A criação de conteúdo para diversos fins tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, seja para educar os consumidores ou para vender produtos e serviços. Para atender a essa demanda, profissionais especializados têm sido cada vez mais requisitados no mercado de comunicação e marketing, entre eles os redatores e os copywriters.
Apesar de serem indispensáveis para a criação de conteúdo, muitas pessoas não sabem realmente a diferença entre esses dois profissionais. Porém, é importante entender as características principais de cada um, para saber como eles se relacionam e quando cada um deve ser contratado.
Se você gosta de escrever e quer trabalhar com isso, não perca a oportunidade de ler este artigo até o final. Nele, vamos explicar o que é redator, o que é copywriter, quais são as semelhanças e diferenças entre eles, como é o mercado de trabalho para cada um e como você pode se preparar para seguir uma dessas carreiras. Acompanhe!
O que faz um redator de conteúdo?
Redator é o profissional que escreve e revisa textos e artigos para diferentes mídias e formatos, como blogs, sites, revistas, jornais, e-books, infográficos, podcasts e roteiros para vídeos.
Seu objetivo é informar, educar ou entreter o seu público-alvo, de acordo com a estratégia de comunicação definida pelo cliente ou pela empresa para a qual ele trabalha.
Dependendo da empresa para a qual vá gerar conteúdo, o redator precisa ter domínio da sua língua nativa ou ser bilíngue, conforme o caso.
Além disso, precisa ter criatividade, capacidade de pesquisa e adaptação a diferentes estilos e temas. Ainda, deve conhecer as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que são as práticas para otimizar os textos para os mecanismos de busca, como o Google.
Áreas de atuação e formas de contratação
Várias são as demandas e as oportunidades para redatores na sua área de atuação. Isso significa que o profissional pode atuar em diversas áreas, como jornalismo, publicidade, marketing de conteúdo, educação, entretenimento etc.
O redator pode ainda trabalhar como freelancer, ou seja, por conta própria, ou trabalhar como funcionário de uma agência de comunicação ou de uma empresa.
Como freelancer, ele pode atender a vários clientes e projetos diferentes, o que é especialmente vantajoso em termos financeiros.
No entanto, precisa ter organização, disciplina e gestão do tempo para cumprir os prazos e entregar um trabalho de qualidade.
Por outro lado, trabalhar como funcionário de uma agência de comunicação ou de uma empresa também tem lá suas vantagens e desvantagens. Para se ter uma ideia, o profissional pode ter um salário fixo, carga horária definida e benefícios corporativos como plano de saúde e vale-alimentação ou refeição.
Contudo, isso pode ser limitante em termos financeiros e de criatividade. Afinal, terá que se adequar à rotina de trabalho da empresa e aos seus horários.
E o que faz um copywriter?
O copywriter, por sua vez, é o profissional que escreve textos persuasivos com o intuito de convencer o leitor a tomar uma ação específica, como comprar um produto ou serviço, assinar uma newsletter, baixar um material gratuito ou se inscrever em um curso on-line, por exemplo.
Seu objetivo é gerar conversões para o seu cliente ou empresa, ou seja, transformar os leitores em leads ou clientes.
Além de domínio do seu idioma nativo ou de outro, caso seja importante, o copywriter precisa ter conhecimento de técnicas de escrita persuasiva, gatilhos mentais, storytelling e marketing digital.
Ademais, precisa conhecer as técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization) para otimizar os seus textos para as conversões.
Áreas de atuação e formas de contratação
Assim como o redator, o copywriter pode trabalhar como freelancer ou como funcionário de uma agência ou empresa. A grande diferença aqui está no material produzido.
Seja qual for a forma de contratação, ele escreverá textos para anúncios on-line ou offline, landing pages, e-mails marketing, cartas de vendas, vídeos de vendas e outros conteúdos persuasivos e com foco em conversão.
Diferenças entre redator e copywriter
Diante de tudo o que já abordamos até aqui, provavelmente você já deve ter percebido que a principal diferença entre redator e copywriter é o estilo de escrita, não é mesmo? O redator escreve textos informativos ou educativos, que podem ou não ter intenção de venda.
Seu objetivo, portanto, é gerar valor para o leitor, oferecendo conteúdo relevante e útil.
Já o copywriter escreve textos persuasivos ou vendedores, que têm como foco a conversão. Seu objetivo é gerar resultado para o cliente ou empresa, induzindo o leitor a executar uma determinada ação, que pode ser baixar um e-book ou comprar algo.
Outra diferença entre redator e copywriter é o formato dos textos. Enquanto o primeiro pode escrever textos longos ou curtos, dependendo do tipo de mídia e do objetivo do conteúdo, o segundo geralmente escreve textos curtos e diretos ao ponto, usando frases simples e claras.
Para isso, ele comumente utiliza de gatilhos mentais, tais como:
- Escassez;
- Urgência;
- Prova social;
- Novidade;
- Reciprocidade, entre outros.
Além dos gatilhos mentais, o copywriter precisa ter um bom conhecimento do produto ou serviço que está vendendo, dos benefícios que ele pode oferecer e do público-alvo que quer atingir.
Ademais, deve ter habilidade para criar títulos chamativos, introduções envolventes e chamadas para ação eficazes.
Semelhanças entre redator e copywriter
Apesar das diferenças, os dois profissionais também têm algumas semelhanças. Veja quais são:
- Ambos produzem conteúdos para diferentes canais e plataformas digitais;
- Os dois profissionais precisam ter habilidade com a escrita e domínio da língua portuguesa;
- Tanto o redator quanto o copywriter precisa ter boa capacidade de pesquisa e atualização constante sobre os temas abordados;
- Os dois profissionais podem exercer suas atividades de forma autônoma (freelancer) ou por contratação (CLT ou PJ).
Como decidir qual carreira seguir?
Vale destacar que cada profissão tem suas vantagens e desvantagens. Sendo assim, cabe a você avaliar qual delas se encaixa melhor no seu perfil, objetivo e mercado.
Para decidir qual carreira seguir entre redator e copywriter, você pode se fazer algumas perguntas e considerar alguns fatores:
- O seu perfil: você se identifica mais com uma escrita informativa ou persuasiva? Você gosta mais de criar conceitos ou vender soluções?
- O seu objetivo: você quer gerar valor para o leitor ou resultado para o cliente?
- O seu mercado: você quer atender clientes de diferentes segmentos ou focar em um só? Você quer atuar em uma agência ou em uma empresa? Você quer trabalhar com conteúdo orgânico ou pago?
Na hora de responder a esses questionamentos, lembre-se de que não há uma resposta certa ou errada, mas sim uma escolha pessoal e profissional.
Todavia, ao responder essas perguntas com sinceridade, terá uma ideia mais clara de qual carreira combina mais com você.
O importante é que você se sinta realizado e feliz com o que faz.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido as diferenças e semelhanças entre redator e copywriter.
E agora que você já sabe quais são, que tal usar suas habilidades de escrita e juntar-se a mais de 30 mil redatores que ajudam diversas empresas a crescer por meio da produção criativa de conteúdo?
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Escrito por:
Juliano Franco Duarte
CEO – Meu Redator