Trabalhar como redator freelancer tem várias vantagens, como a possibilidade de realizar o serviço diretamente de casa e organizar o próprio horário. Porém, existe uma pergunta comum nesse ramo, que muitos freelancers não sabem ao certo como responder e que influencia muito no serviço feito por eles.

Se você trabalha como redator freelancer há um tempo, com certeza algum cliente ou plataforma para qual você presta serviço já te perguntou: “Quanto tempo você levará para escrever este conteúdo?”. Caso você seja um freela iniciante, também já deve ter escutado essa pergunta.

Ela influencia bastante no seu trabalho, porque se você der uma resposta apenas baseada em uma suposição pode ter problemas sérios, como não conseguir entregar o conteúdo dentro do prazo estipulado ou fazer o serviço correndo só para não perder a data limite.

Ambos os cenários podem prejudicar a sua imagem no mercado de trabalho, por isso é essencial que você saiba responder essa pergunta para o seu cliente ou para a plataforma de conteúdo para qual presta serviço.

Se você ainda não sabe como responder essa pergunta, não se preocupe. A seguir, vamos explicar o que você deve analisar antes de formular sua resposta e como dar um retorno sem se prejudicar. Confira!

 

O que analisar antes de responder?

A sua resposta não pode, de maneira alguma, ser dada em cima de uma suposição, porque como foi dito, essa atitude é capaz de acarretar problemas para a sua imagem e carreira. Existem itens fundamentais em seu processo de trabalho que devem ser analisados para que você consiga dar uma resposta bem próxima da realidade e seja capaz de realizar um bom serviço.

 

O trabalho a ser feito

O primeiro item que você deve analisar é o trabalho total a ser feito. Isso é muito importante, porque às vezes o cliente pode te perguntar quanto tempo você leva para escrever o conteúdo, mas sem considerar o serviço todo.

No Meu Redator, por exemplo, os redatores freelancers se responsabilizam somente pela criação do conteúdo, pois a formulação da pauta e a revisão do material são feitas pelos colaboradores da plataforma e outros freelas.

Então, quando um colaborador da nossa plataforma perguntar quanto tempo levará para um conteúdo ser escrito, você deve considerar somente a escrita, o tamanho do material e a pesquisa, caso seja necessário fazê-la. Afinal de contas, dependendo do tema do texto você terá que pesquisar sobre o assunto para criar um conteúdo de qualidade.

Entretanto, se você estiver negociando um freela que não seja para o Meu Redator, talvez você precise considerar mais itens em seu trabalho, como a criação da pauta, entrevistas, pesquisas mais profundas, entre outros. Essas etapas não podem ser ignoradas, pois influenciam bastante no tempo de produção de um material.

É essencial que em sua análise você dê uma atenção extra ao tema do conteúdo, porque ele também interfere bastante em seu tempo de trabalho. Um material sobre um assunto que você domina, por exemplo, pode ser feito em poucas horas, mesmo que ele seja extenso.

Já um conteúdo que você não tem tanto conhecimento pode demorar mais para ser finalizado, mesmo sendo mais curto, pois ele exige uma pesquisa maior e mais qualificada.

 

Seu fluxo de trabalho

Outro ponto que você não pode esquecer de analisar e planejar é o seu fluxo de trabalho. Ou seja, quais processos você terá que realizar para criar um bom material, se será necessário pesquisar bastante, fazer um rascunho, editar ou se dedicar mais a uma parte específica do texto.

Dessa forma, você terá uma ampla noção sobre o serviço, o quanto será preciso se esforçar e saberá com mais propriedade quanto tempo o conteúdo levará para ficar pronto.

 

Sua agenda e demais trabalhos

Caso tenha mais trabalhos já negociados para entregar, você também deve analisá-los antes de responder quanto tempo levará para escrever determinado conteúdo. Ter outros serviços para entregar não influencia diretamente no seu tempo de escrita, mas interfere em seu tempo livre para se dedicar ao novo trabalho.

Se você tiver outros conteúdos para escrever, por exemplo, não adianta responder que a escrita do material vai demorar 6 horas se você não tiver esse tempo livre no momento para se dedicar ao serviço.

Essa não é uma boa resposta, porque o cliente ou colaborador da plataforma pode acreditar que 6 horas após o combinado você vai entregar o trabalho pronto. E isso, obviamente não vai acontecer se você já tiver planejado outros serviços para o dia.

Sendo assim, antes de responder é fundamental que você examine também como está a sua agenda e quando você terá o tempo necessário (de acordo com a análise de seu fluxo de trabalho) para criar o material.

