A produção de conteúdo digital de qualidade está em alta no universo online.

Diante da concorrência qualificada, as empresas aprenderam que já não é suficiente postar conteúdo online sem o planejamento adequado.

Postagens amadoras acabam por danificar a imagem das empresas, passando uma impressão ao público de despreparo para lidar com as novas tendências de mercado.

Por esse motivo, cresce a aplicação das técnicas certificadas de marketing digital nos sites, blogs e redes sociais corporativas. Não há como fugir deste movimento: a aplicação profissional do marketing digital a todo conteúdo postado online é indispensável no cenário corrente.

Entre as técnicas do marketing digital, a que recebe mais destaque neste momento é o SEO.

A importância do SEO é tão grande que existe um profissional especializado neste assunto: é o Analista de SEO! Através dos serviços deste analista, a sua empresa pode impulsionar a qualidade e o alcance das publicações virtuais!

Se você quer entender um pouco melhor sobre a importância das técnicas de SEO e como a sua empresa pode se beneficiar dos serviços de um Analista de SEO, confira o artigo que preparamos para o seu negócio!

 

O Analista de SEO

O Analista de SEO é o profissional responsável por aplicar as técnicas de SEO à determinada página, blog ou portal da internet, com o objetivo de aumentar o volume de visitantes qualificados (prospects) no site e, por consequência, potencializar o volume de negócios.

Para que isso seja realizado, o analista utiliza diversas ferramentas do marketing digital:

  • elaboração de uma buyer persona
  • pesquisa e aplicação de palavras-chave relacionadas ao tema da página
  • confecção de link building 
  • SEO on page
  • SEO off page
  • análise de métrica através do Google Analytics e outras ferramentas

Muitos termos estranhos? Fique tranquilo, pois vamos explicar todos eles direitinho!

Comecemos pelo mais importante: o SEO.

 

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) pode ser traduzido como otimização dos mecanismos de busca.

Na prática, SEO é um conjunto de técnicas que permite melhorar o posicionamento de uma página da internet no resultado dos mecanismos de busca.

Uma das técnicas mais conhecidas pelo Analista de SEO consiste no emprego eficiente de palavras-chave no decorrer da página.

A melhora no ranqueamento, por sua vez, transforma os potenciais clientes em clientes de verdade, pois mais pessoas encontram a sua página de serviços.

Em outras palavras: ao aplicar o SEO ao conteúdo publicado online, a sua página começará a “escalar” a página de resultados do Google! Assim, quando um cliente pesquisar sobre algo relacionado ao seu negócio, a sua empresa aparecerá com destaque nos resultados do Google e de outros mecanismos de pesquisas.

O SEO pode ser aplicado de duas maneiras: on page e off page.

 

SEO on page

O SEO on page compreende a otimização da estrutura e do conteúdo da página, de forma a melhorar a experiência do usuário e a própria análise do algoritimo do Google.

O SEO on page utiliza de diversos artifícios para ser aplicado corretamente nas páginas da internet:

  • Adequação da URL (www.urldoseusite.com)
  • Otimização da Title Tag: o nome que aparece no resultado das pesquisas do Google
  • Utilização correta e eficiente das palavras-chave
  • Link building interno
  • Postagem de conteúdo de qualidade

Conforme se vê, o SEO on page cuida de tudo que está relacionado a sua própria página, cuidando para que ela seja apresentada da melhor forma possível para o usuário e para o robô do Google.

 

SEO off page

O SEO off page se refere às técnicas de otimização que não são aplicadas diretamente na sua página, mas que vêm de fora.

A principal característica do SEO off page é fazer com que a sua página seja vista como uma autoridade de domínio (domain authority) em determinado assunto.

Ser uma autoridade de domínio significa que a sua página é vista como relevante por outros sites, através da linkagem do seu conteúdo em portais de terceiros.

Por esse motivo, a ferramenta mais útil do SEO off page é o link building externo.

Tanto o SEO on page quanto o off page possuem o mesmo objetivo: alavancar o seu site nos resultados do Google.

