O mundo do desenvolvimento de sites está comumente ligado com o Marketing Digital. Isso significa que, em muitas ocasiões, é necessário dominar os conceitos de publicidade para ter uma página de sucesso. Um exemplo disso é saber como usar copywriting nos artigos do blog.

Se você costuma pesquisar sobre assuntos de marketing, provavelmente já viu diversos anúncios nas redes sociais de especialistas em copywriting. Muitos anunciam a técnica como se fosse o grande segredo para fazer seu site render milhares de reais.

Mas afinal, do que estamos falando? Como usar copywriting nos artigos do blog? O resultado é tão positivo assim? É o que aprenderemos neste conteúdo. Portanto, siga a leitura abaixo para saber mais!

O que é copywriting?

Para entender como usar copywriting nos artigos do blog, primeiramente é necessário compreender o que é essa técnica. Para começo de conversa, o copywriting é uma técnica de escrita que é aplicada na redação de conteúdos publicitários.

O objetivo desta ferramenta é conduzir a audiência (ou o público leitor) a realizar uma ação desejada naquela campanha de marketing, como comprar um produto, assinar uma newsletter, contratar um serviço, baixar um e-book, assinar um canal no YouTube ou qualquer coisa do tipo.

Para alcançar essa finalidade, o copywriter (que é o redator que utiliza o copywriting) faz uso de diversos gatilhos mentais e estratégias diversas, de modo a cativar o leitor e mantê-lo preso ao conteúdo.

É por isso que o copywriting é, sem a menor dúvida, a arma mais importante para quem tem um site ou blog. Quem domina essa técnica passa a faturar milhares de reais com as estratégias online. E eu vou ensinar você como fazer isso nas próximas linhas deste artigo.

Você percebeu uma repentina mudança de tom no conteúdo? Até o momento, o artigo era bem neutro e explicativo, entrando apenas nos méritos técnicos do assunto. No entanto, de repente, o último parágrafo assumiu uma abordagem distinta, com um apelo comercial específico.

Provavelmente você ficou curioso sobre como essa técnica pode fazer você faturar milhares de reais. Se sim, então é porque o copywriting aplicado no último parágrafo fez o dever de casa com êxito, ativando os gatilhos mentais corretos no seu cérebro. É claro que dominar a técnica pode resultar em um ganho de milhares de reais em estratégias de marketing, mas é um trabalho que leva anos e exige toda uma estrutura ao redor para isso.

No entanto, se você sentiu vontade de dominar a técnica, é porque ela foi eficaz quando usada em você. Isso ajuda a entender melhor o que é o copywriting e como ele se diferencia de uma redação padrão.

Quais os benefícios do copywriting?

Antes de aprender como usar copywriting nos artigos do blog, é necessário entender quais são os benefícios dessa técnica. Afinal, ela nem sempre deve ser utilizada.

Pois é, você pode se perguntar o seguinte: se o copywriting é algo tão bom assim, por qual motivo ele não é usado em absolutamente todos os conteúdos que existem? Isso acontece porque nem sempre um artigo tem o objetivo de convencer o leitor a fazer alguma coisa.

Em muitas ocasiões, o objetivo de uma pauta é simplesmente ser explicativa (como neste caso) ou estabelecer o autor como autoridade em um assunto. Existem ainda muitos outros objetivos para um texto, esses são apenas dois exemplos.

Sendo assim, nem sempre o copywriting deve ser empregado nos artigos do seu blog. No entanto, quando ele precisa ser usado e é bem utilizado, seu efeito é devastador.

A seguir, você confere algumas vantagens de aplicar esse recurso. Continue a leitura!

Otimização do seu conteúdo

O primeiro benefício do uso do copywriting em alguns artigos do seu blog é a otimização desse conteúdo. Se antes ele já era útil e já tinha grande valor, com a aplicação da técnica ele terá ainda mais.

Isso acontece porque o copywriting tem como função básica a captação da atenção do leitor. É como se ele ficasse querendo saber o que acontece no próximo parágrafo. Quase como uma história de ficção.

Portanto, o texto é lido na sua totalidade, o que garante que determinadas informações serão passadas e compreendidas pelo leitor, da melhor maneira possível.

Melhores resultados

O principal benefício de saber como usar copywriting nos artigos do blog é que a sua estratégia terá melhores resultados. Isso porque a técnica ampliará a sua taxa de conversão e de retenção de leitores.

O bom disso é que não só a sua estratégia se tornará mais interessante economicamente, como também em termos de SEO. Pois é, até o seu posicionamento no Google pode melhorar.

