Os pronomes “você” e “tu” são essenciais na comunicação em língua portuguesa, mas também geram dúvidas sobre o uso correto de cada um. Embora os dois pronomes sejam utilizados para se referir a uma segunda pessoa no singular, existem algumas diferenças bem importantes entre eles, que afetam diretamente a forma de uso em diferentes contextos.
Se você compartilha dessa dúvida, fique tranquilo, pois no post de hoje explicaremos as diferenças entre “você” e “tu” e dicas para usá-los corretamente!
A confusão entre “tu” e “você”
A conjugação verbal imperativo do português coloquial pode, às vezes, incomodar quem conhece a gramática tradicional e um desses casos é quando se trata do uso de tu e você. Essa flexibilização na fala cotidiana se deve inclusive a fatores regionais.
A utilização de “tu” ou “você” está muito ligada à identidade cultural em alguns lugares do Brasil. De acordo com referências de colonização, migração e outras questões históricas que podem influenciar.
O pronome “você” é comumente mais utilizado em países como o Brasil, ao passo que em Portugal é mais comum a utilização do pronome “tu”.
O português moderno permite que se escolha de forma livremente entre tratar a pessoa por “tu” ou por “você”.
Porém na gramática tradicional, amparada pela norma culta da língua portuguesa, são duas formas igualmente corretas para tratar a segunda pessoa do discurso, ou seja:
- 1.ª pessoa: quem fala (eu-nós);
- 2.ª pessoa: com quem se fala (tu-vós, você-vocês);
- 3.ª pessoa: de quem se fala (ele-eles, ela-elas).
Embora os pronomes “tu” e “você” se refiram à segunda pessoa do discurso, o “tu” especificamente pertence à 2.ª pessoa e o “você” pertence à 3.ª pessoa gramatical, levando à exigência de uso das formas verbais e os pronomes respectivos.
Mas sendo a língua um ser vivo e que muda constantemente, o prognóstico linguístico que se desenha para o futuro é a supremacia absoluta de uso do você e a retirada de cena do tu/vós.
Isso pode levar à conjugação verbal reduzir-se a quatro pessoas: eu, ele, você; nós, eles, vocês.
O que é “você”?
“Você” é um pronome pessoal de tratamento utilizado para se referir a uma segunda pessoa no singular, sendo considerado um pronome informal e usado em situações coloquiais ou casuais, como conversas com:
- Amigos
- Familiares
- Colegas de trabalho
- E outros indivíduos de convívio próximo.
O “você”, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa, deixa o texto ou a conversa com um ar bem menos formal, como vemos nos exemplos:
- Tu me ensinaste os substantivos coletivos.
- Você me ensinou os substantivos coletivos.
É fácil de notar que a primeira sentença soa com uma formalidade bem maior, enquanto o segundo exemplo soa mais informal.
Exemplos de frases utilizando corretamente a conjugação do pronome “você”:
- Você sabia que hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente?
- Você pode me ajudar a encontrar o casaco que estou procurando?
- Você é muito bom em português, pode me ensinar as classes gramaticais?
O que é “tu”?
O “tu” é um pronome pessoal de tratamento usado para se referir à segunda pessoa do singular.
Na gramática tradicional, o “tu” era bem mais usado e as frases eram mais formais, tanto faladas quanto escritas, de forma que soariam pouco usuais na fala moderna. Nos dias atuais, a concordância verbal que acompanha o “tu” acabou se tornando formal demais.
A utilização de “tu” no sul do país predomina como principal pronome pessoal e, na cultura gaúcha, o “você” quase nunca aparece nas conversas informais, sendo o “tu” o pronome que se enquadra em tratamentos informais.
Exemplos de frases utilizando corretamente a conjugação do pronome “tu”:
- Tu estudas bastante para a prova do ENEM?
- Tu vais à danceteria comigo neste fim de semana?
- Tu gostarias de almoçar comigo hoje?
Como escolher corretamente entre “você” e “tu”?
A escolha entre “você” e “tu” vai depender do contexto de fala e/ou escrita e também da relação entre as pessoas envolvidas na situação de comunicação.
O uso de “você”, em caráter geral, é mais comum nas situações informais e casuais no português brasileiro, enquanto o “tu” é mais comum em situações informais e casuais no português de Portugal e nos estados do sul brasileiro, nos quais o uso de “tu” é bem mais comum.
Para ter certeza de que a utilização correta na frase é o “tu” e não o “você”, é necessário observar a conjugação do verbo que acompanhará – ou seja, quando o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado o pronome “tu”.
O pronome você, embora também dirija-se à segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa, por usar a mesma concordância de ele/ela.
O “tu” deve ser usado sempre que o locutor tiver intenção de tornar o texto ou diálogo dotado de maior formalidade. Enfim, sempre que a situação exigir um tratamento mais respeitoso ou sem intimidade, deve ser usado o “tu”.
Como conjugar verbos com “você” e “tu”?
Os verbos são conjugados de maneira diferente de acordo com o pronome escolhido: “você” ou “tu”.
Ao optar pelo pronome “você”, os verbos são conjugados na terceira pessoa do singular, de forma que em vez de dizer: “Tu és linda!”, dizemos “Você é linda!”.
Já ao usar o “tu”, os verbos são conjugados na segunda pessoa do singular, por exemplo: “Você está triste?”, dizemos “Tu estás triste?”.
De forma que para conjugar corretamente o pronome “tu”, é necessário usar a segunda pessoa do singular nos verbos, pois a conjugação dos verbos com esse pronome varia de acordo com o tempo verbal e o tipo de verbo.
Veja alguns exemplos de conjugação do pronome “tu” nos tempos verbais presente, pretérito perfeito e futuro do presente:
Presente:
- Nos verbos regulares adiciona-se a terminação “-s” ao final do radical do verbo: falar (tu falas).
- Nos verbos irregulares a conjugação varia de acordo com o verbo: ser (tu és).
Pretérito perfeito:
- Nos verbos regulares adiciona-se a terminação “-ste” ao final do radical do verbo: falar (tu falaste).
- Nos verbos irregulares a conjugação varia de acordo com o verbo: ter (tu tiveste).
Futuro do presente:
- A regra é geral para todos os verbos, nós quais adiciona-se a terminação “-ás” ao final do infinitivo do verbo: falar (tu falarás).
É importante lembrar que a conjugação dos verbos se modificam com o uso de cada pronome, então mantenha-se atento para usar a conjugação correta!