Você conhece o conceito de Vendarketing?
4.8 (96%) 10 votos

Um conceito novo e que já está trazendo resultados importantes para as empresas é o Vendarketing, mais uma estratégia aliada ao Inbound Marketing. Já ouviu falar e sabe de que forma o seu negócio pode ser beneficiado com a sua implantação?

Como você pode ver, a palavra “vendarketing” nada mais é que a junção dos termos “venda” e “marketing”, algo que parece simples, mas que constantemente gera dor de cabeça aos gestores. É bastante comum que os times de marketing e vendas tenham atrito, e a ideia é exatamente o fim das diferenças e o trabalho cooperativo.

Por meio da parceria entre os dois setores, as organizações têm visto aumentos consideráveis em suas receitas. Para se ter dimensão do impacto do Vendarketing, um levantamento feito pelo Aberdeen Group mostrou que empresas com alinhamento entre os times de marketing e vendas alcançaram 20% de crescimento anual. Que tal descobrir como?

Mudança no comportamento de compra e consumo

Com o avanço da tecnologia e, principalmente, da internet, o comportamento de compra mudou, e muito! Antes era papel do vendedor fornecer informação ao cliente, que chegou ao ponto de venda após uma intervenção do marketing. Agora, porém, com os motores de busca, o consumidor tem acesso a todo tipo de fonte de informação e comparação. O resultado disso? A necessidade de acompanhar o cliente em todas as etapas do processo de compra.

Para que isso aconteça de forma eficaz, é essencial que a equipe de marketing e de venda se mantenham trabalhando em conjunto. Com o bombardeio de conteúdos a que os clientes estão expostos diariamente, a união dos dois times aparece como solução para que a estratégia empresarial atinja os resultados esperados. É a parceria possível através do Vendarketing que promoverá o sucesso para o seu negócio.

Essa mudança alterou também o processo de vendas online, ou seja, o caminho que o seu futuro cliente irá percorrer até comprar seu produto ou serviço. Esse processo (demonstrado abaixo) é responsável por levar o seu público a comprar de você.

funil-vendas-com-internet

 

Por que implementar o Vendarketing na sua empresa?

Além do crescimento da receita e da melhor eficiência na obtenção de clientes, o Vendarketing permite o fim do abismo na comunicação que há entre os departamentos de marketing e vendas.

Com metas alinhadas, é possível mensurar de forma clara o efeito do trabalho do marketing na captação de clientes e no comportamento de consumo e, por consequência, descobrir falhas e potencialidades a partir da análise do funil de vendas nas estratégias de comunicação.

1 – Trabalhando pelo mesmo objetivo

Para otimizar as estratégias empresariais, é fundamental que tanto o departamento de marketing quanto o vendas esteja trabalhando com a mesma meta. Para isso, ambos os setores devem falar a mesma língua: como funciona o trabalho das equipes, saber quem é a persona, como o cliente atravessa as campanhas de marketing e quais são as etapas de compra.

2 – Avaliando o efeito do marketing nas vendas

A partir da comunicação entre os times e do alinhamento estratégico, as taxas de conversão podem ser analisadas de forma eficaz. Ou seja, com o direcionamento de uma campanha, a empresa consegue acompanhar o impacto gerado pelo marketing na venda de seus produtos ou serviços.

3 – Mensurando o retorno sobre o investimento

Com o acompanhamento do efeito do marketing nas vendas, também é possível analisar o ROI (retorno sobre o investimento) de cada campanha. Com isso, a organização consegue pensar e repensar novas estratégias.

Como começar a trabalhar com Vendarketing?

Agora que você já sabe como o seu negócio pode se beneficiar do Vendarketing, é hora de saber por onde começar, claro.

1 – Crie um espaço de alinhamento de trabalho

Para que o Vendarketing seja possível, os times de marketing e venda devem reconhecer a importância do trabalho mútuo. Reuniões, de preferências semanais, podem gerar uma mudança de mentalidade capaz de revolucionar os resultados da empresa. O departamento de marketing precisa compreender que seu objetivo é criar oportunidades de negócio, e o departamento de vendas deve entender que é o responsável pelo fechamento das mesmas.

2 – Promova a troca de experiências entre os times

Nos encontros promovidos, é importante que as equipes possam compartilhar as suas experiências. Questões como “de que forma a equipe de vendas, que tem contato direto com os leads, pode ajudar o time de marketing?” podem fazer toda a diferença para a integração e a cooperação entre os departamentos. Conhecendo os desafios e as dificuldades de cada setor, os colaboradores tendem a buscar soluções para melhorar a conversão dos leads.

3 – Estabeleça acordos, inclusive numéricos

Acordos formalizados entre os setores tendem a diminuir o abismo de comunicação. Incumbir cada um dos times de comunicar suas ações e resultados, qualitativa e quantitativamente, é um dos passos para a melhoria do desempenho de trabalho na geração de receita.

4 – Otimize a análise das métricas

As duas equipes devem ter objetivos específicos, inclusive numéricos. Com essa definição, é possível medir o desempenho de cada departamento e encontrar falhas e soluções para cada situação. As análises com foco em vendarketing são capazes de fornecer aos gestores não só as taxas de conversão de leads, mas também o custo para atrair o cliente.

5 – Compartilhe os dados entre os setores

Ainda é pouco comum que as empresas compartilhem os dados do marketing com o time de vendas. Recentes pesquisas, no entanto, têm mostrado que dar acesso aos processos das ações de marketing para a equipe de vendas melhora a abordagem e o contato com o cliente.

Com integração e objetivos bem traçados, as estratégias empresariais podem ser trabalhadas de forma mais eficaz. É por meio do alinhamento entre marketing e vendas que o interesse do público pode ser despertado: aquela história de falar com a pessoa certa, no momento certo, com a mensagem correta é exatamente o que o Vendarketing propõe.

E na sua empresa, marketing e vendas já estão trabalhando juntos? Se o seu negócio ainda está operando da forma “tradicional”, está na hora de conhecer a potência do Inbound Marketing para transformar pessoas comuns em leads e leads em clientes. Comece a criar conteúdo hoje mesmo, com a ajuda do Meu Redator e da Santa Agência, parceira do Meu Redator na criação digital de sites e marketing digital.