Nem só de texto vive uma estratégia de conteúdo. Conheça outros formatos que você pode produzir.
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Quando você quer criar um conteúdo de qualidade, que capte e prenda o usuário, você costuma optar pelo básico: texto. É uma boa estratégia de conteúdo, certamente a mais popular.

Mas e se eu disser que os outros meios podem ser igualmente suficientes, se não mais? Sim, é possível. Você talvez já esteja cansado de postagens para blogs, e-books, tutoriais e checklists. É hora de experimentar coisas novas. E aqui nesse artigo você conhecerá outras alternativas de formatos para uma boa estratégia de conteúdo. Prossiga a leitura e conheça melhor suas opções.

A alternativa mais popular para estratégia de conteúdo: Vídeo

Como já deve ser claro, num tempo de fácil consumo e pouco tempo, o vídeo é um formato simples de ser visualizado.

Tendência para esse, o próximo e vários outros anos, vídeo é uma mídia que ainda não encontrou sua curva descendente. É um dos formatos mais consumidos em qualquer plataforma social e certamente a alternativa mais popular ao texto.

Alguns dados sobre vídeos:

  • Em 2019, será 80% do tráfego web;
  • 55% das pessoas do mundo assistem a um vídeo;
  • 90% dos usuários dizem que vídeos de produtos influenciam na compra;
  • Vídeos em redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e textos combinados;
  • 95% da mensagem em vídeo é mais retida que 10% de mensagem em texto.

Webinars

Um dos exemplares do vídeo, se trata de um palestrante conversando com o público ao vivo. É um excelente formato para gerar clientes em potencial, pois aproxima a empresa deles, além de sanar suas dúvidas sobre o produto.

A crescente alternativa à mídia visual: Áudio

Áudio é uma mídia ainda mais fácil de se consumida. Facilmente executada durante o andar de outras tarefas, é uma forma de trazer conteúdo relevante ao ouvinte enquanto ele está fazendo outra coisa.

Além disso, é uma mídia que consome poucos dados do celular, já que não carrega nada além do som.

Podcasts

Como a Netflix, é uma mídia sob demanda, semelhante ao rádio. Ainda conta com o fato de que também pode ser executado quando quiser.

Esse formato alcança várias situações, levando informação, educação, entretenimento, não há limites para conteúdo.

Usando podcast, empresas podem aproveitar para promover discussões sobre os mercados em que atuam, até mesmo conversas mais informais.

Audiobooks

Uma opção aos ebooks, é uma forma de trazer o texto para o áudio, permitindo maior absorção do conteúdo.

Narração de Posts

Na mesma pegada dos audiobooks, é uma maneira de variar o conteúdo e promover maior absorção do conteúdo que seria em texto numa postagem.

Uma opção mais visual: Gráficos

Uma das bases para um bom Marketing de conteúdo, e pode ser usado como apoio a outros formatos.

Seu uso pode ser para fotos em postagens de blog ou também como infográfico.

Fotos

Basicamente é um meio para ilustrar suas postagens, eBooks e publicações em plataformas sociais.

Além disso, condensa sua mensagem de forma mais visual, quase que um pequeno resumo do texto.

Infográfico

Um tipo de imagem comum para empresas, por ser de fácil absorção ao público. Ele consiste em apresentar informações visualmente complexas de forma simplificada.

Juntando o melhor de dois ou mais mundos: Multimídia

É justamente um formato que consiste em juntar dois ou mais tipos de mídia, combinando estático com o dinâmico.

Com essa combinação, busca trazer um conteúdo mais completo, que atenda aos mais variados públicos, queiram eles consumir áudios ou ver vídeos etc.

Um exemplo foram os jornais The New York Times e The Guardian que em 2010 lançaram um formato de reportagem chamado longform. Ele consistia em um texto com mais 4 mil palavras e diferentes mídias para compor a narrativa.

Com o engajamento de diferentes elementos para montar uma postagem, esses materiais enriquecem e geram maior tempo de leitura e engajamento do leitor.

De qualquer forma, ao montar sua estratégia de conteúdo você deve levar em conta seu público e onde ele está inserido. Avalie bem o seu nicho, produza o melhor conteúdo e exibir ele da forma mais agradável.

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