O gerúndio é uma das formas nominais do verbo que expressa uma ação em progresso, ou seja, algo que está acontecendo quando se fala ou se escreve. No mundo do marketing e da redação de conteúdo, seu uso correto pode ser um diferencial para captar a atenção do leitor e transmitir mensagens de forma eficaz.

No entanto, quando usado incorretamente pode causar confusão e até mesmo alterar o sentido de uma frase. Por isso, neste artigo você vai descobrir como utilizar essa ferramenta gramatical de maneira adequada em seus textos, tornando-os mais claros, dinâmicos e persuasivos.

Entendendo o gerúndio

Conforme mencionamos anteriormente, o gerúndio é uma das formas nominais do verbo. Seu uso indica uma ação que está em andamento quando se fala ou se escreve, ou seja, não concluída. É formado a partir do radical do verbo acrescido da terminação “-ndo”. Por exemplo:

  • Estou lendo um livro interessante.
  • Ela está preparando uma campanha de marketing.
  • Ele estava viajando quando recebeu a notícia.

Quando usar?

O gerúndio é ideal para criar uma sensação de imediatismo e dinamismo ao contexto em que é empregado. Em artigos de blog e peças publicitárias, ele pode ser usado para:

  • Descrever processos: “Estamos desenvolvendo uma nova estratégia de marketing.”;
  • Indicar continuidade: “Continuamos buscando inovações no mercado.”;
  • Criar chamadas para ação: “Aproveite agora, estamos oferecendo descontos exclusivos!”

O gerundismo

O gerundismo, por outro lado, é um vício de linguagem que ocorre quando o gerúndio é utilizado de maneira desnecessária ou incorreta, especialmente em construções que envolvem o verbo “estar”. Ele é muito comum em situações onde o futuro imediato é expresso de forma redundante, como em:

  • “Vou estar fazendo o jantar às 8 horas.” (errado – gerundismo)
  • “Vou fazer o jantar às 8 horas.” (forma correta) 
  • “Vou estar enviando o e-mail.” (gerundismo)
  • “Enviarei o e-mail.” (forma correta).

Na primeira e na terceira frase temos a ocorrência de gerundismo, onde a ação futura é expressa de maneira prolixa e desnecessária. A segunda e a quarta frase, no entanto, contêm a forma correta e direta de comunicar a mesma informação.

Por que evitar?

Em primeiro lugar porque o gerundismo pode tornar o texto confuso e cansativo para o leitor, transmitindo inclusive dúvidas sobre quem está realizando a ação. 

Além disso, pode passar uma impressão de falta de profissionalismo, comprometendo a credibilidade da informação e o engajamento do público. 

A importância de usar o gerúndio corretamente

Como vimos neste artigo, dominar o uso do gerúndio é uma habilidade valiosa para qualquer redator ou profissional de marketing. Afinal, ele pode adicionar dinamismo e fluidez aos seus textos, conferindo sinal de profissionalismo e atenção aos detalhes na escrita. 

Quando usado corretamente, enriquece o texto com ação, movimento e até mesmo com a criação de senso de urgência, tornando a comunicação mais clara, eficiente e envolvente. Isso melhora a qualidade do conteúdo, aumenta a eficácia das campanhas e a satisfação do leitor.

Para continuar aprimorando suas habilidades de escrita e aprender mais sobre técnicas eficazes, visite o blog da Meu Redator. Por lá, você vai descobrir uma variedade de dicas e recursos que ajudarão você a entregar conteúdos de alta qualidade e conquistar mais clientes. Lembre-se: a escrita é uma arte, e com as ferramentas certas, você pode dominá-la!