 

Como responder à pergunta?

Depois de analisar adequadamente esses itens, chegou a hora de formular sua resposta. Existem basicamente duas maneiras de você responder ao seu cliente ou à plataforma, como o Meu Redator: com uma estimativa de horas ou um prazo de entrega, o famoso deadline.

 

Com uma estimativa de horas

Se você já trabalha como redator freelancer há um tempo considerável, essa forma de responder à pergunta não será tão complicada. Afinal, você já tem uma ideia de quanto tempo leva para fazer um conteúdo de determinado tamanho e tema.

Entretanto, não se deixe enganar por outros trabalhos e cenários. Levar 5 horas, por exemplo, para finalizar um serviço não significa que todos os conteúdos sobre aquele tema ou que tenham aquele tamanho vão ser feitos no mesmo período.

Por isso, é essencial que os redatores – sejam iniciantes ou experientes – façam a análise completa acima seguida de um cálculo, caso queiram dar uma estimativa em horas. Para calcular quantas horas você leva para escrever um conteúdo, pense no fluxo de trabalho analisado e quanto tempo você vai demorar aproximadamente para realizar cada etapa.

Você pode fazer essa estimativa de acordo com trabalhos anteriores, mas lembre-se de adequar o tempo ao trabalho. Caso esse serviço exija menos pesquisa, por exemplo, coloque um período mais curto para realizar essa tarefa.

Ainda, se você tiver mais de um conteúdo para entregar, não se esqueça de multiplicar o resultado pelo número de textos restantes. Por exemplo, se no total o cliente deseja saber quanto tempo leva para fazer 4 conteúdos e com seu cálculo você descobriu que vai levar 3 horas para criar um texto, multiplique as 3 horas pelos 4 conteúdos.

Assim, você poderá avisá-lo que levará 12 horas para escrever todos os materiais pedidos e não haverá nenhum mal-entendido.

 

Com um prazo de entrega

A outra maneira de responder quanto tempo leva para escrever um conteúdo é dando um prazo de entrega, também conhecido como deadline. Nesse caso, você não vai responder exatamente quanto tempo você levará para fazer o texto, mas sim quanto tempo levará para entregá-lo. Percebe a diferença?

Em vez de responder para um colaborador do Meu Redator que você consegue fazer o conteúdo em 5 horas, por exemplo, você o informa de que pode entregá-lo na próxima terça-feira até às 18 horas.

O cliente ou profissional da plataforma não ficará decepcionado mesmo você não respondendo exatamente o que ele perguntou, pois você dará um prazo para ele receber o seu trabalho. Dependendo da urgência dele, vocês ainda podem negociar esse prazo e discutir mais detalhes sobre o serviço.

 

Qual é o tipo de resposta mais adequado?

Agora que já sabe o que deve ser analisado antes de dar um retorno para o profissional e as maneiras de fazê-lo, você está querendo saber qual é a melhor resposta, não é mesmo?

Na realidade, não há uma resposta superior à outra. Isso vai depender bastante do cliente e o que ele prefere. Aqui no Meu Redator, por exemplo, preferimos trabalhar com prazos de entregas do que estimativa de horas.

Esse tipo de resposta é mais adequado para nós, porque com essa informação conseguimos ter uma noção de quando o revisor poderá verificar o texto, o gestor de SEO analisar as palavras-chave e o cliente conferir o trabalho feito pela equipe.

Ou seja, ela é mais positiva para o desenvolvimento do trabalho, porque esse não acaba quando você nos entrega o conteúdo. Além disso, essa resposta também é benéfica para você, porque com um prazo é mais fácil organizar seus horários e sua agenda de entregas.

Afinal, não importa quanto tempo você vai levar para realizar o serviço, mas sim quando você vai entregá-lo. Então, você só precisa analisar os itens listados no post e se certificar de que não haverá problemas com a data combinada.

Ao seguir esses passos será bem mais fácil responder à pergunta “Quanto tempo você levará para escrever este conteúdo?” e, ainda, a resposta será muito mais exata do que uma mera suposição. Dessa forma, você conseguirá realizar o trabalho dentro do prazo e sem precisar escrevê-lo às pressas.

O profissional ou colaborador da plataforma para qual você presta serviço ficará satisfeito e sua imagem no mercado será positiva. Sendo assim, não se esqueça de analisar o serviço a ser feito, seu fluxo de trabalho e sua agenda antes de responder à questão.

E para conferir mais dicas e aprimorar o seu trabalho como redator freelancer é só continuar acessando o nosso blog!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator