Quando você usa um CMS para criar um site, e não um construtor de sites, você inevitavelmente terá que se perguntar: qual hospedagem é a melhor para meu site ou loja online? A principal dificuldade dessa escolha são as várias opções: pago, gratuito, brasileiro ou estrangeiro. Sem experiência, também é difícil entender que tipo específico de hospedagem usar – uma virtual, VPS ou no modelo de servidor dedicado?

Foi pensando nessas dúvidas, que elaboramos um mini-guia, no qual procuramos dar respostas a esses questionamentos básicos sobre a seleção de hospedagem. Confira!

Escolha de uma empresa de hospedagem (hoster)

O primeiro passo é decidir com qual empresa prestadora de serviços de hosting vai trabalhar e só depois escolher as condições específicas para a utilização dos seus recursos, como valor tarifário, tipo, localização, características etc.

Os parâmetros aos quais você deve prestar atenção aqui, são:

  • Especialização: Recomenda-se a escolha de empresas para as quais o hosting seja a atividade principal;
  • A forma de propriedade: a presença de um escritório, um telefone municipal nos assentamentos onde existe um escritório de representação da empresa. O estudo dessas informações ajudará a garantir que o hoster não seja um provedor temporário e seja confiável;
  • O tempo de existência: a aparência do site, a data de registro do domínio, o número de métodos de pagamento aceitos – tudo isso ajuda a formar uma percepção mais ou menos objetiva da confiabilidade do hoster.

Depois de escolher entre as várias opções de acordo com os parâmetros acima, pode-se proceder ao seu estudo mais aprofundado, inclusive do ponto de vista dos detalhes técnicos da organização do trabalho.

 

 Localização geográfica do data center

Quanto mais próximos os data centers estão dos usuários, mais rápido eles obtêm acesso aos sites hospedados nos servidores. O ideal é que o hoster ofereça serviços de rede distribuída de data centers  munidos de tecnologia de entrega acelerada  nos moldes de um conteúdo baseado em CDN (Content Delivery Network).

 

Requisitos que o data center deve atender preferencialmente:

  • Os servidores devem ter boa conectividade. De acordo com o número e a qualidade das conexões com a Internet é que se é verificado essa conexão através do comando ping;
  • Os data centers devem ser equipados com meios adicionais para garantir a tolerância a falhas – por exemplo, conectando-se por meio de vários canais de transmissão de energia;
  • Caso se trate de adquirir um servidor dedicado, convém visitar previamente o centro de dados para estudar a organização do seu trabalho e o sistema de segurança. É improvável que alguém faça isso na realidade, mas se tiver investindo muito dinheiro no projeto, então esta é uma abordagem completamente razoável.

 

A qualidade do  suporte técnico

O feedback de outros usuários e várias análises podem fornecer informações para reflexão, mas você não deve confiar neles (nos usuários) cegamente. Pois corre o risco de fazer julgamentos vendo a situação apenas de um ponto de vista.   

Entre em contato com o call center, faça perguntas, envie e-mails e avalie a qualidade do serviço prestado.

 

Critérios a serem observados:

  • Modo de operação – deve ser ininterrupto, pelo menos por meio de canais separados;
  • Métodos de comunicação –  É essencial que o suporte técnico possa ser contatado por e-mail, mensagens instantâneas ou bate-papo online. Veja se todos os canais funcionam, contacte-os usando todos os meios que eles disponibilizam;
  • Se você deixar um pedido –  é desejável que seja duplicado junto com toda a correspondência por e-mail. Isso evita uma situação em que você e um especialista de suporte técnico se entendam mal, o que às vezes resulta em perdas financeiras.

Ao escolher um host da Web, observe cuidadosamente quais serviços de suporte técnico estão incluídos na tarifa. Por exemplo, as taxas mínimas de hospedagem virtual só podem ter suporte por meio de tickets, e as máximas, a partir da interação por intermédio de chats online, Skype, chamadas telefônicas, etc.

 

Feedback de outros usuários

  • Nem todos os feedbacks  precisam ser levadas em consideração. Pois alguns podem ser patrocinados pelo próprio hoster, outros de usuários incompetentes e que tiveram perdas por sua própria negligência. 