 

Como funciona a pesquisa do Google

Quando você faz uma pesquisa no Google, provavelmente não sabe o que ocorre por detrás das cortinas. O Google possui um sistema sofisticado para exibir os seus resultados, baseado em algumas etapas

  • Crawling: um robô acessa as páginas da internet e confere todo o seu conteúdo
  • Indexing: catalogação das páginas na base de dados do Google
  • Ranking: através de um algoritmo, o Google ranqueia as páginas de acordo com a sua relevância
  • Combate ao Spam: o Google procura constantemente por sites fraudulentos ou que tentam enganar o seu algoritmo

A intenção do Google ao organizar as suas operações dessa maneira é simples: oferecer ao usuário que pesquisa a melhor experiência possível.

Vamos além: não adianta tentar enganar o algoritimo através da repetição incessante de algumas palavras-chave ou da colocação de diversos links inúteis.

O algoritimo possui uma inteligência artificial que reconhece sites fraudulentos e a sua punição é severa: tais webpages não serão indexadas na base de dados do Google e, por consequência, não aparecerão nos seus resultados de pesquisa.

 

Primeiros resultados do Google

Se não está na primeira página do Google, não existe.

Você já deve ter ouvido algo parecido com esse “ditado” por aí, não é mesmo?

A frase não poderia estar mais correta: as pessoas confiam nos primeiros resultados do Google.

Figurar entre os primeiros colocados numa pesquisa dá ao mercado a mensagem que a sua empresa é uma autoridade no ramo em que atua.

Quanto mais baixo na página de resultados do Google, menor a possibilidade do seu portal ou blog ser acessado pelo cliente. A partir da segunda página em diante, então…

Tudo bem, você entende o porquê é importante estar no topo do ranqueamento do Google. Porém, será que é preciso pagar para figurar entre os primeiros?

 

É necessário pagar para estar no topo?

Não!

O SEO não deve ser confundido com o Google Ads (leia este artigo), que se refere aos anúncios pagos que aparecem em destaque no começo da página de resultados.

O SEO é diferente, pois opera através das técnicas de palavras-chave, link building e demais conceitos abordados neste texto. Aqui, a consultoria SEO é importante, pois é possível colocar um link no topo sem recorrer ao custoso serviço pago do Google.

Exatamente por isso é necessária a atuação do Analista de SEO. Através do seu conhecimento em marketing digital e trabalho constante, ele consegue manter uma página nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas.

Para entender melhor o trabalho do analista, é importante analisar as suas principais técnicas de trabalho, começando pela base do SEO: a buyer persona.

 

 

 

Buyer Persona

A buyer persona ou persona é uma criação semi fictícia que objetiva representar o público-alvo do produto ou serviço comercializado pela empresa.

A persona é criada através da análise de dados de mercado, das redes sociais e do conhecimento interno da empresa sobre as pessoas para quem é dirigida a sua produção.

É claro que não é possível criar uma persona para representar toda a demografia alvo da companhia. Porém, através de um bom trabalho de pesquisa, a empresa consegue chegar muito próxima de um cliente “real”, cheio de dúvidas, problemas e anseios.

 

Exemplo de persona

André, 28 anos, é graduado em ciências da computação. Ele trabalha para uma grande transnacional de tecnologia, é solteiro e mora sozinho. Devido à área de atuação, André ganha um salário acima da média da sua faixa etária.

A rotina de horários “malucos” faz com que André não tenha tempo para cozinhar. Por isso, ele costuma pedir muito fast food em casa, mas gostaria de começar a comer coisas mais saudáveis no seu dia a dia.

A sua empresa vai atender ao anseio de André: especializada em produzir marmitas fitness gourmet, e por meio de um plano de alimentação confeccionado por um nutricionista especialmente para o André, ele receberá, todo domingo, marmitas congeladas de alta qualidade que irão durar a semana toda.

