Talvez quem nunca trabalhou com anúncios na internet não saiba disso, mas existem muitas métricas do Google Ads que devem ser levadas em conta.

Basicamente, é possível determinar o pagamento pelos anúncios criados no sistema de 4 formas diferentes: o CPC, CPA, CPM e o CPV (exclusivo para anúncios em vídeo).

No entanto, para os iniciantes, essa sopa de letrinhas pode ser um empecilho enorme. Afinal, o que elas significam? Quais as diferenças? Qual é a melhor opção para a minha campanha?

Se você está confuso sobre as métricas do Google Ads e quer entender mais sobre elas, quais as diferenças e quais usar no seu negócio, siga a leitura deste artigo até o final!

CPC: o que significa uma das mais usadas métricas do Google Ads

Um das principais siglas quando falamos em divulgar no Google é o CPC ou Custo por Clique.

Quando você escolhe criar uma campanha no Google Ads com pagamento por CPC, significa que você pagará ao Google por cada clique que a campanha gerar.

Ou seja: cada vez que um usuário der um clique na campanha, você pagará alguns centavos para o Google, até completar todo o seu orçamento.

Normalmente, a maior parte das campanhas no Google Ads são feitas com base no CPC. Afinal, quando se opta por esse sistema, só se paga quando realmente um usuário clicou no anúncio, o que o torna mais eficiente.

No entanto, é importante acompanhar outras métricas do Google Ads quando se usa o formato CPC. Afinal, o CPC deve vir analisado com base no número de pessoas que viram o anúncio, a taxa de cliques e a taxa de conversão posterior.

Normalmente, o CPC é um formato mais utilizado quando o objetivo da campanha é direcionar o usuário para alguma página. Pode ser uma Landing Page, pode ser uma página de produto, pode ser um artigo ou algum outro conteúdo. Se você quer mover o usuário do Google para o seu site, então o CPC é o melhor para você.

Ele é particularmente eficaz quando se monta uma excelente estratégia de conversão na sua página. Isso porque ele costuma ser mais barato do que o CPA, que veremos a seguir.

CPA: um formato de pagamento para quem quer converter

O CPA, ou Custo por Aquisição, é uma modalidade de cobrança do Google Ads na qual o anunciante paga sempre que uma determinada conversão pré-estabelecida for atingida.

Você pode utilizar o CPA sempre que quiser vender algum produto, que o usuário baixe algum ebook ou que ele preencha algum tipo de formulário.

Na prática, funciona assim: você determina o seu orçamento mensal e dá um lance de quanto mais ou menos você pretende pagar por conversão. Na prática, o CPA é sempre bem maior que o CPC.

Assim, o Google analisará qual dos usuários que são elegíveis para o seu anúncio tem mais chance de comprar ou realizar a conversão que você deseja e fará um “leilão” com os outros anunciantes. Quem pagar mais, tende a ter as melhores oportunidades e os melhores leads. Quem pagar menos, fica com as oportunidades menos atraentes.

Por causa do seu funcionamento, o CPA tende a ser mais eficaz em conseguir conversões, mas é também mais caro. Funciona mais ou menos assim: se o seu conteúdo não for muito bom de converter, o CPA tende a mandar o melhor público possível para gerar negócios (mas você pagará mais).

Já se o seu conteúdo for excelente em conversões, o CPC costuma ser melhor, pois você pagará menos por clique e terá bons resultados.

CPM: o antigo rei das campanhas e anúncios na internet

Antigamente, todas as ações de propaganda na internet eram feitas com base no CPM, o Custo Por Mil Visualizações. Apesar de ter menos popularidade do que no passado, o CPM ainda é usado como uma das métricas do Google Ads.

Na prática, o CPM funciona como um método de cobrança que vai pagar o Google a cada vez que mil pessoas visualizem o seu anúncio.

Uma das suas características é que o CPM tende a ter melhor resultado com os anúncios na Rede de Display do Google, uma vez que ele exibe o banner ou anúncio em sites e blogs de grande visitação e focados no seu público.

Dessa maneira, o CPM é excelente para quem quer tornar a sua marca conhecida no mercado onde atua, apresentar algum novo produto ou tentar captar os seguidores com base em incentivos visuais.

CPV: o método de cobrança para anúncios no YouTube

Caso você pretenda fazer anúncios em vídeo no YouTube, você pode optar por usar o CPC, mas também pode usar o CPV caso queira direcionar mais visualizações para o seu material.

Como o nome indica, o Custo por Visualização é um tipo de cobrança no Google em que o anunciante remunera a plataforma por cada visualização alcançada no seu conteúdo.

É mais indicado, claro, quando a propaganda é feita em vídeo e o anunciante quer garantir que sua mensagem chegará a mais pessoas.

E aí, agora que você já conhece as métricas do Google Ads, qual delas é a mais interessante para as suas campanhas? Conte pra gente nos comentários!

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator