Desde o surgimento da internet, as estratégias de marketing têm sido reinventadas. Hoje, o bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization) pode ser a grande diferença para o sucesso de uma empresa, e por isso especialistas nas técnicas têm sido cada vez mais procurados.

Estar bem posicionado nos motores de busca faz com que novos visitantes conheçam o seu negócio e, por consequência, as chances de conversão (leads/clientes) aumentam.

Como atualmente é impossível falar em Inbound Marketing sem mencionar as estratégias de SEO, é importante que você possa conhecer formas de otimizar e potencializar a colocação do seu site, especialmente no Google: é o caso da plataforma SEMRush.

Diferença entre SEO e SEM

Até quem se dedica ao marketing digital pode se confundir com as siglas SEO e SEM. Mesmo estando relacionadas, essas duas técnicas possuem algumas diferenças importantes.

Basicamente, SEM (Search Engine Marketing) é uma estratégia mais ampla que SEO, abrangendo todos os recursos de marketing que têm ligação com os motores de busca.

Enquanto SEO está relacionado a otimização de resultados orgânicos (naturais, ou seja, não pagos) por palavras-chave em sites como Google e Yahoo, o termo SEM engloba, também, os anúncios pagos. Além disso, o SEM possibilita a avaliação do retorno pelas ações aplicadas, e para isso existem algumas plataformas que cuidam dessas análises.

Afinal, o que é o SEMRush?

O SEMRush é uma plataforma online poderosa composta por uma série de ferramentas que permitem analisar o posicionamento de um site, inclusive da concorrência.

Entre as diversas possibilidades de avaliação, o SEMRush é capaz de mostrar o desempenho de determinada página na web a partir de pesquisas orgânicas e PPC, permitindo que usuário acompanhe os resultados de campanhas variadas.

Como se não bastasse possibilitar a análise do trabalho da concorrência, o SEMrush também conta com ferramentas para otimizar a colocação de um site nos buscadores. Ou seja, a plataforma, se bem utilizada, pode se tornar a melhor amiga de quem trabalha com SEO.

Serviços oferecidos pelo SEMRush

Como você já sabe, o SEMRush foi criado para analisar tanto os resultados orgânicos quanto os de Adwords. Para isso, a plataforma conta com o cadastro de mais de 40 milhões de palavras-chave e 20 milhões de domínios.

O layout do sistema facilita a navegação, e para quem já trabalha com SEM e SEO a ferramenta pode ser considerada bastante intuitiva.

Após o cadastro e o login no sistema, o usuário se depara com a página “dashboard”. Nela, encontra-se o menu com os vários serviços de análise do SEMRush.

  • Análise de palavras-chave

Nesse tópico o usuário consegue descobrir quais são as melhores palavras-chave para melhorar o rankeamento de seu site nos motores de busca. Também é possível observar os dados da concorrência, como resultados orgânicos e pagos.

  • Palavras-chave de correspondência de frase e Palavras-chave relacionadas

Uma das formas mais interessantes para avaliação e otimização de suas palavras-chave está nesses dois relatórios. Enquanto as “Palavras-chave de correspondência de frase” mostram as variações que os usuários da web podem utilizar para pesquisar a palavra-chave, as “Palavras-chave relacionadas” mostram outras opções de palavras-chave. Na prática, esses relatórios permitem que você avalie melhor as palavras-chave trabalhadas, principalmente para atrair novos visitantes para o seu site.

  • Rastramento de posição

Por meio dessa ferramenta, o usuário consegue monitorar o posicionamento do seu site e de qualquer palavra-chave. O melhor de tudo é que a análise pode ser específica de acordo com determinado país ou região, proporcionando, inclusive, que o usuário descubra quem são seus concorrentes naquele local.

  • Pesquisa de PLA

Com esse recurso os anúncios de seus concorrentes deixam de ser um mistério. Relatórios interessantes, mostrando o rankeamento, os anúncios, títulos e até mesmo os preços das campanhas concorrentes podem ser acessados.

  • Análise de domínios

Para entender o trabalho da concorrência e obter uma análise detalhada, o SEMRush conta com uma ferramenta que compara domínios e palavras-chave. Dessa forma, ao pesquisar por um domínio na plataforma, o usuário consegue acessar dados como: número de visitas mensais no site, número de palavras-chave posicionadas no Google, as principais palavras-chave posicionadas, custo do tráfego, número de anúncios, dentre outros.

Além desses serviços, que têm grande potencial para transformar a forma com que você trabalha com SEM e SEO, a plataforma do SEMRush conta com ferramentas para auditoria de sites, análise de redes sociais e de estratégias de campanhas de publicidade em vídeo.

De que forma o SEMRush pode me ajudar?

Como você pôde ver, as técnicas de SEO estão diretamente relacionadas às estretégias de SEM. Com o amplo envolvimento das pessoas com as mídias sociais, fica clara a importância dessas técnicas no trabalho do Marketing Digital.

Uma boa colocação nos motores de busca é fundamental para a conversão de leads, mas também para um melhor posicionamento da empresa no imaginário do público-alvo. As primeiras colocações no Google estão associadas a qualidade e relevância de conteúdos, o que colabora, automaticamente, para o crescimento do número de visitantes.

Pensando nisso, quem trabalha com marketing de conteúdo deve conhecer profundamente não apenas SEO, mas também os efeitos de campanhas pagas e de outras estratégias online: campo do Search Engine Marketing.

Para isso, a plataforma SEMrush pode fazer toda a diferença na hora de elaborar as estratégias de uma empresa, principalmente a partir da análise do trabalho dos concorrentes. O software, além de auxiliar na otimização de buscas por palavras-chave, deve ser explorado em suas várias possibilidades.

É claro que o SEMRush não é perfeito, mas quanto mais você se debruçar para entender suas ferramentas, mais resultados serão gerados para a melhoria do seu negócio. Está disposto a colher benefícios a médio e longo prazo? Com certeza a plataforma será uma de suas melhores aliadas.