Com o avanço surpreendente da economia digital, também os serviços de redação freelancer estão sendo ofertados em várias plataformas. Isto é, nos marketplaces de redatores, que funcionam de forma muito semelhante aos de produtos.

Só que a grande diferença é que, nesse espaço, os redatores fazem a magia das palavras acontecer, pois elas têm o poder de encantar, informar e converter o seu público. Enquanto as plataformas têm o papel de intermediar freelancers e empresas contratantes.

Tudo isso tem uma grande importância, já que a produção de conteúdo é um dos pilares essenciais de uma estratégia de marketing de sucesso. Para entender mais sobre essas plataformas e, inclusive, ver algumas dicas para escolher a melhor, continue lendo aqui.

O que é um marketplace de serviços de redação?

Para começar, saiba que um marketplace é uma plataforma online que congrega uma variedade de vendedores e compradores. Desse modo, estão oferecendo produtos ou serviços em um único ambiente digital, otimizando assim a interação entre as partes.

Pense no marketplace como um shopping virtual, em que existem diversas lojas e você encontra uma ampla variedade de ofertas em um único lugar. Por exemplo, o Mercado Livre é um marketplace muito conhecido para a compra e venda de uma variedade de itens.

Já os marketplaces de serviços de redação freelancers funcionam de uma forma parecida, mas voltados para o mundo do marketing digital. Assim, os produtos oferecidos nessas plataformas são resultantes do trabalho de produção de conteúdo dos redatores.

Nesses espaços, você tem a oportunidade de conhecer uma infinidade de redatores com especializações em diferentes áreas do mercado. De fato, são focados em conteúdo institucional, otimização para SEO, tradução, além de revisão, edição e muito mais.

E, para facilitar a sua escolha de um talento para produzir o seu material, as plataformas permitem que você filtre os redatores usando diferentes critérios. Por exemplo, especialização, experiência, avaliações de clientes, portfólio, preço, dentre outros. 

Onde encontrar redator freelancer?

Apesar de parecer uma pergunta óbvia, na verdade, não é. Por sinal, é uma maneira fácil de explicar para que servem os marketplaces de serviços de redação freelancers. De fato, são espaços em que você encontra diversos profissionais produtores de conteúdo.

O principal objetivo desses espaços é facilitar o encontro entre empresas que buscam conteúdo de qualidade e os profissionais que o produzem. Mais do que isso, oferecem um ambiente em que os redatores têm a liberdade de definir suas estratégias de produção.

O que gera resultados surpreendentes, com soluções criativas das mais variadas, garantindo a qualidade das entregas de conteúdo e novas oportunidades de crescimento.

Mas, não apenas as pessoas talentosas estão ali reunidas, também são oferecidas as ferramentas essenciais para agilizar todo o processo de criação de materiais. Por isso, algumas características essenciais de um bom marketplace de conteúdo são:

1.º – Disponibilidade de recursos para efetuar pedidos, gerenciar os projetos em andamento e finalizar os processos com eficiência;

2.º – Permitir uma comunicação clara e objetiva entre as partes envolvidas, assegurando que o conteúdo final esteja de acordo com o esperado e bem planejado;

3.º – Combinar na medida certa a qualidade com a quantidade de conteúdos relevantes, seguindo um calendário bem estruturado.

Como contratar um redator freelancer?

Para começar, saiba que existem algumas opções para fazer essa contratação, umas mais assertivas e outras nem tanto. Isso porque você tem a alternativa de contratar uma agência, um freelancer independente ou um marketplace de serviços de redação.

No entanto, a maneira mais segura de contratar bons profissionais talentosos e receber um conteúdo de qualidade é escolhendo as plataformas de serviços de redação. Afinal, nesses espaços, você tem a chance de escolher o profissional mais adequado para sua demanda.

Alguns marketplaces muito conhecidos no mercado são o Workana, 99Freelas, Contentools, WriterAccess. Além desses, é importante destacar que um dos mais recentes marketplaces de redação freelancer é a plataforma Meu Redator.

O marketplace Meu Redator surgiu de uma decisão da empresa de focar em dois modelos de negócio, distintos, mas totalmente interligados: 

Meu Redator Agência

Neste modelo, é oferecido o serviço em que você contrata a criação de conteúdo com a curadoria da Meu Redator. Desse modo, a própria agência faz a seleção do redator levando em conta o perfil do projeto, o nicho de mercado, experiência, e as melhores práticas de SEO. Todos os serviços aqui, passam pela revisão e curadoria da equipe da Meu Redator.

Meu Redator Marketplace

Já, neste modelo de negócio, é oferecido um espaço para os redatores divulgarem os seus serviços, bem como permitir que as empresas publiquem as suas demandas de conteúdo. Desse modo, gerando vantagens tanto para os clientes quanto para os profissionais.


Marketplace da Meu Redator (https://br.meuredator.com)

Quais são as vantagens de um marketplace de redatores?

Para que você possa ter uma ideia mais precisa das vantagens de um marketplace de redatores, é interessante destacar os benefícios tanto para o cliente quanto para o redator.  

Vantagens para o cliente

  • Liberdade para escolher o talento que atenda melhor às suas demandas e objetivos de projeto, tendo em vista a especialização, experiência, portfólio e valores;
  • Reduzir custos de produção de conteúdo, uma vez que o pagamento será exatamente pelo serviço contratado diretamente com o freelancer;
  • Estabelecer uma negociação diretamente com o redator selecionado, favorecendo a definição dos detalhes, como briefing, prazos para as entregas e outros;
  • Manter controle sobre o processo de produção, pois é possível acompanhar o desenvolvimento, solicitar modificações e fornecer feedback direto ao freelancer;
  • Ter a garantia de uma plataforma respeitada no mercado, que oferece suporte tanto para o cliente quanto para o redator em casos de dúvidas, conflitos ou imprevistos.

