A era da informação, da comunicação e de um novo modo de fazer negócios tem cada vez encontrado espaço e aceitação no século XXI. Todas as transformações da tecnologia impactaram profundamente as relações de trabalho, da oferta de produtos e serviços e o modo como se relacionar com os clientes finais.

Hoje, simplesmente fazer um trabalho de qualidade não é mais o suficiente. Isso porque aqueles que não sabem divulgar seu trabalho, apresentando um valor agregado a ele, perdem espaço para quem interage com seguidores e se utiliza de estratégias de marketing para ser visto, lembrado e reconhecido.

Na área de arquitetura, esta realidade não é diferente, tanto que um dos principais desafios de quem trabalha com arquitetura é, justamente, integrar seus conhecimentos e talentos, e saber incorporar resultados ao público. Por meio do uso de ferramentas de marketing, os profissionais que têm exposto projetos da forma correta e investem energia e tempo para trabalhar técnicas de divulgação e de networking conseguem ganhar mais espaço no mercado.  Por isso, separamos algumas dicas para você que é arquiteto e deseja aprender um pouco mais sobre o marketing de conteúdo!

Produza conteúdo relevante para o seu público

Produza conteúdos relevantes para possíveis clientes. Invista em textos, infográficos, e-books, publicações nas redes sociais, vídeos, ou qualquer outro tipo de material que possa ter seu nome e dados de contato! A partir do momento em que alguém fizer pesquisas no Google ou que esteja seguindo perfis de arquitetura nas redes sociais, é muito provável que encontre seu trabalho divulgado! Procure uma linguagem fluente, prática, que vise esclarecer dúvidas e informar sobre seu trabalho. Vale a pena impulsionar suas publicações nas redes sociais ou, até mesmo, criar anúncios com segmentação de público com base nas características dos clientes que se pretende alcançar. Por exemplo, um post contendo fotos de apartamentos de frente para o mar pode revelar que você atende projetos no litoral. Portanto, use a criatividade!

Conteúdo criado para a ArqDrive

Tenha boas imagens publicadas na internet

Quanto mais você oferecer textos ricos em informação e soluções, maior será a possibilidade de atingir clientes em potencial. Numa área como a arquitetura, onde o cliente atenta para elementos estéticos, uma fotografia bem tirada é matéria-prima para o sucesso! Por isso, publique resultados como “antes e depois” em redes sociais como o Pinterest, Instagram, Tumblr, YouTube, Vine, dentre outros. Em cada post, procure proporcionar aos usuários captar a essência do seu trabalho e interaja com os usuários, sendo sempre cordial e atencioso.

Compareça a eventos do setor de arquitetura

Não basta estar somente no mundo virtual. Um arquiteto que deseja reconhecimento precisa marcar presença em eventos, especialmente os mais importantes. Isso o ajudará a fazer contato com o mercado e, principalmente, realizar networking com grandes nomes da área. Esteja presente em vários tipos de ocasião, desde as convenções que contam com participantes de todo o Brasil e do mundo até pequenas exposições de artistas locais. Procure auxílio de profissionais da área de assessoria de imprensa e marketing que o ajudarão a traçar uma conexão entre essa aparição e as demais estratégias de marketing envolvendo sua marca e imagem pessoal.

Dê importância às indicações!

No ramo de arquitetura, um possível cliente indicado é ouro! Afinal, não há ninguém melhor do que uma pessoa que já contratou seus serviços para falar sobre a qualidade do seu trabalho. E é possível atuar de forma mais ativa, realizando ações objetivas de diversas formas. Uma delas é oferecer descontos nessas circunstâncias, tanto para quem indicou quanto para quem deseja um orçamento! Tome apenas cuidado para não depreciar demais sua marca e serviços dando descontos excessivos. Prefira, por exemplo, um formato de desconto interessante para quem fizer pagamentos à vista.

Cadastre seus projetos em sites e blogs da internet

Entrevista em revista e jornais

Além de servir de fonte de informação relevante para profissionais da área, alguns portais de internet ajudam a divulgar trabalhos. Em muitos, existem áreas exclusivas para o cadastro de projetos de diversos tipos, inclusive de maneira gratuita. Faça contato com esses portais para ver a possibilidade de, também, oferecer fotos inéditas e ser entrevistado. Isso pode dar mais visibilidade ao seu trabalho e ajudará a fazer um marketing mais natural, colocando em evidência seu nome na internet em seções não somente de divulgação, mas também de conteúdo – o que dá muita relevância e credibilidade quando é visto pelo cliente final.

Capriche muito em seus projetos, como se fossem únicos!

Seja esforçado, busque sempre entregar muito mais do que foi prometido para ter um cliente altamente satisfeito. Ou seja: ofereça um valor agregado que mostre que você é uma solução e que seu estilo de trabalho não será encontrado tão facilmente com outro profissional. O nome dessa estratégia é marketing de relacionamento e ele certamente é a base primordial para que você possa desenvolver uma carreira sólida. Por exemplo, se o seu cliente reformar o apartamento contigo e, anos depois, estiver pensando na compra de alguma casas à venda, e precisar novamente de um arquiteto, certamente voltará a contratar seus serviços!

Use o atendimento como estratégia de fidelização

O bom atendimento é a base para garantir a fidelização de um cliente, pois é por meio do contato diário, após a assinatura do contrato, que os resultados são de fato considerados satisfatórios ou não. Cuide para que o cliente não se sinta “deixado de lado”. Não se esqueça que um cliente insatisfeito pode invalidar todos os resultados de suas ações!

Agora que você já sabe quais são as principais ações a serem adotadas para atrair e reter cada vez mais clientes, busque refletir sobre seus objetivos, organizar as ideias e listar as principais estratégias que gostaria de adotar para trabalhar o marketing de conteúdo em sua atuação como arquiteto! Dedique-se a colocar cada uma delas em prática com perfeição! Enquanto isso, aproveite para compartilhar estas dicas em suas redes sociais, para que outros profissionais também possam se utilizar do marketing de conteúdo para alcançar a excelência na prestação de serviços em suas áreas de atuação!


Juliano Franco Duarte
CTO do Meu Redator