As pessoas nascidas a partir de 1997, são conhecidas como a Geração Z e ela tem particularidades e preferências bem diferentes das gerações anteriores, especialmente quando se trata dos assuntos: trabalho e profissões.
Os profissionais da geração Z mostram-se mais satisfeitos atuando em funções que fornecem oportunidades de reorientar, reenquadrar, reavaliar a cultura de uma empresa e através disso gerar um impacto social através do seu trabalho.
Essa análise profissional apareceu em uma pesquisa recente, cujo estudo teve por objetivo elencar que funções e que tipos de empresas geram maior satisfação profissional para os oriundos da geração Z.
A pesquisa se deu filtrando empregadores com, no mínimo, 30 avaliações de cargos de tempo integral no território dos Estados Unidos e a coleta de dados ocorreu entre abril de 2020 até julho de 2022.
Esse estudo inclusive delimitou e definiu corretamente quem é a geração Z, que compreende os profissionais nascidos entre 1997 e 2012.
Se você é da geração Z e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler esse post até o final!
A geração Z e suas relações de trabalho
De forma geral, a geração Z fica mais satisfeita profissionalmente quando está trabalhando em funções não técnicas, em grande parte criativas.
Apenas dois dos dez empregos mais bem avaliados para funcionários que são da geração Z estão na área de tecnologia, o que em ao comparar com os trabalhadores que não são dessa geração o número sobe para cinco.
Quando avaliadas de forma conjunta com outras gerações como:
- Millennials: nascidos entre 1981-1996;
- Geração X: nascidos entre 1965-1980;
- Baby Boomers: nascidos entre 1946-1964).
A pesquisa indicou notas mais elevadas para cargos como: desenvolvedor, analista de SEO e corretor de imóveis.
Essa pesquisa também levantou as profissões que mais agradam as gerações acima citadas e apontou que pela primeira vez, não apareceu o desejo de se trabalhar numa função executiva, (os chamados c-levels) justamente na Geração Z.
Isso mostra que quem é dessa geração está em busca de funções que proporcione a eles oportunidades de moldar a cultura de uma empresa e com isso causar impacto social.
Isso repercute na lista de dez cargos mais desejados pela geração Z, onde o primeiro lugar é ocupado pelo trabalho de recrutador corporativo, o que faz sentido, pois um cargo desses oferece a oportunidade de moldar como as empresas atraem seus talentos e os retém, o que auxilia na construção de uma força de trabalho que seja mais diversa e inclusiva.
Profissões mais bem avaliadas pela geração Z
Confira o ranking das profissões que fazem a geração Z (que compreende os nascidos no final dos anos 1990 a até o início dos anos 2010) mais feliz:
- Recrutador corporativo
- Gerente de marketing
- Gerente de social media
- Cientista de dados
- Gerente de produto
- Especialista de TI
- Gerente de contas
- Analista de crédito
- Engenheiro de projetos
- Desenvolvedor de negócios
Por que a cultura empresarial é o foco da geração Z
Isso se explica em parte pelo contexto histórico complexo em que os nascidos nessa geração entraram no mercado de trabalho. Pois o modelo de trabalho nessa época estava basicamente todo remoto, mas ainda pouco organizado e que também presenciaram a onda do Great Resignation afetar grandemente os Estados Unidos e o Brasil também.
“The Great Resignation” – que em tradução livre, significa “a grande renúncia”, mas que ficou conhecido como movimento do “Eu me demito”. Ele é um fenômeno que está ocorrendo no mundo todo e é considerado um reflexo do impacto do isolamento social na vida das pessoas e sua relação com o trabalho e a vida profissional.
Esse movimento começou a ser citado em 2021 nos Estados Unidos, com o intuito de aclarar o aumento significativo de casos de demissão voluntária (pedidos de desligamentos voluntários dos funcionários, mesmo sem possuírem outro emprego em vista).
Desta forma os “Z’s” observam cargos como marketing e social media com grande potencial de contemplar o desejo de moldar a imagem de uma empresa, gerando mudanças de dentro para fora.
Os colaboradores da geração Z vieram para gerar mudanças
O mundo está em constantes mudanças e isso afeta também as relações de trabalho.
Sendo assim, trabalhadores das gerações X e Baby Boomers se sentem mais satisfeitos profissionalmente com cargos que demandam maior experiência e que, em contrapartida, oferecem maiores responsabilidades e impactam com mais amplitude numa empresa, como: presidente e diretor executivo.
Na contramão disso veio a geração Z cujo foco está em passos menores, porém mais assertivos e construídos tendo por base novas visões acerca de aspectos como: empresa, liderança e gestão.
Não é à toa que se tem chamado a chegada desta geração ao mercado de trabalho de a “Grande Reorganização”, que vai fazer com que várias empresas olhem para dentro e entendam os novos papéis profissionais, construindo bases que sejam mais inclusivas e que tenham mais foco em ESG.
A Geração Z chega no mercado de trabalho trazendo novas tendências para os negócios e mostrando para os donos de empresas que eles precisam se preparar, se renovar e se adequar para essas novas relações profissionais.
Preferências profissionais da geração Z e suas diferenças para as outras gerações
As listas de profissões mais bem avaliadas por cada geração são influenciadas por fatores como:
- Idade
- Anos de experiência;
- Habilidades possíveis de alcançar no início da carreira ou mais à frente.
O estudo também indicou que os empregadores positivamente avaliados pela geração Z são empresas relativamente grandes e na maioria fundadas antes do ano 2000, mostrando que para os Z’s, trabalhar numa empresa maior e mais bem estabelecida traz maior segurança no emprego e oportunidades mais amplas para a carreira.
Já para as outras gerações as principais empresas citadas em caráter positivo são de tamanho menor e surgiram após o ano 2000.
Algo compartilhado em comum por todas as gerações é que muitas das empresas listadas positivamente no estudo já tiveram posicionamentos públicos acerca de questões como equidade e igualdade racial no ambiente de trabalho e sustentabilidade.
Empresas como: Microsoft, Google, Morgan Stanley e IBM aparecem na lista das dez melhor avaliadas pela geração Z nos EUA, enquanto nenhuma destas está no top 10 de melhores empregadores de outras gerações.
Isso tudo indica que para a geração Z, onde ela trabalha, é tão importante quanto para quem ela trabalha.