Porque o humor dos memes faz tanto sucesso na internet?
5 (100%) 5 votos

O humor dos memes tornou a internet ainda mais “navegável”. O princípio de que a vida é difícil, mas deve ser vivida com felicidade, nunca esteve mais forte! Muitas pessoas enxergam nos memes que arrancam risadas uma sensação de alívio diante de suas dores. Outros veem neles uma forma de protesto, que pode ser expresso com mais efetividade do que posts comuns.

O fato é que o humor dos memes atrai muita gente e amplia o público das redes sociais que decidem investir nesse tipo de publicidade disfarçada. Gostaria de entender os segredos por trás do humor dos memes? Acompanhe nosso post até o final e pense em aplicar alguns dos pilares citados aqui em sua estratégia de conteúdo.

 

O ingrediente que suaviza a tensão

Se uma informação é até certo ponto engraçada, os efeitos físicos no organismo são positivos. Isso mesmo! Nosso corpo reage a estímulos provocados pelo bom humor. Como assim?

Segundo uma reportagem apresentada pela revista Redbook, reagir à tensão com estresse só piora as coisas. Uma pesquisadora da área de saúde, citada no artigo,  mencionou o seguinte:

“O bom humor de outros faz um convite a todos nós: ‘Avalie sua atitude e faça ajustes, se necessário”.

Ou seja, se você gera humor, você gera sentimentos de aprimoramento pessoal e de consolo. Esses conceitos, por mais efetivos que sejam, são pouco explorados na internet. Quem consegue fazer isso de forma adequada, consegue o tão almejado sucesso de tráfego orgânico!

O humor suaviza a tensão. Então, que tal mostrar que você se importa com o seu público por preparar memes que produza aprimoramento pessoal? os resultados podem vir na forma de engajamento mais intenso e constante.

 

Como incorporar o humor dos memes em meu conteúdo com sucesso?

Fazer memes não significa transformar o seu público numa plateia de comédia. Esse ingrediente de sucesso tem uma dose certa e uma direção adequada.

Por isso, antes de preparar alguns memes, analise a lista de avaliação que preparamos para você. Um meme de sucesso precisa:

 

  • Mostrar que você conhece o público de suas redes sociais
    Como se descobre isso? Na maioria das vezes, por erro e acerto. Ou seja, se um meme não teve reações, registre isso e compare com outro fracasso posterior. Daí compare os memes e descubra o vacilo. Evite-o em posts futuros.

 

  • Timing é tudo!
    Não use um meme com atrasos. Ou seja, se um fato ocorreu fora de sua época, cuidado. O meme pode ter efeito contrário e atrair mais críticas do que reações bem humoradas do seu público.

 

  • Humor zipado
    É simples assim: faça rir com o mínimo de palavras possíveis. Alguns memes nem mesmo usam palavras, apenas desenhos ou gráficos. Assim, poupe-se nas letras. As pessoas bem humoradas preferem rir mais e ler menos. Faça o zip do seu humor usando poucas palavras e muitas ideias subliminares. O resultado virá rapidamente!

 

Que tal nossa lista de checagem de memes? Gostou? Compartilhe nosso post! Entender melhor porque o humor dos memes faz tanto sucesso na internet pode ter feito surgir ideias novas para o seu planejamento de conteúdo. Não tenha medo de fazer rir. Mas produza algo bem pensado. Se fizer isso, suas redes sociais terão um número cada vez maior de seguidores fiéis!