 

Importância da persona

Diversos fatores são levados em consideração ao criar uma buyer persona:

  • Idade
  • Formação acadêmica
  • Área profissional
  • Capacidade financeira
  • Local de moradia
  • Hábitos e costumes

Ao criar uma persona, o Analista de SEO vai muito além do conceito tradicional de público-alvo: a persona é uma personagem específica, com hábitos detalhados.

Através da sua criação, a persona simboliza o consumidor ideal da empresa, o que permite direcionar os esforços de marketing de maneira mais efetiva.

 

Palavras-chave

O emprego das palavras-chave corretas busca adequar o conteúdo do site à busca realizada pelos consumidores nos mecanismos de pesquisa, sempre com destaque para o Google.

Apesar de ser muito associadas ao SEO, a utilização de palavras-chave é apenas uma das técnicas utilizadas pelo Analista de SEO.

De todo modo, a utilização correta das palavras-chave no texto é importante para alcançar um bom resultado no marketing digital: o robô do Google consegue entender a semântica do seu site por meio da análise do conteúdo.

Em outras palavras, o algoritimo do Google é inteligente o suficiente para entender sobre o que se trata qualquer página da web, mesmo que não se utilize exatamente o mesmo termo a todo momento.

O Analista de SEO deve realizar uma pesquisa de palavras-chave através de diversos mecanismos disponíveis na internet, a fim de saber quais são os termos mais pesquisados pelos consumidores.

Conforme explicado, não adianta encher o texto de palavras-chave; o uso deve ser natural e fazer sentindo dentro do texto, sob o risco de que o Google entenda que a página é fraudulenta.

 

Link building

O link building se refere às técnicas de indexação de links internos e externos em um sítio da internet, a fim de criar uma rede de conexões e aumentar o domain authority do site.

Parece complicado, mas não é.

A aplicação do link building se dá da seguinte maneira:

  • A sua página faz a inclusão links relevantes no decorrer do conteúdo
  • Esses links conectam o usuário a links internos (outras páginas do seu site)
  • Também há a linkagem de links externos para outros sites de conteúdo relevante
  • O seu site será linkado por terceiros, que consideram o seu conteúdo importante
  • Através dessas conexões, o Google entende que você é uma autoridade (domain authority) no assunto e que a sua página é relevante
  • Através dessa análise, a sua página sobe nos resultados de pesquisa do Google.

Através do link building, o Analista de SEO cria uma verdadeira rede de conexões – que é o conceito de internet, no final das contas – entre o seu site e outros relevantes.

Quanto mais links de qualidade o seu site receber de domínios externos, mais a sua autoridade aumenta e, com isso, o número de acessos.

 

Análise de Métrica – Google Analytics

A análise de métrica é importante para medir os resultados das ações de marketing da sua empresa no Google e nas redes sociais.

Através de ferramentas como o Google Analytics e o Facebook Analytics, o Analista de SEO consegue medir diversos fatores:

  • Alcance das postagens
  • Número de visualizações, curtidas e compartilhamentos em redes sociais
  • Dados do público-alvo
  • Resultado das ações de marketing

O acompanhamento de métrica pelo profissional de SEO é extremamente importante, caso contrário, não é possível saber o que funciona com o mercado e como atingir o público com as suas ações de marketing digital.

 

Seja uma autoridade na web

Deu para entender um pouco mais sobre a importância do trabalho do Analista de SEO?

A aplicação das técnicas de SEO é essencial ao bom funcionamento de uma página da internet.

Atualmente, é impossível alcançar bons resultados sem um esforço direcionado de marketing digital nas mídias sociais da sua empresa.

Uma das maneiras mais eficientes de melhorar os resultados é através dos guest posts.

 

Guest Posts

Os guest posts ou publiposts são postagens que auxiliam a sua empresa a aumentar a autoridade de domínio na web. Através de postagens patrocinadas em blogs e portais de notícias relevantes, a sua empresa maximiza o próprio alcance digital e, por consequência, se transforma em uma autoridade no setor em que atua.

Leia mais sobre o assunto:
Diferenças e vantagens entre Press Release, Guest Post e Publipost

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Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator