As pessoas nascidas a partir de 1997, são conhecidas como a Geração Z e ela tem particularidades e preferências bem diferentes das gerações anteriores, especialmente quando se trata dos assuntos: trabalho e profissões.

Os profissionais da geração Z mostram-se mais satisfeitos atuando em funções que fornecem oportunidades de reorientar, reenquadrar, reavaliar a cultura de uma empresa e através disso gerar um impacto social através do seu trabalho.

Essa análise profissional apareceu em uma pesquisa recente, cujo estudo teve por objetivo elencar que funções e que tipos de empresas geram maior satisfação profissional para os oriundos da geração Z. 

A pesquisa se deu filtrando empregadores com, no mínimo, 30 avaliações de cargos de tempo integral no território dos Estados Unidos e a coleta de dados ocorreu entre abril de 2020 até julho de 2022. 

Esse estudo inclusive delimitou e definiu corretamente quem é a geração Z, que compreende os profissionais nascidos entre 1997 e 2012.

Se você é da geração Z e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler esse post até o final!

Profissao redator o que faz um redator freelancer 2 1 Quais profissões deixam a Geração Z mais feliz e satisfeita?

A geração Z e suas relações de trabalho

De forma geral, a geração Z  fica mais satisfeita profissionalmente quando está trabalhando em funções não técnicas, em grande parte criativas.

Apenas dois dos dez empregos mais bem avaliados para funcionários que são da geração Z estão na área de tecnologia, o que em ao comparar com os trabalhadores que não são dessa geração o número sobe para cinco. 

Quando avaliadas de forma conjunta com outras gerações como:

  • Millennials: nascidos entre 1981-1996;
  • Geração X: nascidos entre 1965-1980;
  • Baby Boomers: nascidos entre 1946-1964).

A pesquisa indicou notas mais elevadas para cargos como: desenvolvedor, analista de SEO e corretor de imóveis.

Essa pesquisa também levantou as profissões que mais agradam as gerações acima citadas e apontou que pela primeira vez, não apareceu o desejo de se trabalhar numa função executiva, (os chamados c-levels) justamente na Geração Z. 

Isso mostra que quem é dessa geração está em busca de funções que proporcione a eles oportunidades de moldar a cultura de uma empresa e com isso causar impacto social.

Isso repercute na lista de dez cargos mais desejados pela geração Z, onde o primeiro lugar é ocupado pelo trabalho de recrutador corporativo, o que faz sentido, pois um cargo desses oferece a oportunidade de moldar como as empresas atraem seus talentos e os retém, o que auxilia na construção de uma força de trabalho que seja mais diversa e inclusiva.  

Profissões mais bem avaliadas pela geração Z

Confira o ranking das profissões que fazem a geração Z (que compreende os nascidos no final dos anos 1990 a até o início dos anos 2010) mais feliz:

  1. Recrutador corporativo
  2. Gerente de marketing
  3. Gerente de social media
  4. Cientista de dados
  5. Gerente de produto
  6. Especialista de TI
  7. Gerente de contas
  8. Analista de crédito
  9. Engenheiro de projetos
  10. Desenvolvedor de negócios

Por que a cultura empresarial é o foco da geração Z

Isso se explica em parte pelo contexto histórico complexo em que os nascidos nessa geração entraram no mercado de trabalho. Pois o modelo de trabalho nessa época estava basicamente todo remoto, mas ainda pouco organizado e que também presenciaram a onda do Great Resignation afetar grandemente os Estados Unidos e o Brasil também.

“The Great Resignation” – que em tradução livre, significa “a grande renúncia”, mas que ficou conhecido como movimento do “Eu me demito”. Ele é um fenômeno que está ocorrendo no mundo todo e é considerado um reflexo do impacto do isolamento social na vida das pessoas e sua relação com o trabalho e a vida profissional. 

Esse movimento começou a ser citado em 2021 nos Estados Unidos, com o intuito de aclarar o aumento significativo de casos de demissão voluntária (pedidos de desligamentos voluntários dos funcionários, mesmo sem possuírem outro emprego em vista).

Desta forma os “Z’s” observam cargos como marketing e social media com grande potencial de contemplar o desejo de moldar a imagem de uma empresa, gerando mudanças de dentro para fora. 

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Os colaboradores da geração Z vieram para gerar mudanças

O mundo está em constantes mudanças e isso afeta também as relações de trabalho.

Sendo assim, trabalhadores das gerações X e Baby Boomers se sentem mais satisfeitos profissionalmente com cargos que demandam maior experiência e que, em contrapartida, oferecem maiores responsabilidades e impactam com mais amplitude numa empresa, como: presidente e diretor executivo.

Na contramão disso veio a geração Z cujo foco está em passos menores, porém mais assertivos e construídos tendo por base novas visões acerca de aspectos como: empresa, liderança e gestão. 

Não é à toa que se tem chamado a chegada desta geração ao mercado de trabalho de a “Grande Reorganização”, que vai fazer com que várias empresas olhem para dentro e entendam os novos papéis profissionais, construindo bases que sejam mais inclusivas e que tenham mais foco em ESG.

A Geração Z chega no mercado de trabalho trazendo novas tendências para os negócios e mostrando para os donos de empresas que eles precisam se preparar, se renovar e se adequar para essas novas relações profissionais.

Preferências profissionais da geração Z e suas diferenças para as outras gerações

As listas de profissões mais bem avaliadas por cada geração são influenciadas por fatores como:

  • Idade
  • Anos de experiência;
  • Habilidades possíveis de alcançar no início da carreira ou mais à frente.

O estudo também indicou que os empregadores positivamente avaliados pela geração Z são empresas relativamente grandes e na maioria fundadas antes do ano 2000,  mostrando que para os Z’s, trabalhar numa empresa maior e mais bem estabelecida traz maior segurança no emprego e oportunidades mais amplas para a carreira.

Já para as outras gerações as principais empresas citadas em caráter positivo são de tamanho menor e surgiram após o ano 2000.

Algo compartilhado em comum por todas as gerações é que muitas das empresas listadas positivamente no estudo já tiveram posicionamentos públicos acerca de questões como equidade e igualdade racial no ambiente de trabalho e sustentabilidade. 

Empresas como: Microsoft, Google, Morgan Stanley e IBM aparecem na lista das dez melhor avaliadas pela geração Z nos EUA, enquanto nenhuma destas está no top 10 de melhores empregadores de outras gerações.

Isso tudo indica que para a geração Z, onde ela trabalha, é tão importante quanto para quem ela trabalha.

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