Isso ocorre porque o buscador recebe aproximadamente 100 bilhões de pesquisas por mês. Logo, ele precisa de estratégias para poder organizar os melhores resultados para cada pessoa.

Para fazer isso, ele usa algoritmos que fazem cálculos complexos em segundos, de maneira a entregar os melhores resultados para cada pessoa. Um dos elementos que entra em cada cálculo é a taxa de rejeição de um conteúdo.

Quando alguém entra no seu site, mas não permanece nele, ou seja, quando esse visitante faz a ação de voltar à página inicial do buscador a procura de outros posts/urls, o Google compreende que essa pessoa rejeitou o conteúdo do seu blog. Logo, ele diz que aquele post não serve para aquela palavra-chave e diminui seu ranqueamento.

Com o copywriting, a pessoa fica presa no conteúdo e não retorna ao campo de pesquisa do Google. Portanto, sua taxa de rejeição diminui e o seu posicionamento melhora consideravelmente.

Mas, como posso usar copywriting nos artigos do blog?

Pronto, finalmente chegou a hora de aprender como usar copywriting nos artigos do blog. Como fazer para aplicar essa técnica nos seus textos? Veja a lista abaixo e fique por dentro!

1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro ponto a se ter em mente sobre o uso do copywriting é que não existe um conteúdo perfeito. Ponto.

Um conteúdo perfeito significa que qualquer pessoa que tenha acesso a ele terá igualmente a vontade de realizar a ação estimulada: seja comprar algo, assinar um serviço ou realizar uma ação. Isso é impossível! E a razão disso é bem simples: as pessoas são diferentes e seus objetivos, personalidades e pensamentos são quase sempre distintos. Logo, não dar pra esperar a mesma atitude de pessoas com intenções diferentes.

Logo, você deve conhecer bem o seu público-alvo e focar em escrever para ele, procurando solucionar as “dores” e as necessidades do leitor, no momento em que ele acessar seu artigo.

2. Escreva de maneira acessível

Atualmente, existem mais smartphones no Brasil do que pessoas. O tráfego online também é predominantemente via dispositivos móveis, sendo que os computadores ficam em segundo lugar.

Logo, a maior parte das pessoas que acessarem o seu conteúdo verão o texto pela tela de um celular. Portanto, é importante escrever de maneira acessível e simples, sem longos blocos de texto.

3. Crie uma conexão emocional

O processo de tomada de decisão de uma pessoa é formado inicialmente no “cérebro de lagarto”, uma teoria que segue a simples lógica, quase binária, entre “Fugir” ou “Lutar”. De certo modo, é quase uma lógica como “Sim” ou “Não”.

Essa decisão vai, em seguida, para o cérebro emocional, que construirá as emoções que justificarão a decisão racional no último estágio da decisão.

Por isso, novamente é de extrema importância conhecer seu público-alvo e definir a sua persona para ser mais efetivo nessa conexão.

Portanto, se você quer que alguém faça algo, crie uma conexão emocional com essa pessoa. Como fazer isso? Veja a próxima dica.

4. Trabalhe com gatilhos mentais

Nosso cérebro funciona com uma série de comandos “pré-prontos”, que garantiram a nossa sobrevivência na selva.

Por exemplo, imagine um homem das cavernas com seus amigos perto de um lago. De repente, ele vê alguns animais herbívoros correndo em desespero. Isso é um enorme gatilho que diz: “Predador à caminho”.

O cérebro não pode se dar ao luxo de parar e considerar as muitas possíveis explicações para isso. Aquele sinal ativa imediatamente o comando “Fugir” no cérebro de lagarto, que desenvolve o sentimento de medo e então justifica a decisão de sair correndo também.

Se você quer escrever conteúdos com alto valor de persuasão, precisa aprender como ativar esses gatilhos mentais e quais são os mais úteis para você.

5. Forme metáforas ao redor do conteúdo

Por fim, entenda que a comunicação com o cérebro humano não é tão direta quanto gostamos de acreditar. Nossa capacidade cognitiva trabalha muito melhor com símbolos e metáforas do que com a explicação direta. Portanto, use essas ferramentas na sua escrita.

Esse é o conhecimento básico sobre como usar copywriting nos artigos do blog. Se você quer realmente dominar a técnica, precisará testá-la em muitos e muitos conteúdos.

Leia também: 5 itens que toda (grande) história de marketing deve contemplar

E então, você já conhecia ou já aplicava a técnica do copywriting nos artigos do seu blog? Aproveite para deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre esse importante recurso, ok?