Redator Freelancer: por que você deve fazer parte de plataformas de conteúdo?
5 (100%) 4 voto[s]

Não são apenas jornalistas recém-formados que ingressam no mercado de produção de conteúdo em texto. Afinal, a paixão pela escrita não envolve apenas profissionais da comunicação. É algo inerente, por exemplo, aqueles que vivem com a alma de escritor em alerta, observando cada detalhe nas ruas e transmitindo no papel – no caso, na tela do smartphone, tablet ou note. E a cada olhar que lançam ao mundo, observam detalhes imperceptíveis aos olhos nus de boa parte da população, que, na correria diária, não param e não contemplam quase nada.

Todo escritor sonha em um dia começar a escrever profissionalmente. Isto significa receber um valor justo pelas ideias que transmite sobre qualquer conteúdo. E nada melhor que fazer parte de um bom time de uma plataforma de conteúdo para dar um início na carreira.

 

Por que o redator freelancer é necessário?

O escritor nato vive do que redige, seja romance, poesia, crônica, informação e até uma fofoquinha. Mas hoje em dia, escrever deixou de ser aquela atividade que muita gente acredita ser mal remunerada e pouco valorizada. Este conceito mudou muito com a internet e a chegada de inúmeros negócios digitais a espera de novos clientes. O “boom” digital criou a necessidade de cativar um novo público do funil de vendas, que não está mais interessado em aceitar qualquer produto / serviço.

É aí que entra o famoso “redator freelancer“. Explico:

A melhor maneira de chamar atenção de um público alvo é através de um conteúdo peculiar, atraente e bem planejado. Hoje, metade da população brasileira, segundo dados do próprio Facebook, não deixa de acessar a rede social um dia sequer. Esse público navega até 2/3 do dia em busca de novidades de consumo, seja de informação, entretenimento ou de compra de produtos.

É para este mercado que a produção de conteúdo de qualquer empresa se volta. A intenção é que, à medida que cada post é publicado na rede, maior visualização e impacto ele gere neste mercado para a empresa.

E como convencer este público em meio a tanta concorrência? Simples, por meio da informação escrita.

Nada melhor do que um bom texto para conquistar, convencer e esclarecer aos consumidores sobre o que a marca lhes propõe de novidade. Contratar, para tal, uma equipe de profissionais de comunicação, além dos já conhecidos trâmites judiciais e burocráticos, requer tempo e espaço dentro da estrutura para que os resultados apareçam. Isso acaba comprometendo todo o trabalho e demais investimentos dentro da empresa, o que faz com que empresários tomem a decisão de contratar uma agência especializada no assunto.

Nesta agência, jornalistas, escritores, professores e demais profissionais apaixonados pelas palavras formam uma equipe imbuída de vontade e conhecimento para prover todos os conteúdos possíveis acerca da marca e de suas atividades. O intuito? Promovê-la de forma atraente, divertida, interessante e fazer com que atinja o maior número de seguidores possível.

Este é o sonho de toda empresa que inicia suas atividades na rede. Esta é a profissão dos sonhos, para quem ama escrever e deseja dedicar seu tempo a esta prática. Para tal, o redator freelancer será sempre um profissional requisitado no mercado.

 

O que é preciso para se tornar um redator freelancer?

É preciso que o redator freelancer, além da paixão pelas letras, tenha também a vontade de sempre se renovar. Esta é, para princípio de conversa, uma profissão (não é nem jamais será um bico) voltada para aqueles que AMAM ler. A leitura se faz sempre necessária, a fim de auxiliar na forma adequada de se redigir e transmitir a mensagem desejada.

As plataformas digitais da internet, que produzem conteúdos diversos para empresas de todos os segmentos, lidam, na maioria das vezes, com a dificuldade de se encontrar bons profissionais, capazes de redigir qualquer texto, com qualidade de informação e correção gramatical. O hábito da leitura é crucial para que o resultado de seu texto seja rico, coeso e coerente, e, não menos importante, de leitura fácil e agradável.

Portanto, além da vontade de escrever, também é necessário o exercício da leitura com paciência e dedicação, além de responsabilidade com os compromissos. Disciplina com o ato de escrever e nunca, jamais, se acomodar em copiar ideias já prontas da internet, nem seguir o mesmo raciocínio. Afinal, escrever requer sempre criatividade.

