Muitos empresários sabem que, atualmente, é bem importante investir em Marketing de Conteúdo e ter um blog para os seus negócios. Entretanto, uma dúvida frequente sobre esse assunto é: qual é a periodicidade ideal para postar em um blog? A empresa deve apresentar conteúdos novos a cada 2 dias? Todo dia?
Em primeiro lugar, é preciso entender que não há uma periodicidade ideal exata que funciona para todos os negócios. O que existe é a regularidade mais adequada para a sua empresa e nem sempre essa frequência tem que ser super alta.
A quantidade de publicações em um blog é, sim, importante para o SEO e, portanto, para o rankeamento da sua empresa em mecanismos de busca. Contudo, esse não é o único item que deve ser considerado na hora de definir a periodicidade de um blog.
Existem outros pontos que são relevantes para a sua produção e, por isso, devem ser levados em conta na definição de sua frequência de postagens. A seguir, vamos lhe mostrar quais passos você deve seguir para encontrar a periodicidade mais adequada para o blog e, assim, ficar mais perto de obter sucesso em sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Confira!
Como descobrir qual é a periodicidade ideal para o seu blog?
1. Pense em seu objetivo
O primeiro passo, com certeza, deve ser pensar em qual é o seu objetivo com o blog, já que a frequência está diretamente ligada a esse ponto. As empresas criam um blog com propósitos distintos, como manter um relacionamento com os clientes, se tornar uma referência em um campo de atuação ou divulgar produtos e serviços, e cada um desses demanda uma periodicidade.
Por exemplo, se você quiser ser uma referência em seu meio de atuação, o mais importante não é fazer postagens com uma frequência alta. O mais relevante, nesse caso, vão ser outros itens, como a qualidade do conteúdo e a boa utilização de SEO.
Já se o seu principal objetivo for divulgar a sua marca e torná-la conhecida em todo o mercado, é realmente importante ter um grande volume de conteúdos para mostrar.
Sendo assim, tenha o seu objetivo bem definido e claro na memória. Dessa forma, será mais fácil descobrir qual deve ser a periodicidade de suas postagens. Além disso, ter um propósito preciso vai lhe ajudar na hora de pensar em como será o seu blog e qual tipo de conteúdo você deseja fazer para o seu público.
2. Analise sua área de atuação
Para definir a sua frequência de publicações, também é imprescindível analisar o seu campo de atuação. Ou seja, você tem que observar seus produtos e serviços, quem são as pessoas que a sua empresa deseja atingir e ainda o que os seus concorrentes estão fazendo em suas páginas na internet.
Esses itens vão fazer com que você descubra o que empresas como a sua costumam publicar na internet e também lhe darão um bom panorama sobre o seu próprio negócio. É fundamental ter uma visão ampla sobre o seu campo de trabalho e a sua empresa para que você possa definir qual será a linha editorial do blog e como os conteúdos poderão atingir o público desejado, já que isso também está ligado à periodicidade do site.
A linha editorial influencia bastante na frequência de publicações, porque ela determina quais assuntos serão abordados no blog. Sabendo qual é o seu tema principal, é mais fácil entender o quanto ele rende.
Por exemplo, se a sua linha editorial for ampla, será mais fácil produzir conteúdos diariamente ou 3 vezes por semana. Entretanto, se ela for bem específica, será muito mais difícil fazer materiais originais com uma periodicidade alta. Nesse caso, uma frequência mais baixa de produção pode ser a melhor opção para que o blog não se torne repetitivo.
É importante salientar que ser repetitivo não significa abordar o mesmo assunto em materiais distintos, mas sim produzir conteúdos muito parecidos um com o outro, sem trazer informações novas. É melhor evitar esse tipo de produção e sempre priorizar conteúdos que abordam diferentes tópicos ou tratam de um mesmo tema, porém com novas visões e dados.
