Não é de hoje que ouvimos que o marketing de conteúdo é uma estratégia que só tende a crescer. Além do mais, segundo a Aberdeen, ele é capaz de aumentar em 6x a taxa de conversão. Porém, de acordo com a LookBookHQ, produzir conteúdos bons é um desafio para 44% dos profissionais, e as razões são inúmeras.  Mas um redator web, por já ter prática, pode conseguir realizar essa tarefa com mais facilidade.

Esse profissional, além de ter a habilidade da escrita, está inserido no campo do marketing digital e, por isso, tem conhecimentos específicos que fazem um negócio alcançar maiores posições no mercado. Todavia, é importante saber reconhecer quem realmente é bom na área, para que os objetivos da sua empresa possam ser atingidos.

Sendo assim, continue a leitura, que daremos dicas sobre o que considerar ao contratá-lo!

 

O que é um redator web?

Um web writer é alguém que se dedica a escrever textos para a Internet. Esse profissional pode ter um histórico de formação variado, pois as maiores exigências que ele deverá cumprir são ter uma boa escrita, conhecimentos sobre o assunto que vai abordar e noções das principais técnicas recomendadas, como SEO e copywriting.

Em alguns casos, as empresas (geralmente as grandes) preferem estabelecer um contrato formal com o redator, visando sua dedicação exclusiva, o que pode ser uma vantagem, já que o redator terá possibilidade de se inteirar mais profundamente acerca da estratégia da instituição. Vale ressaltar que se esse for o caso, ele terá a carteira assinada e os seus direitos cobertos por lei, pelos quais o empregador precisará responder.

Todavia, hoje em dia é comum que se façam contratações mais informais ou indiretas, como no estilo freelancer. As transformações do mundo influenciaram na gig economy (modo de trabalho que preza pela informalidade, temporalidade e flexibilidade, podendo ser home office), refletindo na forma de encarar novas possibilidades e suprindo as nossas necessidades atuais.

Nesse sentido, um redator web é o tipo de profissional ideal. Além de ter experiência com escrita, geralmente os redatores que atuam como freelancers têm experiência em escrever para nichos diferentes de mercado, o que pode resultar na capacidade de fazer uma abordagem mais holística do assunto relacionado a sua empresa (se isso for interessante, claro).

Por outro lado, se você faz questão de ter alguém com formação específica escrevendo para sua empresa, isso também pode ser obtido. Basta deixar essa exigência bem clara na sua busca e negociação  com o redator web.

 

Mas por que preciso contratar um redator web?

Talvez essa pergunta já tenha passado pela cabeça, e possivelmente ela venha acompanhada da seguinte reflexão: “Já que eu tenho tanto conhecimento da minha área e da minha empresa, não seria melhor eu mesmo produzir os artigos? Que benefícios eu posso ter em contratar um redator?”.

Se você tiver tempo sobrando, souber escrever de forma clara e agradável e conseguir aplicar as técnicas de SEO e copywriting, ótimo! Provavelmente você mesmo pode fazer esse trabalho. Só não se esqueça dos outros passos para o seu marketing de conteúdo não ser em vão, como fazer boa divulgação, manter o relacionamento com seus clientes, gerenciar todos os planos decididos, afinal, tudo precisa estar integrado para que seus resultados sejam positivos.

Caso você prefira manter um foco maior e exclusivo em outras estratégias na sua empresa, ou não tenha o tempo necessário disponível, você pode pensar na possibilidade de delegar essa atividade a alguém que possa fazê-la com competência, como um redator web. Ao delegar algumas de suas responsabilidades, o empresário pode conseguir realizar com mais maestria suas outras obrigações diárias.

Essa divisão do trabalho tende a gerar mais produção, dá mais liberdade ao gestor para que realize outras funções, aumenta a eficiência nos processos e melhora os resultados do negócio, pois cada um terá um foco a ser seguido. Além disso, você pode alcançar fatores essenciais para melhorar as vendas, como uma equipe mais qualificada e maior ganho de leads:

 

  • Uma equipe mais qualificada

Quando cada membro tem uma missão a cumprir, ele tem mais chances de se tornar mais especializado e qualificado em determinado assunto. Isso porque, quanto mais a pessoa realiza determinada função da área dela, mais conhecimentos, experiências e traquejos em resolver dificuldades ela vai adquirindo.

Todavia, apesar da importância da especialização, todo o processo precisa estar integrado. Se você contrata os serviços de uma plataforma de marketing digital, por exemplo, você encontra pessoas capazes de te ajudar a chegar ao seu objetivo, pois lá estarão profissionais experts em construção de sites, redatores que produzem conteúdos relevantes, especialistas em desenvolver boas estratégias digitais para o seu ramo etc.