 

O que um redator freelancer precisa atentar na hora de escrever?

Na hora de escrever, é importante que o redator freelancer tenha em mente os objetivos de sua redação.

Muita gente quer colocar no papel uma mensagem, mas na hora de tentar se expressar, encontra muita dificuldade, justamente por falta  de preparo e, também, por não entender que tudo obedece a um passo a passo. Afinal, escrever não é tão fácil como pode parecer, mas é muito mais divertido do que se imagina.

É importante que o redator freelancer fique atento a alguns detalhes na hora de escrever:

FOCO

O primeiro passo é saber exatamente qual a intenção com o texto a ser redigido. Qual a mensagem que o mesmo deverá passar ao leitor e por que?  Qual a finalidade disso, afinal?

Outro fator importante a ser pensado é para quem este texto é redigido. Qual o seu público? Executivos e investidores? Empreendedores? Estudantes? Profissionais liberais? Para cada público, será necessário pensar em uma linguagem apropriada.

Definido o foco do texto e seu público alvo, é hora de começar a redigi-lo.

CONTEÚDO

Não se pode escrever sem antes ter em mente como seu texto vai começar, se desenvolver e terminar, por isso, é necessário uma pesquisa intensa sobre o que se deseja abordar. Não é fácil, muita informação vem à tona, e é quando se inicia uma filtragem. Este processo é essencial para a construção de um texto completo e que ainda deixe gancho para textos futuros.

MONTAGEM

Não se começa a contar uma história pelo final, correto? A menos que se tenha um plano de roteiro diferente, a intenção muitas vezes é informar ao público sobre o assunto logo de início, e fazê-lo entender o foco do texto. Assim, quanto mais objetivo e claro forem as linhas iniciais, melhor será a compreensão. A partir disso, acrescente outras ideias e informações nos parágrafos seguintes, com o cuidado de não inserir informação demais no mesmo texto, para que não fique confuso e não complique a leitura.

E parece óbvio, mas é importante lembrar: guarde o fim para o final! É importante que seu texto tenha um efeito de fecho, mesmo que muita informação fique de fora, afinal, nada impede a produção de textos complementares.

Leia também:
Storytelling: por que você precisa usar na produção de conteúdo agora mesmo

 

FONTES

Busque fontes confiáveis de pesquisa. Fontes primárias e secundárias, que possuam autoridade no assunto, ou reportagens de jornais e revistas.

 

Quais as vantagens de ser um redator freelancer em plataformas de conteúdo?

Ser um redator freelancer tem muitas vantagens, e uma das principais é a flexibilidade, visto que não há um horário específico para iniciar ou terminar o expediente. O tempo deve ser organizado pelo próprio redator, conforme sua demanda e o tempo que ele necessita para atendê-la. Também não há necessidade de se cumprir banco de horas, como em uma empresa. No entanto, vale lembrar que o redator não ganha um salário fixo, portanto, quanto mais redigir, maior será o seu rendimento.

Outra vantagem é de poder trabalhar Home Office, ou seja, na sua própria casa. Isso significa que é possível, por exemplo, acordar, abrir o note e começar a trabalhar na cama mesmo, enquanto se toma uma xícara de café ou chocolate. Caso o redator busque um ambiente novo para se inspirar, é possível levar o note a qualquer cafeteria ou ainda a um espaço de co-working, e ali, então, trabalhar o quanto quiser.

E você ainda pode ter tudo isso estando cadastrado em uma grande plataforma de conteúdo, que vai te possibilitar ter seu portfólio visível para mais empresas, além de potencializar suas chances de conseguir jobs e escrever para clientes que contratam a plataforma.

Fazer parte de plataformas de conteúdo é o que todo redator sonha. Trabalhar com uma equipe que lhe dá espaço, que respeita suas ideias, que te deixa livre para articular e escrever sobre o que deseja, conforme a pauta solicitada, mas com aquele “toque” que só quem escreve com paixão sabe dar. E é assim que acontece no Meu Redator.

Fazer parte de um grande time, como o Meu Redator, é muito gratificante e promissor, pois te oferece a possibilidade de conquistar autonomia e autoridade como redator.  Cadastre-se gratuitamente agora mesmo, e faça parte do time de freelas do Meu Redator!

 


Juliano Franco Duarte
CTO do Meu Redator