito bem escrito e deve ir ao encontro daquilo que ele procura: informação, dicas, novidades relacionadas ao produto ou serviço que você oferece. Um texto bem redigido e com conteúdo rico é o grande responsável por atrair, influenciar e levar o leitor a uma ação (a compra).

Para além disso, a função do conteúdo é criar laços, apresentar ideias, ligar as empresas aos seus consumidores em potencial e manter uma relação duradoura com os seus clientes.

– Investimentos mais baixos

Quando se pensa em marketing tradicional, automaticamente vem à mente publicidades na TV, em revistas ou jornais. Além de caro, esse tipo publicidade possui alguns problemas: curta duração e dificuldade em atingir o público-alvo de forma pessoal, fazendo com que grande parte das campanhas passem desapercebidas pelo público. Com o Marketing de Conteúdo é diferente: além de não pagar por espaços publicitários, a empresa tem seu conteúdo circulando pela web por tempo indeterminado, e a garantia de que será acessado por seu público-alvo.

–  Divulgação espontânea = marketing gratuito

Por se tratar de conteúdos sendo veiculados por tempo indeterminado, as empresas que disponibilizam textos, infográficos, posts ou vídeos, permitem que os materiais circulem de forma espontânea pela internet.

Com conteúdos valiosos, a tendência é que os consumidores ou leitores acabem compartilhando o material em suas redes sociais, contribuindo ainda mais para a divulgação e o engajamento de novas pessoas com a marca.

Portanto, se você busca visibilidade e posicionamento positivo do seu negócio, aposte no Marketing de Conteúdo, que proporciona vantagens indiscutíveis com resultados mensuráveis.

Agora que você já sabe da importância do novo marketing para a sua empresa, você está mais perto de atrair mais clientes em potencial e se tornar referência no seu setor. Para saber como começar, acesse a plataforma Meu Redator e seja destaque em conteúdos de qualidade!