Não é novidade pensar no profissional de Letras como expert em língua portuguesa e literatura, além de, possivelmente, outros idiomas. Mas quais habilidades adquiridas ao longo da graduação contribuem para que quem é formado em Letras seja um excelente redator?
Provavelmente você já percebeu que o mercado de trabalho em redação tem se tornado cada vez mais amplo, e isso não é por acaso. Este movimento, que vem ganhando força, está diretamente relacionado ao recente investimento de empresas e profissionais autônomos em Marketing Digital.
O que acontece é que, atualmente, oferecer produtos e serviços já não basta! Com a constante presença da internet no nosso cotidiano e os diversos tipos de conteúdos disponíveis gratuitamente, o que as pesquisas apontam é que o público está cada vez mais interessado em se informar. Por isso, é necessário oferecer conteúdo rico e de qualidade, seja em sites, blogs ou redes sociais.
O potencial do profissional de Letras na produção de conteúdo
Durante sua formação, o estudante de Letras, em geral, cria não só o hábito, mas também o prazer por ler e escrever, um dos grandes diferenciais para um redator, claro. Mas não é só isso: confira outras 5 razões pelas quais os profissionais de Letras podem se destacar na área.
– Domínio da língua portuguesa
Mesmo que a sua formação tenha sido voltada para outro idioma, com certeza você teve que aprender (e muito) os fundamentos da língua portuguesa. Além disso, a graduação em Letras possibilita a prática de produção textual, o que faz do profissional um especialista mais do que competente para escrever conteúdos com coerência e boa comunicação.
– Prática em revisão de textos
Qual estudante ou profissional de Letras nunca notou um erro gramatical em um texto? Seja em revistas, livros, jornais ou sites, o olho afiado do graduado em Letras está sempre atento a erros de ortografia ou sintaxe. Mas de que forma essas habilidades ajudam a deslanchar na carreira de redator? Ora, com seus conhecimentos, quem é graduado em Letras também cobra qualidade de seus próprios textos: característica mais que desejável para um produtor de conteúdo.
– Interesses diversos
É bastante comum que os estudantes de Letras sejam pessoas com interesses variados e gosto pela pesquisa. No geral, são pessoas curiosas e que estão sempre atrás de novos conhecimentos. Como a produção de conteúdo envolve as mais diversas temáticas, com foco nos mais diversos públicos, não faltarão novidades e desafios para o redator formado em Letras.
– Comunicação do jeito certo
Uma das características dos profissionais de Letras mais importantes está diretamente relacionada à sua capacidade de comunicação. Além de ter domínio sobre os padrões da norma culta, os graduados na área sabem muito bem trabalhar com diversos estilos de linguagem. Pensando na variedade de conteúdos e público-alvo, esse tipo de habilidade é imprescindível a um redator. O profissional poderá ser requisitado para escrever textos para diretores de empresas, para estudantes de determinada área, ou para a persona em uma estratégia de marketing. Dessa maneira, é essencial que o redator saiba se comunicar da forma mais adequada possível com o leitor.
– Criatividade e dinamismo
Por conta do extenso vocabulário e conhecimento da língua portuguesa, os profissionais de Letras podem ser excelentes produtores de conteúdo. O domínio do idioma possibilita jogos de palavras e brincadeiras criativas, que podem ser grandes diferenciais na hora da elaboração de estratégias de marketing digital. Outro ponto interessante é que quem tem formação na área está constantemente por dentro das novas tendências da linguagem. Todos os dias, na internet, surgem novos jargões, que podem ser amplamente explorados na hora da redação web.
Atuação e mercado de trabalho: por onde começar?
Quando se pensa no mercado de trabalho para profissionais formados em Letras, é comum que as pessoas associem a profissão com ensino, tradução, revisão e editoração. Mas a verdade é que com o avanço da internet, as portas estão mais abertas do que nunca para os graduados na área.
O redator é responsável por atuar na produção de textos, materiais publicitários e de conteúdos para sites e blogs. Ou seja, é o principal ator para uma comunicação de qualidade de empresas e profissionais autônomos com com o seu público-alvo. Com a função de criar títulos e redações para os mais variados clientes, o redator possui uma gama de atuação sem limites, e também de extrema responsabilidade.
Com boa capacidade de comunicação e escrita, o redator tem o poder de transformar negócios, atrair clientes e leitores, levando informações de qualidade e confiança ao público. Se você gosta de escrever, tem interesse em conhecer diversos assuntos e estar por dentro das novas tendências, por que não iniciar a sua carreira como um redator web? Você, enquanto profissional de Letras, já tem mais do que bagagem para entrar nesse mundo complexo e desafiador.
É claro que todo início de carreira tem suas dificuldades, mas o trabalho de redator, assim como qualquer outro, requer exercício. A velha história de “a prática leva à perfeição” pode ser aplicada inteiramente quando se fala em produção de conteúdo. E então, está preparado para ingressar na área e exercer domínio sobre mais uma modalidade da arte da escrita? Cadastre-se agora no Meu Redator e faça parte da nossa equipe!