Quando falamos em divulgação de uma empresa, serviços ou produtos, existem várias estratégias que contribuem para que uma marca se torne conhecida do público. O Press Release e o Guest Post são boas opções, pois permitem a publicação de artigos em meios digitais e, no geral, não exigem grandes investimentos financeiros.

Ambos compartilham de alguns objetivos, como, por exemplo, tornar o negócio mais conhecido ao público-alvo. No entanto, eles diferem em certos aspectos, como o meio de publicação e a estrutura textual. Assim sendo, é plenamente possível e recomendável que uma mesma empresa utilize essas duas formas de divulgação, afinal, quanto mais chances de atingir o público, mais oportunidade de sucesso.

Continue a leitura e entenda mais detalhes sobre seus conceitos, suas diferenças e suas vantagens!

O que é um Press Release?

O Press Release, também chamado de comunicado de imprensa ou boletim de imprensa, é uma matéria, feita em formato jornalístico e informativo, abordando algum assunto, acontecimento, informação ou novidade que seja de interesse de um público específico. Os objetivos podem ser vários, como, por exemplo:

  • divulgar um produto ou serviço;
  • falar de um evento da empresa;
  • divulgar um sorteio;
  • noticiar uma promoção.

Ainda que exista o intuito de uma pequena exposição da marca, um Press Release não deve ter um foco somente publicitário, pois como será publicado em portais jornalísticos, as matérias precisam se pautar em um assunto de interesse geral.

Além disso, apesar de o objetivo ser atingir um público especial, o Press Release tem de agradar, primeiramente, o jornalista ou a revista que irá divulgá-lo. Portanto, informatividade e qualidade textual são indispensáveis!

Sabendo disso, já temos então o primeiro desafio: chamar a atenção do local ou pessoa que possibilitará a desejada publicação. Para isso, uma das recomendações principais é que o título seja atraente e as informações do texto sejam claras e bem escritas. Sempre considere a possibilidade de o jornal publicar o texto na íntegra. Assim, avalie e certifique-se de que o conteúdo elaborado realmente passa a mensagem que você deseja.

Por seguir um estilo mais jornalístico, o artigo deve propiciar, com a maior clareza possível, informações básicas, como:

  • o que
  • quem
  • onde
  • quando
  • como
  • por que

Os Press Releases são sempre enviados aos veículos de comunicação ou a jornalistas que possam ter interesse neles. Assim, as oportunidades são maiores quando você envia o material com exclusividade para um lugar ou uma pessoa que possa ser um parceiro estratégico. Quanto ao formato, deve-se observar a presença de:

Título

Deve ser objetivo, resumir o conteúdo e despertar em seu público-alvo interesse em ler a notícia. Por isso, é fundamental conhecer previamente o perfil desse público, seus interesses e suas dúvidas.

Local e data

É importante constar, logo após o título, informações de data e local, para que o público saiba de quando e de onde é a notícia.

Entrada

É composta por um parágrafo curto, de mais ou menos 3 linhas, que resume o assunto tratado no artigo.

Corpo do texto

É composto pela regrinha básica: introdução + desenvolvimento + conclusão. O primeiro parágrafo é muito importante e precisa despertar a curiosidade sobre o restante do conteúdo. Mas nele, podem também conter as informações sobre ‘o que’, ‘quem’, ‘onde’ e ‘quando’.

O desenvolvimento do texto deverá conter informações mais aprofundadas, como pesquisas ou depoimentos, e poderá responder às perguntas ‘como’ e ‘por que’.

Na conclusão, faz-se o fechamento do conteúdo, e é interessante trazer também uma breve síntese do que foi apresentado.

Sobre a empresa

Para a empresa/pessoa responsável pela publicação, é interessante contar, brevemente, sobre a empresa, destacando informações-chave ao público pretendido. Esse texto poderá ou não fazer parte da publicação.

Formas de contato

Fundamental para que o veículo de comunicação ao qual você enviou o texto entre em contato com você, ou com um representante da sua empresa, a fim de obter mais informações ou, ainda, fazer futuras reportagens.

Quais as vantagens de um Press Release?

Para o portal que for publicá-lo, a vantagem reside em ter algo interessante e, muitas vezes, exclusivo, para noticiar. Para a marca, é uma forma de fazer com que diferentes canais de comunicação a conheçam, tenham seu contato e convidem a empresa para outras publicações ou entrevistas futuras. Assim, é uma oportunidade de parceria. Além, é claro, de demonstrar autoridade e atrair mais clientes.

O que é um Guest Post / Publipost?

O Guest Post é um conteúdo feito para ser publicado em um blog de outra empresa, em uma espécie de parceria ‘ganha-ganha’. Também pode ser chamado de Publipost. Os temas, assim como no Press Release, também são variados e, claro, devem ser relacionados aos serviços da marca e, ao mesmo tempo, ter ligação com algum assunto do site em que vai ser publicado.