Por exemplo, alguém comprou um VPS, não conseguiu configurá-lo e o suporte técnico pediu dinheiro adicional para isso. Talvez haja um motivo para raiva justificada ou  críticas feitas por engano, mas primeiro você precisa descobrir todos os detalhes da situação – na maioria das avaliações, há muito pouca especificidade;

  • Leia as recomendações para a escolha de hospedagem nos fóruns dedicados ao CMS que você usará para criar seu site. Isso trará benefícios muito mais práticos do que quaisquer classificações, tops e comentários.

É muito importante que o provedor de hospedagem forneça um tempo de teste gratuito por pelo menos 7 ou 14 dias. Durante esse tempo, você pode realmente estimar o quanto o site está funcionando e o quanto está ocioso, no caso de isso ocorrer em razão de vários problemas de hospedagem.

 

A escolha do tipo de hospedagem 

Hospedagem é um conceito geral para o espaço em que o futuro site estará localizado. Inclui várias soluções técnicas que diferem em custo e finalidade.

Depois de escolher um provedor de hospedagem, você terá que escolher entre os tipos de hospedagem – e para isso você precisa saber o quais são, o que oferecem e qual usar. 

Entre as possibilidades, temos as seguintes:

 

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é o tipo mais comum e econômico de hospedagem de sites. Esta é uma seção especial no servidor, em que o hoster aloca para o seu URL e outros sites. Todos eles usam os mesmos recursos de sistema de um único servidor

O hoster pode colocar seu site em um servidor junto com centenas, e por vezes, à milhares de outros sites, e aqui você não terá  a necessidade de configurar algo manualmente. Esta é a solução mais simples e econômica para lançar um projeto na Internet.

 

Vantagens:

  • Baixo custo, em torno de 1 R$ / mês;
  • A administração do servidor está totalmente sob responsabilidade do provedor de hospedagem. Fornecendo um painel de controle de hospedagem – ISPmanager, Parallels Plesk ou cPanel;
  • Suporte técnico pronto para esclarecer qualquer dúvida quanto ao desempenho do site;
  • Um grande número de aplicativos pré-instalados – por exemplo, um conjunto de motores CMS que são implantados na hospedagem com um clique.

Desvantagens:

  • Possíveis problemas de acesso ao site e da velocidade de carregamento devido à “ambição” do hoster, que hospeda mais sites em um servidor do que pode suportar;
  • Responsabilidade coletiva: se seus vizinhos no servidor violarem a lei, seu site também poderá ser bloqueado, pois todos partilham o mesmo endereço IP.

A hospedagem compartilhada é ótima para sites pequenos, mas há situações em que projetos com milhares de visitantes por dia funcionam perfeitamente. O resultado depende de com quem os recursos serão compartilhados. 

 

Servidor Privado Virtual

Um servidor privado virtual (VPS / VDS) é um espaço dedicado virtual onde você ainda está localizado próximo a outros sites, mas já existem muito menos vizinhos. Na verdade, esta é uma transição entre a hospedagem compartilhada e um servidor físico dedicado. 

O hoster fornece tudo que você precisa, mas algum trabalho já pode se tornar sua responsabilidade. Portanto, configurar um VPS já requer habilidades especiais – ou pelo menos, requer menos esforço para ler fóruns e manuais. Esta é a melhor escolha tanto para novos sites quanto para projetos promovidos com tráfego de até 5 mil / pessoa por dia.

Vantagens:

  • Ao pagar a tarifa, você entende claramente quais serviços receberá. Se em uma hospedagem compartilhada o espaço disponível ou a velocidade de download podem mudar devido às ações dos vizinhos, no VPS não terá esses problemas;
  • Controle total sobre o espaço alocado no  servidor;
  • Alto nível de segurança em comparação com hospedagem compartilhada;
  • Preço baixo quando se trata de grandes projetos: lojas online e sites com milhares de páginas são mais baratos  de hospedar em um VPS.

