Você tem dúvida sobre quando usar “vê” e “ver”? Tem dificuldade em distinguir a função de cada termo?

Então, aproveite para ler este conteúdo do nosso Manual de Ortografia e ficar ligadinho em mais essa dica valiosa para enriquecer seu vocabulário. 

Até porque, aprender regras ortográficas nunca é demais, ainda mais quando estamos falando de se preparar para escrever textos de qualidade. Siga conosco!

Vê ou ver: aprenda a usar cada palavra

Em primeiro lugar, é importante destacar que ambas as formas estão corretas e existem na língua portuguesa, não se parecendo com outros casos, como “mexer ou mecher”, por exemplo. 

“Vê” nada mais é que o verbo ver conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como quando falamos ou escrevemos “ele vê”, “ela vê” etc. 

O mesmo vale para a conjugação da segunda do singular do imperativo, ou seja, a expressão “vê tu”.

Além disso, o verbo “vê” também tem o significado de ordem, imposição ou conselho, quando se fala, entre outros exemplos:

  • Júlia, vê isso aqui agora!
  • Ana, você pode vê uma coisa aqui, por favor?

Por outro lado, “ver” tem uma explicação mais simples, sendo o verbo VER no infinitivo, indicando que alguém “pode ver, “vai ver” ou “quer ver”.

Vê ou ver: por que essas palavras se confundem?

Uma vez que o verbo VER se mostra de duas maneiras –  conjugado ou no infinitivo – , é comum que surja a dúvida de qual termo usar na escrita.

O que acentua essa dificuldade é a ausência do “r” no final das formas verbais do infinitivo, geralmente em conversas informais. Logo, tendemos a querer repetir um modo de linguagem que não é apropriado para a escrita.

Isso é comum em diversos verbos que utilizamos na nossa rotina, como é o caso de estar, correr, fazer, dar e o próprio ver.

Nesses exemplos, acontece que a nossa pronúncia das formas no infinitivo fica parecida com as palavras oxítonas que estão acentuadas na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

No entanto, esse problema não costuma ocorrer quando a terceira pessoa é uma paroxítona.

Ainda em dúvida? Veja uma forma SIMPLES de como usar Vê e Ver

Quando usar “vê”

Como já sabemos, o “vê” está conjugado na 3ª pessoa do singular do indicativo ou então na 2ª pessoa do singular do imperativo. 

Por isso, essas conjugações se apresentam como algo que está se sucedendo naquele momento da narração, isto é, trata-se de uma atividade habitual. Veja esses exemplos:

  • Mariana vê sua amiga todo domingo.
  • O porteiro abre a porta e vê seu carro sendo levado.
  • Lisandra não gosta de televisão, ela vê as notícias na internet.
  • O menino vê os animais no parque.

Se por acaso tiver dúvidas, tente conjugar o verbo e analise se o contexto fica claro.

Quando usar “ver”

Sobre o termo “ver”, aqui vai uma dica importante: ele é um verbo transitivo, o que requer o uso de um complemento para gerar uma ideia clara na frase. 

Aliás, por está no infinitivo impessoal, a sequência não apresenta sujeito. Isso quer dizer que ele não está conjugado, podendo ser utilizado em:

  • Locuções verbais, na união de dois ou mais verbos, com um na função de principal e outro no papel de auxiliar;
  • E em frases com preposição, geralmente com o sentido de olhar, enxergar etc.

Para reforçar, veja alguns exemplos do uso “Ver”:

  • Eu não pude ver o show.
  • O professor levou o aluno para ver a mãe na diretoria.
  • O adolescente não pode ver sem seus óculos.

Sinônimos de Vê e Ver

Sempre que possível e for interessante, é interessante utilizar os termos “vê” e “ver”, como modo de dar clareza aos enunciados e transparecer a ideia original.

Contudo, um bom redator sabe que exagerar nas palavras, repetindo-as com exaustão pode prejudicar a legibilidade do conteúdo e, por consequência, o SEO da página

Portanto, o ideal é aprender sinônimos como uma maneira de construir um texto rico e objetivo. Confira algumas substituições spara “vê” e “ver”.

Outras palavras com significado de Vê

  • Irina não enxerga a dimensão do seu erro. (enxerga)
  • Sabrina sempre presencia o bêbado na rua. (presencia)
  • Mário olha bastante o seu seriado preferido. (olha)

Outras palavras com significado de Ver

  • Isaura tem dificuldade de enxergar letras pequenas. (enxergar)
  • Josué não para de olhar o resultado da sua prova. (olhar)
  • Adriano tem facilidade de observar pequenos detalhes. (observar)
  • Íris acaba de avistar o táxi que chamou. (avistar)

Teste seus conhecimentos!

Depois de aprender sobre quando usar “Vê” ou “Ver”, que tal responder a algumas perguntas e assim testar seu aprendizado sobre esse assunto?Anote as respostas e confira os seus acertos no final dessa postagem. Vamos lá?

 1) Qual frase indica um exemplo do uso correto de “vê/ver” no imperativo?

a – Fábio, ver isso aqui para mim!

b – Fábio, isso aqui para mim!

2) Preencha cada lacuna com o termo “vê” ou “ver”:

a – Quero ____ se você vai cumprir nosso trato.

b – Ela não deixa de ____ essa série todo dia.

c – ____ sua família sempre que pode é uma de suas maiores alegrias. 

Resumo

Enquanto “vê” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.

Sabendo disso, agora que você está inteirado de quais ocasiões usar “vê” ou “ver”, com certeza sua comunicação escrita vai melhorar, seja nas redações escolares, no envio de mensagens ou mesmo na sua prática como redator freelancer.

Por falar nisso, se você ainda não faz parte do nosso time de profissionais freelas, aproveite essa chance de se inscrever na nossa plataforma.

Não se esqueça de continuar ligado nas dicas de ortografia do Meu Redator e até a próxima! 😉

Resposta dos testes: 1) Alternativa B, pois “vê” sem está no infinitivo e com acento circunflexo no e é a forma certa de indicar uma ordem/pedido/ 2) A sequência correta das alternativas A, B e C é , respectivamente, “ver”, “vê” e “ver”.