Vantagens para o redator

  • Contar com o respaldo e credibilidade de um marketplace reconhecido no mercado, podendo promover serviços e potencializar a sua visibilidade de forma mais ampla;
  • Negociar diretamente com o cliente para ter compreensão mais detalhada do briefing do projeto, das expectativas e requisitos informados;
  • Autonomia para estabelecer seus preços e condições de trabalho, baseando-se na experiência, qualidade do trabalho e demanda do mercado;
  • Expandir posicionamento no mercado de marketing digital, aumentando a rede de contatos, enriquecendo o portfólio e acumulando avaliações favoráveis dos clientes;
  • Ter assistência do marketplace para situações de incertezas, conflitos ou problemas com algum cliente ao longo do desenvolvimento de um projeto.

4 dicas para saber como escolher a melhor plataforma?

Depois de entender mais sobre as plataformas de redação, chegou o momento de entender o que deve ser avaliado em cada uma para uma escolha assertiva. Pensando nisso, vamos dar agora 4 dicas para ajudá-lo nessa tarefa:

1.º –  Como são selecionados os redatores para a plataforma

Sem dúvida, esse é um ponto essencial para direcionar a sua escolha por um marketplace de serviços de redação freelancer. Com toda a certeza, o talento e a competência dos profissionais fazem toda a diferença para uma entrega de alta qualidade. 

A plataforma precisa ter um processo de seleção que prioriza as competências, como também a experiência prática na produção de conteúdo, em diversos formatos demonstrados nas avaliações dos próprios clientes. Além disso, você precisa ter acesso a ferramentas para conseguir:

  • Filtrar os talentos por áreas de especialização ou nichos de mercado;
  • Identificar as habilidades específicas de cada redator, como SEO; 
  • Ter acesso a materiais produzidos pelos redatores para avaliar a qualidade;
  • Obter informações confiáveis e seguras sobre as condições de oferta dos serviços;
  • Canais de comunicação eficientes e diretos com os talentos da plataforma;
  • Ferramentas de briefings detalhadas conforme as especificidades de cada projeto;
  • Integração com IA para otimizar a geração de personas e estratégias de conteúdo;
  • Comparar os perfis dos profissionais, considerando qualificações e portfólios. 

2.º – Diversidade dos talentos do marketplace de redação 

Nesse aspecto da diversidade dos talentos, você precisa ter clareza dos seus objetivos com a produção de conteúdo para escolher a plataforma mais adequada. Afinal, você encontra profissionais das mais variadas áreas, aptos a produzir conteúdo em diversos formatos. 

Como também você encontra profissionais com alto grau de especialização técnica, que produzem materiais ricos, com elevado nível de qualidade. Por exemplo, conteúdos específicos para áreas como direito, medicina, finanças e outras.

Assim, você consegue encontrar em uma única plataforma todos os serviços que necessita, podendo contar com a produção de conteúdos para atender todas as fases do funil de marketing, conforme as especificidades das suas demandas. 

3.º – Integração com diferentes ferramentas 

Saiba que esse é um aspecto que faz toda a diferença na escolha da melhor plataforma para atender às suas demandas de conteúdo. Pois, a conexão e sincronização com outras ferramentas resultam em trabalhos desenvolvidos com maior qualidade. Por exemplo:

  • Ferramentas de SEO;
  • Automação de marketing;
  • Redes sociais;
  • Análise de dados;
  • Inteligência Artificial, como a Studio;
  • Sistemas de antiplágio.

A partir dessas conexões, é possível que você encontre em uma única plataforma todos os serviços que necessita, podendo fazer todas as suas solicitações. Depois que o conteúdo estiver pronto e aprovado, é fácil para distribuir para os canais mais adequados.

4.º – Tipos de redatores de cada plataforma 

Da mesma forma que as outras plataformas comercializam diversos tipos de produtos, os marketplaces de redação facilitam para você encontrar profissionais talentosos. Com certeza, são pessoas com conhecimentos específicos de várias especialidades.

E podem atender com qualidade às suas demandas e aos objetivos de produção de conteúdo nos mais variados formatos: redatores web SEO, copywriters, ghost writers, técnicos, criativos, e-commerce, dentre outras possibilidades.

Conclusão 

Os marketplaces de serviços de redação freelancers são soluções que se tornaram indispensáveis na era digital. Já que tem o intuito de facilitar o encontro entre redatores talentosos e empresas ou indivíduos que buscam conteúdo de qualidade. 

Essas plataformas oferecem uma gama de serviços que vão desde a redação SEO até a criação de conteúdos técnicos complexos. Desse modo, podem atender a uma diversidade de necessidades e nichos de mercado, além de variados formatos de conteúdo.

Entre essas plataformas, a Meu Redator destaca-se pelo seu grande potencial de crescimento no mercado. Com uma interface intuitiva, um rigoroso processo de seleção de talentos e inúmeros serviços especializados, a plataforma se diferencia das demais. 

Para empresas que buscam elevar seu conteúdo e redatores que desejam expandir suas oportunidades de trabalho, a Meu Redator representa uma escolha excelente e confiável.

Ao escolher a Meu Redator, você está investindo em conteúdo que engaja, informa e transforma, construído sobre a base sólida de talento e dedicação.

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CEO – Meu Redator