Saber quem é o seu público também influencia em sua periodicidade, pois você é capaz de descobrir quais são os dias mais adequados da semana para atualizar o seu blog. Você pode constatar, por exemplo, que os melhores dias são terça e quinta-feira. Ou seja, uma boa periodicidade para a página é uma atualização de 2 dias na semana.
3. Observe os seus recursos
Depois de analisar o seu campo de atuação e quais são os limites de sua linha editorial, você deve observar os recursos que possui para saber se é capaz de realizar tudo o que está planejando. Em alguns casos, é possível fazer o que está sendo imaginado, mas de que forma será feito esse trabalho?
Ou seja, é essencial saber quais são os seus limites, para descobrir até onde você pode ir sem abrir mão da qualidade, pois ela é tão importante quanto a quantidade de materiais oferecidos por uma empresa.
Não adianta fazer várias postagens por dia, se elas não forem de qualidade e não auxiliarem o visitante do blog a resolver um problema. Entretanto, fazer poucos conteúdos com qualidade também não é interessante, porque dificilmente você conseguirá fidelizar os clientes se não publicar materiais com uma frequência definida.
Então, analise os seus recursos, tendo em mente que a qualidade e quantidade de postagens são essenciais para o sucesso de um blog. A partir disso, veja o quanto é possível produzir em sua empresa de acordo com o que você tem disponível.
O planejado pode ser, por exemplo, atualizar o blog diariamente, assim como aquele seu concorrente faz. Contudo, antes de definir essa periodicidade, confira quantas pessoas escrevem para o seu site. Você tem colaboradores o suficiente para manter essa frequência? Lembre-se de que a qualidade não pode ficar comprometida.
Caso a empresa não possua uma equipe grande o suficiente para atingir a periodicidade imaginada com conteúdos de qualidade, verifique os seus recursos financeiros e veja se há a possibilidade de contratar mais colaboradores.
Uma alternativa interessante é conferir o custo de uma agência ou empresa de conteúdo, e comparar com a contratação de uma ou mais pessoas. Veja qual dessas opções é mais vantajosa para a sua empresa e para a criação dos materiais do blog.
Se a empresa não possui recursos financeiros para nenhuma dessas alternativas no momento, o mais indicado é diminuir a periodicidade que se tinha imaginado previamente. Dessa forma, os colaboradores têm tempo para pesquisar, pensar em materiais relevantes e produzir um bom conteúdo que vai atrair as pessoas desejadas.
Assim, aos poucos, a empresa vai criando e mantendo um relacionamento com os seus clientes em potencial. Caso, no futuro, os recursos do negócio aumentem e haja a possibilidade de contratar mais um colaborador ou uma empresa de conteúdo, os responsáveis pelo blog podem fazer isso para aumentar a produção gradualmente.
Lembretes importantes
Após analisar os itens citados acima e definir a periodicidade do blog, está tudo ok, e agora é só começar a produzir. Certo? Não. Antes de iniciar as produções e até mesmo quando os materiais já estiverem sendo postados, os responsáveis pelo projeto precisam se lembrar de realizar certas atividades para que a estratégia seja bem-sucedida.
A seguir, mostraremos quais são essas tarefas. Vamos lá?
1. Mantenha um padrão
Não se esqueça, em momento algum, de que um blog precisa manter um padrão de publicações para conquistar os seus visitantes. Eles esperam os materiais de sua empresa e se essa expectativa não for cumprida, eles ficarão frustrados.
Isso é bastante negativo para qualquer negócio, pois os usuários vão passar a frequentar outra página da internet ou apenas deixarão de ver a sua como uma referência. De qualquer forma, você perderá seus clientes ou consumidores em potencial de seus produtos e serviços.
Se você publicar dois materiais, por exemplo, na segunda-feira, e outros dois na quarta-feira, na semana seguinte você tem que postar novamente nesses dias. Não faça uma publicação na terça ou quinta-feira, porque o seu público não estará esperando nada de novo nessas datas.
