Redator Freelancer: 4 dicas para trabalhar online
5 (100%) 2 votos

Trabalhar com aquilo que gosta, tendo flexibilidade de horário para conciliar vida profissional e pessoal, sem limites de ganhos é o sonho de qualquer pessoa, não é mesmo?

Em virtude disso, é cada vez maior o número de pessoas que optam por trabalhar como um freelancer. Segundo pesquisa do site Trampos.co, 56% dos “freelas” trabalham em tempo integral, e 34% nas horas vagas.

Dentre as profissões que mais se destacam neste segmento está o redator, responsável pela produção de conteúdos para blogs, sites e até mesmo jornais e revistas.

Os motivos para o crescimento desse modelo de trabalho são vários, dentre os quais estão a inserção no mercado de trabalho, possibilidade de renda extra, ou para ter uma maior autonomia na profissão.

Se este é o seu caso, descubra neste conteúdo como funciona essa modalidade profissional e as melhores dicas para trabalhar como redator freelancer.

O que é freelancer?

Freelancer é um profissional que trabalha de maneira autônoma e independente, prestando serviços para empresas ou pessoas físicas. Os contratos profissionais são feitos por tempo determinado, adequando-se às demandas dos clientes e da disponibilidade do funcionário.

Uma das principais vantagens da carreira de freelancer é que o profissional trabalha por conta própria, sem limites de ganhos e com liberdade de trabalhar em diferentes empresas.

Contudo, como se trata de um profissional liberal, o freelancer deve ser organizado para montar sua agenda, responder agilmente os clientes, divulgar os seus serviços e executar todas as tarefas do segmento.

Em grande parte dos casos, os redatores freelancers trabalham na própria casa, por isso, o foco é essencial. Ser organizado na criação de uma rotina, separando vida pessoal da profissional, arrumar um espaço para trabalhar e principalmente, entregar toda tarefa dentro do prazo.

Essas etapas são básicas para conseguir ser um profissional liberal, porém, o freelancer precisa ter outras características na profissão, como:

1 – Ser comunicativo

Todo trabalhador autônomo é desconhecido no início, ou seja, você precisa ir atrás das oportunidades de trabalho.

Por isso, seja uma pessoa articulada e comunicativa, tenha um bom marketing pessoal e transmita confiança na conversa com os seus possíveis clientes.

Por meio dos contatos você consegue um bom networking, que é um bom início para ter mais oportunidades de trabalho.

2 – Estipule um preço para o seu trabalho

Um dos maiores problemas de um redator iniciante é o quanto cobrar pelo serviço.

Se você está nessa situação, procure ser flexível. Estipule um preço justo tanto para você quanto para seu empregador, sem desvalorizar o seu trabalho.

Além disso, procure ser diferente dos outros, use habilidades e pontos fortes. Isso será o ponto de partida para convencer os seus clientes sobre seu potencial, e com um bom marketing pessoal, será possível uma boa carteira de clientes.

3 – Tenha um portfólio

Conseguir jobs como freelancer é mais fácil quando o seu trabalho é divulgado.

Por isso, crie um blog sobre um tema que goste, e também perfis nas redes sociais, como uma forma de divulgar a sua trajetória profissional.

Use os conteúdos desses canais para construir seu portfólio, oferecendo o máximo de informações necessárias para que o cliente saiba o tipo de trabalho que você pode fazer.

4 – Estude muito

Para que um redator freelancer tenha sucesso na carreira, ter conhecimento e estar atualizado é fundamental para o mercado.

Ter uma excelente redação te ajuda muito, assim como ter conhecimento em SEO e outras estratégias de marketing digital, para aumentar as suas oportunidades de trabalho.

Faça sucesso como freelancer

A profissão de redator freelancer está em alta no mercado brasileiro, e para se diferenciar neste segmento é necessário ter conhecimento do mercado para conseguir trabalhos.

Se você tem dificuldades para divulgar suas habilidades, produza conteúdo na web, principalmente em blogs e redes sociais, assim os seus possíveis clientes conhecerão seu trabalho.

Além disso, procure ser uma pessoa comunicativa, pois isso vai aumentar o número de contatos comerciais e te ajudar na sua carreira como freelancer.

Agora a dica de ouro: para iniciar com vários pontinhos à frente dos concorrentes, cadastre-se em plataformas de produção de conteúdo, e a melhor pedida é a Meu Redator. Somos uma plataforma que já conta com mais de 10 mil especialistas em produção de conteúdo, sobre temas que variam de A a Z. Sua área de especialidade com certeza vai ser bem acolhida e utilizada por aqui.

Agora que você já sabe como começar a carreira de redator freelancer, entre de cabeça neste mundo, e seja um profissional de sucesso!