“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”.

Qualquer um que tenha acessado o YouTube nesses últimos dias se deparou com essa propaganda veiculada pela Empiricus. E a maior dúvida de todos girou em torno de como ela conseguiu gerar esse dinheiro todo com apenas 1.520 reais. Mas o que quase ninguém perguntou foi: qual a profissão da Bettina?

Mas por que saber isso é importante?

Simples. A profissão dela é um dos maiores e mais certeiros investimentos: é seguro, tem retorno e você não corre riscos de perder dinheiro.

E esse investimento não tem nada a ver com o que a Empiricus vende. Mas, ao mesmo tempo, é a chave para eles conseguirem fazer quase 300 milhões de reais por ano.

Ainda que você não goste da Empiricus e da Bettina, eles só conseguiram chamar sua atenção devido ao tipo de trabalho dela.

E não só a sua atenção, mas também de diversas celebridades, com direito a depoimentos e brincadeiras:

  • memes diversos
  • entrevistas para vários meios de comunicação
  • convite ao programa Pânico
  • convite ao programa do Danilo Gentili
  • paródia da Maísa
  • entre outros

Além disso, foi a profissão da Bettina que fez:

  • os vídeos da propaganda gerarem milhares de cliques
  • as palavras-chave “comprar ações bolsa de valores”, “comprar bolsa de valores” e “como comprar ações” crescerem respectivamente: 160%, 150% e 140%.
  • as interações no Facebook da Empiricus, dentro de 4 dias, passarem de 192 para 54.328 e no Twitter de 151 para 17.306
  • gerar 4 milhões de hashtags #Bettina em um único dia, no Twitter

Sem contar as selfies de pessoas que a param nas ruas. É como a Bettina falou: ela zerou a internet.

Foi o trabalho dela que influenciou nessa repercussão e a ajudou a fazer os investimentos para chegar à grana toda que ela tem hoje.

E de onde veio esse dinheiro todo?

Ok. Sabemos que não foram apenas os 1.520 reais que a transformaram em uma milionária. Sim, ela teve uma contribuição do pai e, também, continuou fazendo aplicações com o próprio dinheiro, nesse tempo. Ela mesma revelou isso em entrevistas. Esse dinheiro veio do salário e das comissões que ela recebe de segunda a sexta-feira. Simples, não é? Tanto parte do primeiro milhão quanto a sua fama vieram do seu trabalho.

E qual é a profissão da Bettina?

A própria Bettina revelou isso no programa “Morning Show” da Jovem pan:

“Então, eu sou copywriter. Eu faço todas as peças publicitárias, eu escrevo as cartas de venda, eu tenho o fixo e a comissão. Eu que escolhi fazer essa minha propaganda, ninguém escreveu esse script pra mim, fui eu que escrevi, vou contar minha história”.

Então é isso. Foi justamente o copywriting que chamou a atenção do país para descobrirem mais sobre ela. E é por ela ser uma redatora copywriter que ela conseguiu, nessa última semana, toda essa popularidade e se tornou, podemos dizer, uma celebridade, sendo conhecida até por grandes famosos.

O chefe da Bettina, Felipe Miranda, também falou sobre isso para a Money Times: “Bettina trabalha no nosso time de copywriters, tem um talento natural para gravar vídeos e é a segunda pessoa a chegar na Empiricus todos os dias ─ eu sou o primeiro”.

Pois é. Foi o copywriting que fez a Bettina acertar o tom e conseguir fazer com que todo o Brasil parasse para comentar sobre ela. E é exatamente isso que faz as empresas e os melhores profissionais se destacarem.

E o que um copywriting faz?

Bem, acho que você entendeu o poder de um copywriting. Mas você sabe o que essa profissão faz?

Um copywriter é um redator que utiliza, em seus textos, várias técnicas de persuasão, como gatilhos mentais e storytelling, com o intuito de incentivar alguém a tomar uma atitude. É o fato de escrever bem e conhecer o público que faz com que ele consiga chamar atenção para suas mensagens.

Cada copy segue estratégias distintas e tem diferentes finalidades. E quando ela é bem feita, transmite a informação certa e faz a pessoa se interessar pelo que está sendo dito.Você não precisa trabalhar na Empiricus para conseguir isso. Basta fazer um bom trabalho e esperar as consequências das suas ações.

E foi isso que a Bettina fez, não foi? Independentemente do que você acha dela ou da empresa na qual ela trabalha, ela conseguiu tanta atenção para o copy produzido, que acabou virando sucesso nas redes e influenciou até os termos pesquisados no Google.

E ainda que ela saia algum dia da Empiricus, ela pode continuar sendo copywriter e escrever textos para atingir milhares de pessoas e fazer com que elas comentem sobre ela ou a propaganda.

Cuidar da sua carreira e dos seus próprios investimentos só depende de você. Os efeitos do sucesso que o copywriting traz estão aí, nessa quantidade de buscas pela Bettina (e termos relacionados ao que ela comentou), para te mostrar. E como ela mesma diz na propaganda: “É com você! Resultados diferentes exigem atitudes diferentes!”

Quer saber mais sobre essa profissão e ser um redator copywriter? Inscreva-se na nossa plataforma, Meu Redator, e faça parte do nosso time!