Desvantagens:

  • A liberdade gera responsabilidade: controle total significa que você deve personalizar tudo sozinho, mais detalhes você encontra nesse link. O hoster dá acesso a uma parte do servidor e garante que ela funcione corretamente e esteja sempre refrigerado e conectado a internet. O resto é problema seu;
  • Preço alto quando usado para hospedar pequenos projetos. Se você precisa de um site de cartão de visita simples ou página de destino – pagar uma hospedagem virtual privada é um desperdício de recursos.

As vantagens e desvantagens do VPS demonstram para quais projetos é razoável usar essa abordagem para o posicionamento do site. Então, por exemplo, se você for criar uma grande loja online ou um portal de informações – VPS é a hospedagem mais adequada. 

 

Servidor Dedicado 

Um servidor físico dedicado é a opção de hospedagem de site mais cara e poderosa. É uma concessão de um servidor separado (ou de um cluster inteiro), no qual não há ninguém além de você. Ao mesmo tempo, toda a configuração é de sua responsabilidade, embora possa confiar essa responsabilidade ao suporte técnico do hoster, mas apenas como serviços adicionais pagos.

As vantagens e desvantagens são as mesmas de um VPS, mas sem quaisquer restrições. O servidor está totalmente à sua disposição, você pode personalizá-lo e utilizá-lo como quiser. Um servidor dedicado requer especialistas qualificados.

 

No Brasil ou no estrangeiro ?

Ao escolher entre os melhores hosters brasileiros ou estrangeiros, você precisa responder a pelo menos duas perguntas:

  • Para o público de que país o site foi criado?
  • Você está preparado para interagir com um hoster em um idioma estrangeiro?

Mas mesmo que você esteja fazendo um projeto internacional e não tenha problemas para se comunicar em inglês, não é necessário escolher uma empresa estrangeira. Primeiro, você precisa avaliar os méritos e deméritos de ambas as opções.

As vantagens da hospedagem doméstica:

  • A localização dos servidores próximos ao público potencial do site, quando se trata de criar um projeto local e não internacional;
  • Cumprimento dos requisitos da legislação sobre o armazenamento de dados pessoais de usuários no país;
  • Preços baixos;
  • Compreensão dos recursos do Runet e solicitações do usuário.

Benefícios da hospedagem estrangeira:

  • Localização do servidor próximo ao público potencial do site, quando se trata de criação de um projeto internacional;
  • Proteção adicional contra acesso não autorizado – inclusive de funcionários do governo do seu país;
  • Taxas flexíveis.

Desvantagens da hospedagem estrangeira:

  • O principal perigo ao escolher um hoster estrangeiro é a diminuição da velocidade de carregamento do site devido à localização remota dos data centers. Mas, se a empresa tiver a infraestrutura necessária em sua região, esse problema não existirá; 
  • A língua estrangeira:  Nem todos os grandes hosters estrangeiros oferecem suporte na língua Portuguesa. Isso também se aplica ao trabalho de suporte técnico e aos vários documentos importantes que precisam ser lidos e principalmente entendidos;
  • Outra desvantagem é o custo maior devido à diferença nas taxas de câmbio. Você pode encontrar opções econômicas, mas as empresas nacionais oferecem mais opções por um custo comparável.

 

Conclusões e Recomendações

Escolher uma hospedagem para seu primeiro site é uma tarefa muito difícil, então você precisa gastar algum tempo resolvendo isso. 

Ninguém proíbe o backup posterior do site e a mudança para outra hospedagem na web ou a transferência para um construtor de sites. Mas, é melhor inicialmente tentar escolher uma solução adequada.

Que tipo de hospedagem recomendamos escolher? Justamente aquela com base na experiência pessoal: para um site sério que está promovendo e gerando receita, é melhor usar a hospedagem VPS – uma escolha rápida, poderosa e confiável por um preço razoável! Já um servidor virtual dedicado (VPS) é a opção mais equilibrada tanto para pequenos sites quanto para grandes projetos com um tráfego de aproximadamente 5 a 10 mil / visitantes dia. 

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator
Autor de ‘O livro proibido do marketing