Uma pesquisa da Hubspot mostrou que 70% das pessoas que visitam um site não estão preparadas para fazer uma compra. Isto significa que grande parte do tráfego que chega a um site não é aproveitada. O marketing de conteúdo para vendas tenta transformar esse visitante em um lead e levá-lo à tomada de decisão, levando conteúdo relevante até ele.

Função do Marketing de Conteúdo

Por ser uma ferramenta com maior poder de alcance ao público-alvo, o marketing de conteúdo é a principal maneira para engajar esse público. Ele é responsável por gerar leads e conquistar conversões na área de vendas. Se você ainda não está certo sobre adotar o marketing digital na sua empresa, confira algumas características que diferenciam o marketing de conteúdo para vendas de outras estratégias:

• Conteúdo voltado para o cliente

Com tantas ferramentas disponíveis no mercado, já não basta fazer um anúncio no rádio, televisão ou mídia impressa, e esperar que ele chegue ao público que você quer alcançar. É necessário modernizar a estratégia de vendas e manter os possíveis clientes próximos ao seu produto até que ele seja comprado.

A base dessa estrutura é o que chamamos de persona, ou seja, um cliente ideal para o seu produto, com potencial para adquiri-lo. O marketing de conteúdo investe em conteúdo rico, traz informações relevantes sobre a empresa, seus produtos e sua área de atuação, volta-se ao bem-estar do cliente, de forma a conquistar sua audiência, e mais do que isso, incentivá-lo a comprar.

• Maior chance de atrair e vender

Ao oferecer informações relevantes, o marketing de conteúdo para vendas mostra para o seu público que você é especialista na área em que atua, o que passa confiabilidade aos clientes. Essas pessoas podem se tornar leads quando perceberem que aquele conteúdo é necessário para a vida delas e importante para que elas tomem decisões.

Além de criar essa necessidade de receber o conteúdo que seu site disponibiliza, o marketing de conteúdo contribui para melhorar a imagem da empresa. Pois, ele também estabelece um diálogo com o consumidor e mostra preocupação com a satisfação dele. O formato desse conteúdo pode ser o mais diverso, como blog posts, vídeos, e-books e webinars.

• Conteúdo melhora o posicionamento da sua empresa na internet

Quanto maior o número de publicações relevantes, maiores as chances de melhorar o posicionamento de seu produto e de sua página nos mecanismos de busca. Afinal, de que adianta ter um produto e estar na internet, se ele não aparece entre os primeiros resultados de uma pesquisa?

Com o uso de palavras-chave e técnicas de SEO (Search Engine Optimization), aliados a um conteúdo único e rico, o Google, por exemplo, entende que mais pessoas terão interesse em ter acesso aquele conteúdo e dá prioridade a ele nos resultados das buscas.

Quanto maior a visibilidade de seu conteúdo, mais acessos. E com mais acessos, maiores as chances de vender o seu produto usando o marketing de conteúdo.

Se divulgada da maneira correta e nos canais corretos, sua empresa pode se tornar referência para o consumidor e ganhar prioridade na hora da compra. O que você está esperando para alavancar suas vendas? Entre em contato com a equipe do Meu Redator e faça um orçamento!