Eles vão acessar o site justamente nos dias em que esperam novidades da empresa. Sendo assim, defina bem a sua periodicidade, os dias de publicação, a quantidade de conteúdos novos por dia e até mesmo os horários de atualização do site.
Nem sempre é fácil fazer as postagens sempre na mesma hora, mas tente ao máximo respeitar o horário estipulado. Se for preciso, agende as publicações na página para que o visitante não fique frustrado.
2. Seja organizado
Para que o padrão do blog se mantenha, os colaboradores envolvidos na produção de conteúdo precisam ser organizados. Isto é, eles têm que planejar as publicações com antecedência, fazer um cronograma e segui-lo fielmente durante a semana, o mês e o ano.
Caso eles não façam esse planejamento, pode ser que as produções atrasem e sejam publicadas depois do tempo estipulado ou até mesmo que a quantidade de postagens seja prejudicada.
É fundamental se organizar antes mesmo de iniciar as publicações em seu blog para que, desde o começo, ele apresente um padrão para os usuários. Lembre-se de que, se for necessário, não há problema começar com poucas postagens e ir aumentando a frequência gradualmente.
O que é essencial é que esse crescimento dos conteúdos também seja planejado e disponibilizado dentro do padrão do blog. Você pode, por exemplo, passar a postar mais um conteúdo em um dia diferente e divulgar a novidade para o público ou publicar o material extra nos mesmos dias que os demais já eram liberados.
Além disso, nunca diminua os números de postagens. Aumentar algumas publicações é positivo, porém, se você postar menos do que o cliente espera, ele com certeza ficará desapontado.
3. Não se esqueça de analisar seus resultados
Depois de descobrir a periodicidade do blog e padronizar as postagens, aí é só continuar a alimentar o site, certo? Ainda não. Para que você saiba se a sua periodicidade e seus conteúdos estão sendo positivos para a empresa é necessário fazer a análise dos resultados dessa estratégia enquanto ela está sendo colocada em prática.
Caso ela não esteja funcionando, é preciso observar qual é o problema e modificá-la para que ela possa trazer os resultados desejados. Como há diversas formas de medir se a estratégia está funcionando, não espere muito para começar a fazer essa análise.
O ideal é que você já tenha uma noção do efeito que ela causou em seu público antes mesmo de ter um resultado concreto. Você pode ver os primeiros impactos dela em comentários no próprio blog e em redes sociais. Veja se os visitantes estão reclamando, elogiando ou até pedindo mudanças.
Lembre-se de que é importante mensurar e analisar esses dados sempre, mas principalmente quando acontecer uma mudança. Por exemplo, caso a produção de conteúdo aumente, observe se os usuários gostaram da modificação.
É muito pertinente fazer essa análise com antecedência, porque assim você consegue ver o que precisa ser mudado rapidamente e pode ir realizando testes até encontrar a melhor periodicidade e conteúdo para o seu blog.
Conclusão
Como você pode perceber, não existe uma periodicidade ideal para todos os blogs empresariais. Por isso, é necessário que você descubra qual é a frequência mais adequada para o site de seu negócio.
Para descobrir esse dado, é preciso pensar muito bem em seu objetivo, seu campo de atuação, observar a concorrência, seus recursos e seu público-alvo. Ao ter uma visão ampla desses itens, será mais fácil saber com qual periodicidade o seu blog deve apresentar conteúdos novos.
Lembre-se de que é importante estudar a concorrência, mas o principal é fazer um material em boa quantidade, porém sem deixar de lado a qualidade. Ou seja, crie conteúdo de acordo com os seus recursos.
E não deixe de mensurar e analisar os resultados para saber se o blog está funcionando ou se é necessário fazer alguma mudança, como modificar o tipo de conteúdo e aumentar a frequência de postagens.
Agora que você já sabe como definir a periodicidade ideal para postar em um blog, que tal descobrir quais são as 7 tendências de Marketing Digital para 2020?
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Escrito por:
Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator