Segundo uma pesquisa da Content Marketing Institute, que foi realizada agora no ano de 2023, o marketing de conteúdo é responsável por 83% de toda a geração de demanda. Simplificando: o marketing de conteúdo é atualmente responsável por atrair 83% dos potenciais clientes da sua empresa.

Ou seja, é um número um tanto quanto significativo, o que torna a escolha de um time de marketing de conteúdo ainda mais importante. Por isso, preparamos um conteúdo com as 5 regras de ouro para te ajudar a contratar o melhor time de marketing de conteúdo para a sua empresa.

Quer saber quais são essas 5 regras para você contratar um time de marketing de conteúdo perfeito para a sua empresa? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

Regra 1: não é exatamente necessário escolher alguém que já domine a área

A primeira regra na hora de contratar um time de marketing de conteúdo é que você não precisa obrigatoriamente escolher alguém que já atue na área da sua empresa. Isso porque, nem sempre o candidato que já domina o assunto é a melhor opção para o que você está procurando.

Por exemplo, sua empresa atua na área de construção civil, e isso não significa que os candidatos que já trabalham com a criação de conteúdo para o setor sejam a melhor escolha.

Então, não fique obcecado em escolher alguém que já entenda sobre o assunto que você precisa. Para isso, o ideal é escolher o candidato que tem o estilo de escrita que você procura.

Depois, basta fazer um treinamento para adequar o candidato de forma que ele se torne o melhor para a sua empresa. Ou seja, é preciso que a pessoa saiba escrever, já que escrever sobre determinado assunto é apenas uma questão de treinamento.

Porém, é muito mais difícil ensinar alguém a escrever bem.

Regra 2: faça um teste com os candidatos antes de fazer a seleção

A regra número 2 é fundamental para te ajudar a selecionar os candidatos mais aptos para o seu time de marketing de conteúdo. Por isso, não abra mão de fazer um teste com todos os candidatos.

Porém, vale lembrar que para esse teste, é fundamental que ele seja relacionado com o que você precisa para a sua empresa. Seguindo o mesmo exemplo de uma empresa na área de construção civil, uma boa opção de teste é pedir um texto falando sobre as diferenças nos tipos de fundação.

Dessa forma, você seleciona os candidatos que conseguem explicar da melhor forma o assunto, mesmo que não sejam da área. E é exatamente com esse teste que você vai conseguir entender que nem sempre o candidato da área é a melhor opção para a sua empresa.

Regra 3: não descarte um candidato considerado estranho

A terceira regra de ouro para te ajudar a contratar seu time de marketing de conteúdo é que você não deve descartar aqueles candidatos considerados “estranhos”. Isso porque, ao considerar esses candidatos diferentes, você pode encontrar oportunidades de modificar várias coisas dentro da sua empresa.

Por exemplo, se você sente que seu time de marketing de conteúdo é “travado”, que tal considerar a contratação de um candidato animado e que desafie esse cenário? Por isso é tão importante fazer um teste com seus candidatos, de forma a não descartar um ótimo criador de conteúdo por ser uma pessoa fora dos padrões da sua empresa.

Regra 4: saiba escolher o candidato certo, no momento certo

A quarta regra de ouro na hora de contratar um time de marketing de conteúdo é saber o timing na hora de fazer a contratação, bem como na escolha do candidato. Por exemplo, se estamos falando de uma startup, você precisa de um “canivete suíço”, ou seja, um criador de conteúdo que pode desempenhar várias funções diferentes.

Por outro lado, se estamos considerando uma empresa madura ou que tenha mais de 100 colaboradores, o cenário muda. Nesses casos, é importante saber como escolher o candidato certo e qual a função que ele precisa desempenhar dentro do time de marketing de conteúdo.

Por isso, é muito importante que a seleção dos candidatos seja mais completa, com dois ou mais testes para encontrar o candidato ideal para compor seu time.

Regra 5: é uma boa opção escolher um candidato que domina multimídia

A regra número 5 é que, na hora de contratar um time de marketing de conteúdo, pode ser uma ótima opção escolher aquele candidato que domina multimídia. Por exemplo, um candidato que, além de ser um ótimo criador de conteúdo para seu blog e seu site, domine outras áreas de conhecimento, como criação de roteiros para vídeos.

Dessa forma, você vai estar contratando um candidato que não só domina mais de uma forma de escrita, como também que possui uma visão mais ampla do todo, podendo ajudar sua equipe na tomada de decisões.

Conheça a Meu Redator Marketplace

Você sabia que a Meu Redator agora tem a Meu Redator Marketplace? No Marketplace da Meu Redator você consegue ter contato direto com os profissionais, facilitando na contratação do candidato ideal para criar o marketing de conteúdo da sua marca.

Ou seja, ficou ainda mais fácil para a sua empresa conseguir aquele candidato perfeito e que se enquadra nos objetivos da sua empresa. Além disso, no Meu Redator Marketplace você encontra profissionais de várias áreas, garantindo ainda mais praticidade na hora de montar seu time, como por exemplo:

  • Design e vídeo;
  • Pesquisa e planejamento;
  • Edição de livros;
  • Redação institucional;
  • Redação SEO;
  • Revisão e reescrita.

Mas não se esqueça, a Meu Redator Agência também é cheia de vantagens, principalmente no que diz respeito à praticidade. Isso porque, na Agência, a nossa equipe seleciona os melhores criadores de conteúdos para cuidar da criação e da revisão de todos os conteúdos, de acordo com o que a sua empresa precisa.

Então, que tal contar com a Meu Redator Agência e a Meu Redator Marketplace para a criação dos melhores conteúdos? Para isso, basta entrar em contato com a nossa equipe na Agência e também conferir o candidato perfeito para as suas necessidades na Meu Redator Marketplace.

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CEO – Meu Redator