Nos períodos de crises econômicas do século XX, oriundos da queda da bolsa e das guerras, a população no mundo todo tinha seus hábitos de consumo “doutrinados” pelo marketing praticado na época em cima de três situações comuns:
– Escassez de dinheiro;
– Falta de opções (oferta) no mercado, e
– Falta de informações sobre os produtos.
Até meados dos anos 90, estas três circunstâncias se mantiveram ditando as regras de ações de marketing nos vários canais de venda. Tanto, que bastava apresentar um produto ou serviço e aguardar o telefone tocar.
Hoje, contudo, o cenário é bem diferente e a informação sob a forma de vários tipos de conteúdos é constante, de forma que a população já sabe o que quer e por quanto quer pagar o que precisa. O consumidor de hoje não compra o que lhe recomendam, mas sim o que pesquisa e acredita ser melhor e mais autêntico.
Criar conteúdo atrai clientes que buscam autenticidade
Assim, a busca pela autenticidade tornou os novos consumidores mais individualistas, envolvidos, independentes e muito bem informados. Por conta disso, a produção de conteúdo fez do marketing digital uma verdadeira alavanca nos negócios.
Quanto mais conteúdo, mais informação, maior o poder de convencimento e portanto, conversão de leads. Se antes o marketing tinha apenas a missão de apresentar um produto / serviço, hoje, ele precisa:
– apresentar com seriedade este produto / serviço;
– conquistar o consumidor com bons argumentos;
– convencê-lo de que o produto / serviço é bom o bastante, e
– provar que é melhor que o do concorrente.
Criar conteúdo com propósito atrai novos clientes
Tudo isto porque os avanços tecnológicos e o acesso à informação trouxeram mudanças de comportamento nas últimas décadas: hoje, o consumidor não quer apenas saciar o desejo de compra. Ele quer entrar em uma loja virtual ou física, e encontrar o prazer de ser “original”.
Hoje, o consumidor paga pela experiência de consumo. Ele paga pelo agrado, pela atenção do lugar, pela forma como é compreendido por uma marca. A qualidade do serviço / produto? O consumidor sabe, é uma obrigação de quem deseja se manter no mercado, e não um privilégio.
E para atrair estes clientes, hoje, somente através da criação de conteúdos autênticos, que chamem a atenção, conquistem, convençam e fidelizem a carteira da empresa.
Em meio a tantas distrações e opções de entretenimento e informação, a atenção deste consumidor é algo raro de se conseguir. Se o mesmo estiver com um celular na mão, é ainda pior.
É quando o Marketing de Conteúdo faz a sua parte, atraindo da maneira mais interessante possível a atenção destes clientes. Uma brincadeira, uma história, um vídeo ou mesmo uma orientação bem clara, tudo isso ajuda o cliente na tomada de decisão e aproxima ainda mais o público de uma marca.
Criar conteúdo atrai quem se identifica com a marca
Antigamente, quando não havia a internet, era preciso identificar o que atraia a atenção de cada cliente em um público específico. Para tanto, aplicava-se muito estudo de mercado em grupos segmentados: religiosos, idosos, crianças, adolescentes, professores, engenheiros e outros.
Hoje, o marketing de conteúdo se utiliza de várias ferramentas e recursos que atraem ao público diretamente por seus gostos. Palavras chaves, pesquisas e relatórios de acessos, dão origem a conteúdos voltados para cada “clique” que a pessoa faz no Google, seja por necessidade ou por curiosidade.
Se antigamente havia suposições sobre o que tais grupos gostariam de comprar ou não, hoje, tudo que o consumidor quer e gosta, já é criteriosamente oferecido a ele, de forma que as chances de venda são muito maiores.
É desta maneira que os grandes centros de compras já se organizam e promovem seus negócios.
O poder da criação de conteúdos: Por que criar conteúdos?
Em um mercado cada vez mais competitivo, que oferece uma abundância cada vez maior de opções, tanto os consumidores como os produtores precisam de ajuda extra para se destacar.
Nesta linha, a produção de conteúdo online ou “marketing de conteúdo” é uma poderosa ferramenta, por ser considerada a mais espontânea e que pode “viralizar”, ou seja, se todo mundo gostar, vão compartilhar nas redes sociais e espalhar por outros aplicativos , como o whatsapp, por exemplo.
Assim, através desta produção de conteúdo que difunde informação, propaganda e distração ao mesmo tempo, são apresentados produtos e serviços online por sites institucionais, páginas de Facebook, twitter, blogs de renome, canais do youtube e contas pessoais de atores e apresentadores, que vão promovê-los a esses respectivos grupos de consumidores seletivos com mais “espontaneidade”.
Quanto mais acessos, mais a informação é difundida e maior será a procura do público alvo pela prestação de serviços ou pelos produtos de uma empresa. É também uma forma de se aproximar do público alvo, garantindo que o mesmo tenha mais prazer ao se informar e que possa opinar sobre um produto ou serviço, participando assim da qualidade deste. PORTANTO, mais do que se preocupar com a propaganda em si, o marketing de conteúdo se preocupa em fazer o cliente sentir prazer em comprar. Entender que o seu dinheiro será convertido em comodidade, autenticidade, felicidade e não em mais um gasto apenas, por causa de uma propaganda.
No mercado imobiliário, por exemplo, quem busca uma casa, um “canto” para ser seu, quer que o mesmo também seja autêntico. Quando o corretor mostra ao cliente uma série de novidades a respeito do imóvel, além de condições de pagamento e financiamentos adequados, ele dá uma atenção especial, que pode ser veiculada em forma de conteúdo. Este conteúdo conquista.
Criar conteúdo vende!
O marketing digital, que leva em consideração o público alvo de cada segmento, permite entendê-lo e valorizá-lo, de forma que as vendas aconteçam muito mais rápido. Uma troca de conhecimentos, que permite ao consumidor gastar valorizando ainda mais o seu dinheiro.
Se você pensa em criar conteúdos, saiba que está no caminho certo. Só falta uma coisa para aumentar as chances de sucesso: Criar o conteúdo para investimento com o Meu Redator. Aqui, o seu texto vai fazer a diferença na internet e conquistar mais clientes. Pode apostar!
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Escrito por:
Juliano Franco Duarte
CTO do Meu Redator