Quem acha que a procura de algo na internet se resume a jogar palavras-chaves nos buscadores está completamente enganado, e mais: muito provavelmente não conhece a busca avançada no Google.

Ainda que não tão conhecidas, o gigante e tecnológico buscador possui outras técnicas de busca mais específicas que podem te ajudar muito na hora de pesquisar um determinado assunto.

Curioso? Então aproveite para ler este conteúdo e no final aprenda como encontrar resultados assertivos sobre o tema/item que você deseja. 

Separamos algumas opções para você realizar uma busca avançada no Google. Acompanhe!

1. Frase específica

Quando o termo que você está buscando é muito extenso, o Google pode te deixar confuso em meio a tantos resultados. 

Assim, digamos que você está procurando por um calçado social com material mais resistente. As chances desse resultado aparecer são mais difíceis de serem mostradas se você escrever o termo sem aspas.

Isso mesmo! Uma forma de pesquisa simples para achar um item específico é colocar aspas no enunciado. 

Com isso, o Google vai mostrar exatamente esse tipo de produto, como quando você escrever “calçado de material resistente” ao invés do termo sem aspas.

2. Site relacionado

Digamos que você achou um site bacana na internet e se interessou por outros com aquele mesmo tipo de conteúdo, ou mesmo se sua intenção é descobrir se aquele site está disponível de outras formas na internet. Existe um truque para isso!

Digite relacionados: e depois o URL do site. Veja o exemplo com a URL da Meu Redator: 

Como vimos, foi possível achar outros resultados relacionados a páginas também da Meu Redator, inclusive de assuntos abordados por ele.

3. Tipo de documento

Quem está procurando um modelo específico de documento, mas não quer passar horas clicando em vários links que não são aquilo que o usuário está procurando, pode se beneficiar desse tipo de pesquisa.

Em todo e qualquer modalidade de documento, você pode adicionar a expressão filetype: ou ext: antes do termo pesquisado. Veja exemplo com o termo Marketing de conteúdo:

4. Retirar palavra do termo pesquisado

Sabemos que, atualmente, uma mesma palavra pode ter diferentes significados dependendo do país de origem.

A palavra CRM tem uma definição dentro do marketing digital, enquanto que no ramo médico, ela é a sigla de Conselho Regional de Medicina.

Logo, se um redator freelancer ou um empreendedor quiser saber mais informações do CRM sem ser o relacionado à área médica, basta digitar deste modo: crm -médico

Viu que interessante? Ao colocar um sinal de menos ao lado da palavra que você quer excluir da sua pesquisa, o Google vai cuidar para que os resultados não apresentem conteúdos que tenham relação com o item ‘excluído’.

5. Achar termos dentro do corpo do texto

Imagine que você está procurando algo na web e tem dúvida se abre um determinado site por desconfiar de que, no corpo daquele texto, não haverá abordagem do termo que você busca.

Se isso já ocorreu com você, essa função de busca avançada no Google resolve esse problema. 

Isso porque, apenas digitando intext: (sem a vírgula), seguido imediatamente do termo pesquisado após os dois pontos, o buscador mostrará se o corpo do texto trata do assunto específico que você procura. Veja um case com o termo SEO:

6. Termo específico ou outro similar

Vamos supor que você esteja procurando conteúdos sobre ‘faculdade ead’ ou ‘faculdade educação a distância’.

Como os dois termos são válidos e similares, você pode efetuar essa pesquisa usando o termo OR dentro de aspas. Veja os resultados de faculdade ead OR faculdade educação a distância:

Como visto, são mostrados todos os resultados com os termos em questão, inclusive propagandas e ofertas de compra. 

7. Reler conteúdos já visitados

Você por acaso já leu um texto super bacana, só que hoje não tem ideia de como achar esse conteúdo novamente na web?

Vamos dizer que você leu um artigo no blog da Meu redator sobre os resultados advindos da produção de conteúdo terceirizado para a equipe/time interno das empresas. 

Como o título do material deve ser grande – o que provavelmente é a razão de você não lembrar dele – , uma alternativa é escrever o seguinte:

* conteúdo terceirizado para o time equipe interna das empresas *

Como vimos, a primeira posição ranqueada no Google é um dos nossos artigos intitulados ‘Como a produção de conteúdo terceirizada pode maximizar os resultados do seu time interno de conteúdo?’.

Note que o usuário não tinha certeza se um dos termos era equipe ou time, por isso foi optado por colocar os dois. Nesse caso, evite inserir barras ou a expressão ‘ou’, visto que isso gera resultados que podem não corresponder ao conteúdo pesquisado.

8. Encontrar um termo dentro de um site

Por mais que os sites atualmente estejam bem otimizados quanto ao conteúdo e layout, infelizmente ainda existem buscadores internos que não funcionam tão bem.

Porém, se você almeja encontrar um conteúdo específico dentro de um dado site, a solução para isso não é complicada.

Basta digitar o termo específico primeiro, isto é, a palavra-chave em questão. Vamos usar o exemplo do termo ‘tráfego:’ relacionando com o site da Meu Redator. Fica assim: 

tráfego:meuredator.com.br

Faça o teste e comprove como essa técnica dá certo em qualquer palavra-chave e site da internet!

Conclusão

Muito bem, essas foram algumas das formas de fazer uma busca avançada no Google. É claro que existem outras opções de fazer uma pesquisa nesse buscador, mas optamos por abordar as principais alternativas.

Então, agora que você já está por dentro de como achar aquela pesquisa, dado ou informação específica na internet, que tal aplicar esse conhecimento na escrita de conteúdos para a Meu Redator?

Essa é uma boa oportunidade de gerar uma renda extra com a sua paixão por escrever!

Leia também: Palavras-chave: o que são e como fazer uma pesquisa com ferramentas

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CEO – Meu Redator