Se você é redator SEO, possivelmente já parou para pensar sobre como escrever o termo “Bom dia” ou “Bom-dia”, com hífen ou sem hífen.

Isso porque, ficar com aquela pulga atrás da orelha quanto à escrita de algum termo da língua é mais comum do que se imagina.

Então, vamos aprender em que ocasiões escrever “bom dia” e “bom-dia”, dois termos corretos da nossa Língua Portuguesa.

Afinal, quando devo escrever “Bom dia”, sem hífen?

Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”. Acompanhe exemplos:

  • Bom dia, Joana! O seu pai está em casa?
  • Pessoal, bom dia! Desejo que todos estejam com saúde.
  • Oi Júlio, bom dia. Poderia chamar o Gilberto?
  • Não me canso de falar boa tarde e boa noite sempre que chego por último na fazenda. (exemplo dos termos boa tarde e boa noite)

E “Bom-dia”, com hífen, em qual situação se aplica?

A expressão com hífen “bom-dia” é o nome da saudação, no caso, trata-se de um substantivo masculino composto. Aqui, tanto “boa-tarde” como “boa-noite” seguem o mesmo padrão, com o acento gráfico separando as palavras.

A principal regra para inserção do hífen é o fato do termo vir acompanhado de um determinante, que pode ser um artigo, numeral, pronome, adjetivo, entre outras classes gramaticais. Veja na prática:

  • Felício deu um bom-dia triste e saiu para trabalhar.
  • Sinto saudades do beijo e daquele seu bom-dia que alegrava minhas manhãs.
  • Chegou a hora de darmos um bom-dia especial para a Kátia, que passou na faculdade de Medicina.

É interessante pontuar que a expressão com hífen também indica o nome popular de uma planta, a catharanthus roseus, conhecida por “bom-dia”:

  • Carolina comprou uma bom-dia e a deu para seu irmão Jônatas.

Sinônimos de Bom-dia 

Se você está empregando a palavra “Bom dia” no sentido de saudação, veja alguns exemplos que podem substituir a palavra:

Alô, Carla! Como vai você? (alô)

Saudações, Carla! Como vai você? (saudações)

Olá, Carla! Como vai você? (olá)

Como você viu, usamos a mesma frase com o intuito de mostrar que o significado foi mantido, independente do sinônimo aplicado. 

Perguntas e respostas sobre o uso de “bom dia” e “bom-dia”

Para complementar ainda mais seu aprendizado, confira uma pequena lista com algumas perguntas e suas devidas respostas sobre a grafia do termo com e sem hífen.

Se estou escrevendo uma carta e vou saudar alguém, como devo proceder?

Caso a expressão seja antecedida de um determinante (como o artigo o, um), o correto é “bom-dia”. Se for apenas uma saudação, ou seja, sendo um vocábulo autônomo, não se usa o hífen.

Por que tanta confusão em torno das expressões “bom dia” e “bom-dia”?

A nova ortografia da Língua Portuguesa trouxe várias regras e uma das principais delas se refere ao uso ou não do hífen, como é o caso de bom dia e bom-dia.

E, ainda que tenha havido um certo tempo para a adequação completa das novas diretrizes ortográficas, é natural que tenhamos dúvidas sobre a utilização de sinais gráficos.

Logo, é isso que acontece nos termos bom dia e bom-dia, o que torna importante a nossa atualização sobre como escrever corretamente cada expressão.

Existe plural para “bom-dia”?

Sim, existe plural para o substantivo “bom-dia”, e ele é “bons-dias”. 

Essa definição se dá porque os substantivos compostos são provenientes da junção de um substantivo+adjetivo, de modo que ambos os itens sejam colocados no plural. 

Veja um exemplo de frase com o substantivo composto/no plural:

Gabriela já ouviu muitos bons-dias hoje, mas nenhum agradou-a mais que o de Joaquim. 

Teste seus conhecimentos!

Agora que você aprendeu sobre como escrever “bom dia” e “bom-dia”, responda aos exercícios seguintes com calma e anote suas respostas. Depois, vá ao final desse conteúdo e confira quantos acertos pontuou.

1 – Quais frases apresentam o uso correto da expressão “bom dia”, sem hífen?

a) Bom-dia galera! Tudo certo com vocês?

b) Alunos, bom dia! Desejo boa aula para todos.

c) Bom dia, José! Me diga como está sua saúde.

2 – Qual frase está com a grafia de “bom-dia” inadequada?

a) Isadora já começa dando um bom-dia aos seus pets de estimação.

b) Carlos adora dar um bom dia sempre que acorda.

c) Aquele garoto é tão insolente, que mal me deseja um bom dia, uma boa tarde ou uma boa noite!

3) Complete as lacunas com “bom dia” ou “bom-dia”:

a) Desejamos um ____ a todos os presentes!

b) ____ caro aluno!

c) ____ e um ótimo feriado para todos vocês!

d) Desejar um ____ ao nosso vizinho é uma ótima forma de começar a manhã.

Resumo

Enquanto “bom dia” atua na função de saudações, “bom-dia” expressa sentido de substantivo, geralmente acompanhado por um determinante. Aliás, esse último termo também pode significar

Viu como é fácil distinguir e usar os termos “bom dia” e “bom-dia”? Com certeza, você já se deparou com alguma situação na qual teve de escrever essas palavras e bateu aquela dúvida, não é mesmo?

Ainda assim, mesmo que esse não seja o seu caso, é interessante sempre ficar por dentro das regras oficiais da língua. 

Por isso, aqui no Meu Redator nós nos preocupamos com a formação do nosso time de redatores, por isso postamos sempre que possível, dicas valiosas no Manual de Ortografia. Fique ligado!

Respostas dos testes: 

1- As alternativas B e C apresentam grafia correta da expressão “bom dia”, já que tratam de uma saudação. O mesmo não se aplica a opção A, na qual o termo “bom-dia” está grafado com hífen, o que não é certo, já que não há determinantes no enunciado.

2-  As alternativas A e C estão com grafia  correta. Já a opção B contém um erro no uso do termo, dado que, por ter a presença de um determinante (o artigo UM), a sequência deveria ter o termo grafado com hífen. (bom-dia).

3- A sequência correta de preenchimento das alternativas são, respectivamente: bom-dia, Bom dia, bom dia e bom-dia.