Por exemplo, se você é um dentista, pode procurar uma parceria no segmento relacionado à saúde, já que as questões estão interligadas. Isso porque é interessante para as duas empresas que seus públicos tenham interesses parecidos.

Como se trata de meios mais informais, você pode falar diretamente com o proprietário do canal em que você deseja fazer sua publicação. O acordo geralmente (mas não obrigatoriamente) consiste em uma troca de favores, ou seja, cada empresa publica em seu blog o artigo do parceiro.

Com relação à estrutura do conteúdo, o texto pode seguir o mesmo estilo daqueles que são publicados na sua própria página. Contudo, vale se informar quanto a detalhes mais específicos ou imposições do parceiro, bem como o perfil desse outro público e a quantidade máxima de linkagem.

Quais as vantagens de um Guest Post?

Existem muitas vantagens aqui também, como divulgar seus serviços para um público maior, ter mais visitas na página, ganhar leads, aumentar a sua autonomia, ter relações valiosas com outros profissionais de áreas similares e afins e melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca, como o Google.

Quais as diferenças entre Press Release e Guest Post, então?

Vimos que tanto o Press Release quanto o Guest Post são ótimas formas de atrair clientela a uma empresa. No entanto, existem diferenças básicas, como as seguintes.

O meio em que será publicado

Normalmente, Press Releases são divulgados em jornais (digitais ou impressos) ou diferentes portais. Já o Guest Post é direcionado apenas para blogs.

A estrutura textual

Como você percebeu, o Press Release tende a seguir uma organização textual mais formal, o que não significa, necessariamente, que o estilo da linguagem também o será (esse detalhe dependerá do tipo de leitor). Já o Guest Post pode seguir um formato mais liberal, desde que caiba no estilo do parceiro.

O processo de aprovação

O artigo de Press Release, para ser aprovado, poderá passar por jornalistas e, ainda, ser analisado por um diretor-geral do jornal. Já a aprovação do Guest Post é mais informal, bastando ter contato com o responsável do outro blog.

O SEO

Artigos de Press Releases, em geral,vêm com a tag “nofollow”, que é um meio de proteção que grandes portais utilizam para não criarem relação com o site divulgado. Isso não traz tanta pontuação para o SEO. Porém, se alinhado com uma boa estratégia, dá mais exposição à marca.

Já os conteúdos de Guest Post têm, geralmente, a tag “dofollow”, que indica aos bots do Google que aquele link é relevante. Isso dá boas pontuações de SEO, principalmente se o site que for publicá-lo tiver um rankeamento alto.

Como o Meu Redator pode ajudar?

Somos uma agência que conta com uma grande rede de redatores qualificados cadastrados. Temos, em nosso banco de talentos, profissionais das mais diversas áreas e níveis de graduação, aptos a elaborar conteúdos que possam atender às exigências dos clientes.

Além disso, nossos conteudistas são ghostwriters, ou seja, não assinam pelos textos criados. Ajudamos na criação e na divulgação dos dois tipos de textos, contribuindo com o Link Building do seu site, que é uma prática para se conseguir links externos relevantes para a sua página e fazê-la ganhar um posicionamento melhor nos resultados de busca do Google.

Veja mais alguns detalhes acerca de cada um dos conteúdos.

Trabalhando com os Press Releases

Recebemos e analisamos o texto criado por você. Essa verificação profissional é importante para que o artigo esteja de acordo com as regras dos grandes portais (como Veja e Exame): precisam ter um tom informativo, sem muita publicidade e sem foco comercial. Caso o texto precise de ajustes, faremos uma curadoria para torná-lo publicável.

Além disso, temos parcerias estratégicas com portais e direcionamos seu conteúdo a eles. Você tem a opção de escolher entre 2 planos:

  • básico: garantia do texto ser publicado em 1 grande portal;
  • avançado: garantia de ele ser publicado em, no mínimo, 3 grandes portais.

A melhor opção para você dependerá dos seus objetivos e do tamanho da sua empresa.

Trabalhando com os Guest Posts / Publipost:

Os artigos podem ser criados de acordo com alguns critérios escolhidos por você, para seguir o estilo da sua empresa. Nós ajudamos escrevendo o conteúdo e publicando em blogs parceiros. Como nesse tipo de conteúdo é usada a tag “dofollow”, é apenas 1 publicação por cada conteúdo, para que não acuse plágio e prejudique o SEO.

Como você pôde ver a partir dos dados e informações que trouxemos nesse artigo, tanto o Press Release quanto o Guest Post são ótimas estratégias para quem deseja melhorar o branding da marca. Essas ações ajudam a tornar os sites mais relevantes, fazer a empresa ganhar mais visibilidade e, consequentemente, aumentar o número de clientes.

E então, quer ganhar mais notoriedade? Escolha o tipo de plano mais adequado as suas necessidades e contrate o seu pacote de criação e divulgação do Meu Redator!