Porém, é possível que eles precisem de ações da sua parte também, pois ninguém melhor que o próprio gestor para passar informações significativas, como as metas da empresa, as características do público, as particularidades do negócio ou os assuntos importantes a serem abordados nos conteúdos.

Estarão todos juntos de você, cada um com uma atividade, porém em busca do mesmo alvo. Ao final, ao se somarem as entregas de cada um da equipe, o que temos é um resultado mais satisfatório.

 

  • Ganho de leads

A importância de prestar atenção em leads é que elas são tidas como pessoas com um potencial em adquirir o seu produto no futuro (próximo ou longo). Por esse motivo, precisam ser alimentadas, a fim de que esse desejo dentro delas cresça e elas se decidam pela compra.

Dessa forma, um conteúdo (escrito, em vídeo, em áudio) tende a suprir, aos poucos, o que elas precisam para a escolha. Ele auxilia (1) na manutenção do relacionamento com os usuários, ao responder dúvidas, (2) a nutri-los, com a apresentação de materiais interessantes e (3) a educá-los, para a conversão de vendas. Todas as fases, antes da efetiva compra, são importantes para a eficácia do processo.

Assim, um marketing de conteúdo de qualidade, quando agregado com as estratégias da empresa, e depois de feita a devida divulgação, gera um aumento da taxa de conversão, o que faz o site ganhar mais acessos, mais leads e mais compradores.

 

O que devo considerar ao escolher alguém?

É necessário fazer algumas avaliações antes de se decidir pelo seu redator, pois, assim como existem bons profissionais no mercado, existem aqueles que não levam o trabalho muito a sério. Algumas aspectos que consideramos de fundamental importância são:

 

Certificações

Apesar de não ser exigida uma formação para se trabalhar na área, é fundamental que o web writer realize alguns cursos para poder atuar com mais destreza. É desejável que ele tenha cursos nos quais tenham sido trabalhadas noções de SEO, copywriting, marketing de conteúdo, inbound marketing, dentre outras. Há um grande número desses cursos online e a maioria emite o certificado de conclusão. Tente se informar sobre quais são os mais reconhecidos do mercado.

 

Conhecimento de SEO

Se o seu propósito for publicar informações na web para atrair e engajar mais clientes, é necessário que o redator tenha noções de SEO. Esse conhecimento se refere à otimização do conteúdo para os buscadores, como o Google. Quando aplicado em um texto, permite que ele seja encontrado por quem realiza uma pesquisa com a palavra-chave inserida nele. Ao longo do tempo, ajuda o site a chegar aos primeiros resultados de buscas.

 

Portfólio

Por meio do portfólio, você pode ter uma ideia de como o redator escreve antes de você contratá-lo. As certificações e todo o conhecimento dele são essenciais, mas é preciso também ter ao menos uma amostra de sua prática.

Ao analisar os conteúdos que ele já produziu, tente perceber se a forma como ele escreve atende ao que você procura. Outra sugestão é avaliar se ele já criou algo relacionado ao nicho que você atende, pois, em caso positivo, isso poderá facilitar o entendimento dele em relação aos seus pedidos. Mas caso o redator atenda possua as demandas listadas acima, mas não tenha muito o que mostrar no portfólio, avalie a possível vantagem de dar uma chance a ele mesmo assim. Nesse caso, você pode acordar com ele um primeiro texto para avaliação, e aí sim tomar sua decisão final.

 

Acordo prévio quanto ao pagamento e disponibilidade para produção

A questão financeira deve ser acertada antes. Converse com ele sobre os valores dos trabalhos, formas e condições de pagamentos (antes da produção, depois da entrega, depósito, transferência, se haverá ou não nota fiscal).

Da mesma forma, os prazos precisam ser estipulados com antecedência. De quantos textos por mês você precisa? Quando o redator vai entregá-los? Esses pontos são importantes, para que você não tenha surpresas desagradáveis no final.

 

Profissionalismo com redator web

Se houver possibilidade de você conseguir alguma referência por profissionais que já contrataram o redator anteriormente, ótimo. Caso contrário, preste atenção em pequenas demonstrações do seu profissionalismo, como pontualidade na entrega dos textos, comprometimento com uma escrita de qualidade, consideração aos pedidos feitos por você. Afinal, você está procurando parcerias que possam aumentar seu sucesso, não é mesmo?

Um marketing de conteúdo estratégico pode trazer grandes benefícios a sua empresa, aumentando as vendas e o lucro. Mas, para tanto, é importante saber se as pessoas inseridas nesse objetivo podem entregar um trabalho valioso. Então, ao contratar um redator web, não deixe de seguir todas as nossas orientações.

Aqui no Meu Redator podemos ajudar sua empresa a melhorar os resultados. Contamos com uma equipe qualificada para a produção de conteúdo de Marketing Digital e profissionais com profundo conhecimentos em SEO para gerar aumento de leads. Consulte nossos planos e escolha o que melhor atende ao seu propósito!